quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

A VERDADEIRA RAÇA HUMANA

Interessante como as pessoas se referem aos “negros”, “brancos”, “pardos”, etc... como raças! Até um grupo de pagode foi criado com o nome de “Raça Negra”. Mal sabem estas pessoas que o negro, os orientais, os pardos, índios pertencem a uma única raça: a raça humana. Sim, somos uma só raça! Humanos! Não importa a cor da pele! Somos humanos!

Entretanto a Palavra de Deus nos descreve 2 tipos de raças humanas: os humanos filhos de Adão e os humanos filhos de Jesus. Aqui o cerne do entendimento é a “natureza de ser”: Adão é um ser criado por Deus enquanto Jesus é um ser gerado por Deus. Adão se difere de Jesus (também conhecido como Segundo Adão) pelo fato de sua natureza não ter o gene Divino. Em outras palavras, Jesus tem uma natureza de outra dimensão, uma natureza divina. Jesus é 100% homem e 100% Deus! Enquanto Adão é mero pó!

Todos sabemos que somos filhos de Adão. Todos somos seres criados por Deus. Temos uma longa distância da natureza divina de Jesus. Entretanto, o próprio Jesus anuncia um evangelho, uma Boa Notícia.  Ele nos convida a nascer novamente. A matar o “eu” de natureza criada, para sermos participantes, através do próprio Cristo, da natureza Divina! Jesus expõe um chamado a todos os homens a encararem a vida como uma jornada, que parte de um estado de ser para outro estado de ser. Esta jornada consiste em tomar a nossa cruz e seguir os passos do Cristo. Crucificar o nosso ego!

John Blanchard foi muito feliz em afirmar que para nós, cristãos, este mundo é uma arena, não uma cadeira de balanço. Diariamente temos diaente de nós uma batalha contra a lógica do velho Adão. É a lógica satânica que coloca o ego humano sempre acima do outro. A lógica de nos acharmos auto suficientes, de achar que temos vida “fora” de Deus. Não podemos acomodar o nosso espírito diante desta lógica!

Quando somos convidados pelo Evangelho da Graça a expandir as nossas consciências em direção aos ensinamentos de Jesus Cristo, percebemos que a realidade da vida vai muito além daquilo que os nossos olhos enxergam. Por trás dos nossos “olhos nus” há uma realidade espiritual que se faz muito mais concreta do que aquela que podemos tocar!

Jesus bem sabia que a verdadeira humanidade só viria à tona se o velho Adão em nós fosse deixado para trás. Por isso Ele disse a Nicodemos que o que é nascido da carne é carne e o que é nascido do Espírito é espírito!

Dentro deste contexto, o teólogo Pierre Chardin, afirmou acertadamente que nós não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, mas sim seres espirituais vivendo uma experiência humana.

Interessante observar como a nossa queda, causada pelo pecado, nos fez perder a noção da verdadeira realidade para qual Deus nos projetou desde o princípio. O mundo não é o lar da raça humana que deseja ser gente como Jesus é! Essa turma é chamada de igreja! É gente que sabe que a vida só é vida em Jesus! Que Nele somos salvos de ser gente que só pensa em si próprio. Que Nele somos salvos da lógica demoníaca de achar que o ego humano está acima de tudo e todos, tomando para si o lugar de Deus!

Kierkegaard direciona: A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás; mas só pode ser vivida olhando-se para a frente. Ao olhar para trás, vemos o velho Adão, na lógica da queda! Ao olharmos para frente vemos Jesus, nos provendo Vida através dos valores do Reino do Pai. Em Jesus vemos Deus como É em plenitude. Em Jesus vemos como o homem deve ser. Pois afinal de contas, se Deus existe, então existe um jeito certo de ser gente, um jeito certo de se viver! Em Jesus vemos o pleno projeto de Deus, chamado Humanidade, concretizado! Ele é a verdadeira raça humana. Ele é o que somos destinados a ser! Quer sejamos, negros, brancos, ruivos, pardos, etc... Ele é o nosso destino!

Não somos seres carnais! Somos seres espirituais! Mas que tipo de Espírito estamos destinados a ser? ...Ao Espírito Santo de Jesus Cristo, o Messias!

Ousemos trocar o nosso olhar pelo olhar de Cristo. Ousemos trocar o nosso falar pelo falar de Cristo. Ousemos trocar o nosso caminhar pelo caminhar de Cristo. Ousemos trocar o nosso abraçar pelo abraçar de Cristo. Ousemos trocar o nosso “eu” pelo Espírito Santo! Neste processo seremos diminuídos! O Nome de Jesus será exaltado. Sua Glória que é devida será restituída! Ele estará glorificando o Seu Santo Nome em Nós! E o resultado será um só: sermos participantes da raça humana que tem como estado de ser o Espírito Santo de Jesus!

Que o Pai, o Filho e o Espírito Santo receba a glória que lhe é devida através da transformação de cada um de nós!

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário