sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

FÉ: ENTRE A EMOÇÃO E A RAZÃO

Era o ano de 1982. Um senhor de 70 anos viajava de trem. Ao seu lado sentava-se um jovem universitário, que lia de forma muito compenetrada  o seu livro de ciências. O senhor, por sua vez, lia um livro de capa preta. Em um determinado momento, o jovem olhou para o lado e percebeu que o velho senhor ao seu lado estava lendo a Bíblia Sagrada.
 
Sem muita cerimônia, o jovem interrompeu a leitura do velho e perguntou: “ - O senhor ainda acredita neste livro cheio de fábulas e crendices?”
 
“ - Sim, mas não é um livro de crendices. É a Palavra de Deus. Estou errado?”, respondeu o senhor.
 
Então o jovem insistiu: “ - Mas é claro que está! Creio que o senhor deveria estudar a História Universal. Veria que a Revolução Francesa, ocorrida há mais de 100 anos, mostrou a miopia da religião. Somente pessoas sem cultura ainda acreditam que Deus tenha criado o mundo em seis dias. O senhor deveria conhecer um pouco mais sobre o que os nossos cientistas pensam e dizem sobre tudo isso!”
 
Demonstrando-se interessado em aprender um pouco sobre o assunto, o velho perguntou: “ - É mesmo? E o que pensam e dizem os nossos cientistas sobre a Bíblia?”
 
Então o universitário lhe respondeu: “ – Bem, como vou descer na próxima estação, falta-me tempo agora, mas deixe o seu cartão que eu lhe enviarei o material pelo correio com a máxima urgência.”
 
O velho então, cuidadosamente, abriu o bolso interno do paletó e deu o seu cartão ao jovem. Quando o jovem leu o que estava escrito, saiu cabisbaixo, sentindo-se pior que uma ameba.
 
No cartão estava escrito: “Professor Doutor Louis Pasteur - Diretor Geral do Instituto de Pesquisas Científicas da Universidade Nacional da França”
 
Talvez você já tenha ouvido esta história! O fato é que ela é verídica! Faz parte da biografia de Louis Pasteur. Interessante observarmos o quanto as pessoas acham que Deus não pode andar sobre o solo da ciência. Ficam discutindo a origem humana, debatendo criação e evolução, e não chegam a lugar nenhum. Pergunto: será que somos fruto de uma mescla das duas teorias? Será que a criação e a evolução sempre caminharam abraçadas, e nós, mesquinhos, ficamos tentando puxar a sardinha para um lado ou para outro, só para poder afirmar que temos em mãos uma verdade?  Será que uma teoria não complementa a outra? Você pode pensar “heresia!”. Mas não estou afirmando, estou simplesmente te convidando a pensar! Ainda assim considero necessário explicitar algo: Creio de todo meu coração na Criação! Já na evolução, enxergo muito mais margens de erros, mas de fato muita coisa faz sentido!
 
Bom, vamos seguir em frente...
 
Todos nós, cristãos, sabemos que a fé é um lugar onde a razão anda de mãos dadas com incertezas. Se tudo fosse “certeza”...não seria necessário o ato da fé! Todos sabemos que o relacionamento homem x Deus é baseado na fé. Nesta via, o homem acredita que por trás do poder de Deus há um caráter, e este caráter é bom, é o Amor! Pois se Ele é Deus, então é óbvio que Ele é Poderoso. O fato é, qual o caráter que está por trás deste poder? Interessante observamos que o relacionamento Deus x homem, também tem um alicerce sobre a Fé! É Deus acreditando em nós! Acreditando que nós iremos aderir ao Seu Reino. Acreditando que nós iremos romper com a rebelião. Acreditando que iremos abrir a porta do nosso coração para Ele. É Deus acreditando que nós ouviremos o Evangelho da Graça e daremos vasão ao Espírito Santo em nós!
 
O problema é, que muitas pessoas confundem fé com simples emoções! Cristianismo não é um chamado para o ser humano vir ter simples emoções! Cristianismo é um chamado para o homem se renda à Deus, de forma que Ele possa santificar as nossas emoções e nossas razões.  Creio que essa é uma das maneiras de enxergarmos a Fé: razões e emoções santificadas por Deus! Em outras palavras, é o sentimento no coração humano que está imerso na capacidade (ainda que limitada) da razão, de forma que possamos confiar em Deus! É o sentimento que pensa, e que consequentemente, confia! Confia voluntariamente!
 
Uma coisa é fato, Deus não cabe na ciência! Isso por que Deus é maior que a ciência! Alguns homens acham que a ciência pode provar que Deus existe. Estão enganados! A ciência fica de mãos atadas quando o assunto é Deus. Ela não pode provar nem “que Deus existe” e nem “que Deus não existe”. Os cientistas dão voltas e voltas neste assunto e nunca chegam a lugar nenhum. As vezes dizem que Deus não existe. As vezes chamam Deus de “Observador”. No fim, se encontram no mesmo lugar e ficam com aquela sensação: “ – andamos em círculos!”
 
Por outro lado, emoção isenta de razão resulta em gente usurpada por Pastores inescrupulosos. Dinheiro, sexo, abusos atrás de abusos. Não é à toa que se noticie que um Pastor convenceu uma irmã a transar com ele para obter libertação espiritual! Não é à toa que tenhamos tantos programas de TV fazendo um “des-serviço” para o Reino de Deus, transformando o dízimo em motivo de chacota!
 
Lidar com o Divino não é um ato só de razão. Muito menos só de emoção! Fé precisa ser pensada, dentro da capacidade que nos é permitida. John Stott sabia bem disso ao dizer que “crer é pensar!”. Na balança do ato de crer não pode ter só emoção e nem só razão. Deve-se ter ambos. Fé que pensa é razão que crê! No cristianismo a razão tem de dar espaço para a emoção, da mesma forma que a emoção tem de dar espaço para a razão, ainda que limitada, pois somos limitados, mas ela tem de existir, para que possa-se entender, mediante a tudo o que Deus tornou explícito em Jesus, o motivo no qual somos movidos a crer!
 
Deus criou a ciência! Aliás, Ele detêm em Suas divinas mãos TODA a ciência! Ele é Onisciente! O homem tenta descobrir as coisas. Tenta desenvolver a “ciência”. Isso é muito bom, basta vermos o quanto a ciência ajuda na luta contra doenças! Aliás acredito que Deus ajuda muitos cientistas (mesmo os que se dizem ateus). É Graça!
 
Termino citando uma frase de Louis Pasteur, o mesmo da história que acompanhamos no início desta reflexão: “Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muita ciência nos leva de volta para Deus!”
 
A fé possui dois ingredientes necessários: razão e emoção! Mas como disse, emoções santificadas!
 
Não deixe a razão calar a emoção! Não deixe a emoção cegar a razão! Entre a emoção e a razão há um maestro: O Espírito Santo! Deixe Ele agir! Deixe Ele santificar suas emoções! Deixe Ele santificar suas razões!
 
Quando Deus santifica a nossa razão e nossa emoção, o arrependimento pulsa em nossos corações! O Espírito Santo nos convence de nossos pecados! Nos chama ao arrependimento! Então só nos resta caímos de joelhos e clamarmos por misericórdia! Deus nos concede o perdão em Sua Infinita Graça. Somos lavados pelo Sangue do Cristo e chamados à ser novas criaturas em Jesus. Em resumo: Quando Deus santifica nossa razão e nossa emoção, Ele glorifica o Seu Santo nome em nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário