segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

NOSSO SENHOR, DESATADOR DO NÓ

Conta-se que o rei da Frígia (Ásia Menor) morreu sem deixar herdeiro e que, ao ser consultado, o Oráculo (divindade daquele povo) anunciou que o sucessor chegaria à cidade num carro de bois. A profecia foi cumprida por um camponês, de nome Górdio, que foi coroado. Para não esquecer de seu passado humilde ele colocou a carroça, com a qual ganhou a coroa, no templo de Zeus. Amarrou-a com um nó em uma das colunas do templo. O nó era impossível de ser desatado e por isso acabou ficando muito famoso.
Górdio reinou por muito tempo e quando morreu, seu filho Midas assumiu o trono. Midas expandiu o império, porém, ao falecer não deixou herdeiros para o trono. O Oráculo foi ouvido novamente e declarou que quem desatasse o nó de Górdio dominaria toda a Ásia Menor.
Quinhentos anos se passaram sem ninguém conseguir realizar esse feito, até que em 334 a.C Alexandre, o Grande, ouviu essa lenda ao passar pela Frígia. Intrigado com a questão, foi até o templo de Zeus observar o feito de Górdio. Após muito analisar, desembainhou sua espada e cortou o nó. Lenda ou não o fato é que Alexandre se tornou senhor de toda a Ásia Menor poucos anos depois.

Há quem diga que a vida é um nó górdio! Mas há também aqueles que dizem que a morte é um nó górdio! Ainda mais, existe também o time daqueles que acreditam que a vida e a morte, ambos, são nós górdios! Sinceramente, já fiz parte deste último time! Sempre achei a vida e a morte nós desatáveis! Nó cego! Daqueles que não há, sequer, uma perspectiva de como iniciar o seu desembaraço.

A linguagem popular nos traduz "cortar o nó górdio" como “resolver um problema complexo de maneira simples e eficaz”. Sendo assim, como a vida, na situação em que estamos imersos, e a morte, podem ser resolvidas de uma maneira simples e eficaz?

Deus nos começa a nos responder essa questão nos mostrando (em Sua Palavra e na atitude de Jesus) que a resolução da morte inicia-se na resolução da vida! Em outras palavras, o que Deus nos diz é: aprenda a viver, do mais, a morte já estará solucionada!

“Aprender a viver”, sim, nisto consiste o plano de Deus para o homem, para que todos os seres humanos venham a vencer a morte.

Imagine assim: Os processos “aprender a viver” e “vencer a morte” são questões que Deus coloca diante de nós e nos diz: “ – Já resolvi para você! Já te mostrei as respostas a olho nu! Fiz isso quando enviei o meu filho! Nele você viu como Eu Sou! Nele você viu como Eu desejo que você seja! Nele você viu como você deve ser!”

Jesus é o gabarito. Nele há todas as respostas suficientes para aprendermos a viver e para vencermos a morte. Ao olharmos para a vida, morte e ressurreição de Cristo percebemos que o processo “vitória sobre a morte” só se é possível com uma vida em total submissão à vontade de Deus, uma vida santa!

A Palavra nos diz que o salário do pecado é a morte! Jesus traduz este entendimento a olho nu da seguinte maneira: O salário de uma Vida para em submissão à vontade do Pai é Vida Eterna, com qualidade Eterna!

Quando vemos Jesus anunciando o Evangelho, pregando a vontade do Pai, podemos perceber que Sua mensagem é um convite a deixarmos de ser um tipo de gente para sermos outro tipo de gente! Deixarmos de ser Adão para sermos Jesus! Deixamos de ser rebeldes para sermos filhos fiéis ao Pai!

A Vida e a Morte são nós górdios perante ao homem. Mas para Deus, estes nós já foram desatados! Lenda ou não, Alexandre, o Grande, desceu a sua espada para cortar o nó da carruagem amarrada a pilastra do templo de Zeus! Deus por Sua vez desatou o nó górdio da nossa morte se entregando na Cruz! Este nó górdio que a humanidade deu foi para si mesmo, demos um nó cego em pró do nosso próprio mal.

Na lógica humana, Deus poderia ter seguido a eternidade pensando: “ – Eles que se virem para desatar este nó!”. Mas na lógica de Deus, Ele nos diz: “ – Este nó custou minha vida! Eu já entreguei! Venci a morte! Venham, voltem para Casa! Voltem para Mim! Conectem-se em Mim, pois só Eu possuo Vida!”.

O Nó Górdio da Humanidade já foi desatado! Deus desatou! Fez isso por Graça e Misericórdia! O problema é que muita gente ainda não entendeu isso. Muita gente sequer imagina que tem de entender isso. Deus nos convida a cooperar com Ele na divulgação desta Boa Nova. Jesus Cristo, o Messias, o Filho de Deus desatou o nó da morte. Fez isso pelo Pai! Fez isso por nós! Ele viveu (aqui entre nós) pelo Pai. Ele viveu por nós! Ele morreu pelo Pai! Ele morreu por nós! Ele ressuscitou para o Pai. Ele ressuscitou por nós! Ele sempre fez tudo, primeiro pelo Pai, depois por Nós e por último por Ele! Ele não procurou Seus interesses! Só os interesses do Pai! A vida, a morte e a Ressurreição de Cristo nos coloca diante de uma eternidade com qualidade Divina!

Sejamos cooperadores com Cristo neste processo. Anunciemos que Ele é a Salvação, que devemos ser como Ele é! Que a morte já foi vencida! E que todo aquele que crê em Jesus e se lava no Seu sangue é coparticipante de Cristo na Cruz e tem vitória sobre a morte!


Só Ele é Santo! Só Ele é desatador de nós! Só Ele é digno de toda a adoração e glória! Só Ele é digno de honra! Jesus vive! Jesus é Deus!

Ousemos buscar a Deus não por que Ele desatou o nó da morte! Mas sim por quem Ele é! Pela Pessoa que Ele é! Por que só se vale à pena ser participante da "desatação do nó da morte" se for para viver ao lado de Jesus! Pois nisto consiste o Paraíso! Qualquer lugar, juntinho de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário