terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

OS MILAGRES OCULTOS DE JESUS

Os milagres relatados nos evangelhos de Jesus tinham como principal objetivo evidenciar que Ele era o Messias. Interessante observarmos que diante destes milagres existem outros milagres ocultos. Vamos brincar um pouco de “Caçadores dos milagres ocultos de Jesus”. Encontrei alguns:

Jesus transforma tristeza em alegria: Para a tradição judaica, o vinho é praticamente sinônimo de alegria. No primeiro milagre realizado por Jesus, nas Bodas de Canaã, Jesus não transformou apenas água em vinho. Ele transformou a tristeza (presente na eminência de um fim de festa) em alegria! Alegria com sabor único, alegria com o sabor do melhor vinho!

Jesus converte a multidão em comunidade: Na multiplicação dos peixes e pães, além do milagre da multiplicação, está presente o milagre de vermos uma multidão se transformar em uma comunidade. Não há relato de gente disputando lugares para pegar o melhor pedaço de pão (o que caracteriza o comportamento de uma multidão). Há o relato de que todos comeram! Só gente em comunhão possui um comportamento de aguardar a chegada do pedaço de pão e do pedaço de peixe sem pisotear o próximo para ter o seu pedaço.

Jesus ressuscita uma família: Na ressurreição do filho único da viúva de Naím. Jesus não ressuscita apenas o filho da viúva. Ele ressuscita a família da viúva, pois aquele menino era a família daquela mulher!

Jesus restaura a dignidade de leprosos: A lepra, na época de Jesus, era, além de uma doença, uma condição social para o ser humano. Era raro ver um leproso que não estivesse em miséria. Os leprosos andavam com sino pendurado no pescoço para que quando ele andasse, o sino efetuasse um barulho, para que todos se afastassem do leproso, que era considerado não só um doente, mas um impuro, um miserável. Jesus curou diversos leprosos. São muitos os relatos de Jesus curando leprosos. Há um relato de que Ele cura 10 leprosos de uma vez só. Ao curar leprosos Jesus operava outro milagre implícito: a restauração da dignidade do leproso.

Jesus resignifica a “verdade” do homem: Olhemos para Pedro: um pescador! Viveu a vida inteira lidando com água, peixe, barcos, etc. Óbvio que Pedro tem como verdade para si que é impossível um homem andar na superfície da água. Quando Jesus vem caminhando sobre o Mar da Galiléia, além do milagre em si (o de não afundar), Jesus faz outro milagre. Ele resignifica em Pedro (que no contexto representa toda humanidade) tudo aquilo que o mesmo tem como verdade! É como se Jesus estivesse dizendo: “ – Na sua lógica, na sua verdade, eu deveria estar afundando! Deveria estar submerso! Mas olhe para Mim, estou resignificando aquilo que você acha que é verdade! Eu tenho em mãos a Verdade! Eu Sou a Verdade!”

Jesus restaura a consciência de Malco: No Getsemani temos o famoso relato de Pedro decepando a orelha de Malco. Jesus ao colocar a orelha em seu devido lugar, coloca consequentemente a consciência de Malco no seu devido lugar. A restauração da orelha traz por consequência a restauração da consciência. A cura da orelha traz por consequência a cura da consciência. A Palavra não relata se Malco se converteu. Mas de fato, depois desta experiência sua vida não foi mais a mesma!

Enfim, existem muitos outros milagres ocultos realizados por Jesus. O problema é que estamos tão acostumados a pensar de forma rasa que achamos que os milagres de Cristo são atos dentro de uma única finalidade. A finalidade principal era evidenciar para todos que Ele era o messias. Mas por traz de cada milagre, existe muito mais do a simples cura física ou o ato físico sobrenatural. Por trás de cada milagre de Jesus é possível ver Ele agindo não só no físico mas sim na alma, nas entranhas do espírito, no mais profundo do nosso ser! Jesus não “lia” situações! Jesus “lia” pessoas! Em paralelo ao objetivo de evidenciar que Ele era o Messias, estava o objetivo de fazer com que as pessoas se transformassem, restaurassem a imagem e semelhança ao Pai! Cada milagre pode ser pensado e repensado. Em cada milagre é possível garimpar preciosos milagres ocultos! Hoje ainda é assim. Quantos milagres a gente recebe sem perceber? Quantos milagres ocultos passam imperceptíveis em nosso ser simplesmente por que achamos que Deus deve fazer as coisas do nosso jeito? Infelizmente somos acostumados a ter preguiça em pensar!


Deus trabalha e muito! Deus está comprometido com a humanidade! A maior evidência disto é perceber que o mal não consumiu a existência! Talvez isso seja algo que poucos consigam entender! Talvez isso seja algo que as pessoas só conseguirão entender quando desenvolverem, juntamente com o Espírito Santo, os seus sentidos de forma que os mesmos possam ajuda-los a discernir os milagres ocultos de Jesus em nosso meio, aqui e agora!


2 comentários:

  1. como é precioso poder ler e em cada episodio ver a glória de Deus!
    Que benção!
    Shalon adonai.

    ResponderExcluir
  2. “[...]. Porque não há coisa alguma escondida, que não venha a ser manifesta: nem coisa alguma feita em oculto, que não venha a ser pública”. (Marcos 4: 38-21)

    http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/paguei-pra-ver

    ResponderExcluir