quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

JESUS PREGOU PARA UNIR...MAS SABIA QUE IRIA SEPARAR

O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei. João 15:12

...Assim acontecerá na vinda do Filho do homem.
Dois homens estarão no campo: um será levado e o outro deixado.
Duas mulheres estarão trabalhando num moinho: uma será levada e a outra deixada.
"Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor.
Mateus 24:39-42

Interessante...

Se perguntarmos a um Cristão... “Quais são os 2 maiores mandamentos nos revelados por Deus?”...acredito que em mais de 90% das respostas estarão:

Amai a Deus sobre todas as coisas e amai ao seu irmão como a ti mesmo.

É muito comum errarmos o “parâmetro” no qual deve-se partir o amor que devemos ter pelo nosso irmão. Se lermos João 15:12 veremos que Jesus resignifica o parâmetro de partida deste amor que devemos ter pelo nosso irmão. Cristo transporta a referência de “como a ti mesmo” para “como eu os amei”. E ai, tudo muda!

Ninguém nesta terra, ninguém...que já tenha pisado nesta terra em toda a sua existência, amou com o amor que Jesus amou. Você pode me dizer nomes como o de Madre Teresa de Calcutá...ou outras pessoas que realmente superaram o entendimento do que era a palavra amor. Mas eu lhe direi...Jesus amou mais. Jesus é Amor. Não to falando isso pelo fato de que estou promovendo uma competição. A questão aqui não é o “Campeonato de Quem Ama Mais”. O fato é que este é o segundo maior mandamento para um Cristão e não foi proferido por uma pessoa qualquer. Este mandamento foi concretizado em palavras pela boca do próprio Jesus.

Uma vez ouvi o músico católico Rogério Feltrin, da banda Rosa de Saron dizer que “juntar” pessoas é diferente de “unir” pessoas. Concordo com ele. Quando ouço Jesus dizer “ame ao seu próximo como eu lhe amei”, eu olho para a cruz e olho para o meu próximo e penso...difícil hein!

Tenho plena convicção de que Cristo era consciente de que esse mandamento era algo muito difícil para que a gente cumprisse. Cristo ia na contra mão dos conceitos humanos.. Se tomava um bofetão na cara...oferecia a outra face. Quem de nós na real faz isso!?

Tornar um grupo de pessoas uma unidade, na visão de Cristo vai muito além do que “juntar”. Por trás desta visão de Cristo, a palavra “unir” é muito mais adequada. Isso por que união implica em comunhão. Penso como ilustração um time de futebol que entra em campo, onde um atacante não vai com a cara do outro. Com certeza um não tocará a bola para o outro e provavelmente, de tanto individualistas, ainda que no mesmo time, acabarão não fazendo gols. Ao contrário de 2 atacantes jogando em harmonia, Romário e Bebeto na Copa de 94, Pelé e Rivelino em 70, um gol atrás do outro.

Quando Cristo resiginifica o parâmetro no qual devemos amar os nossos irmãos, por trás disso Cristo está promovendo a sua igreja (não templo de pedras), em outras palavras, está promovendo à sua “turma”. Ou se preferir, está gerando o grupo de pessoas que romperam com a rebelião (movimento no qual satanás gerou contra Deus e que o ser humano aderiu).

Jesus pregou para anunciar o Reino de Cristo, e dentro deste conceito, dentro da sua mensagem, Jesus pregou para unir pessoas. Em suas palavras, Cristo ensinou que o amor une: Deus aos homens e homens aos homens. Entretanto Cristo sabia que pelo coração duro do homem, infelizmente nem todos entenderiam, e que no final te tudo (final que ainda está por vir), Ele teria que separar pessoas. Então muito mais que uma pregação, o próprio Jesus profetizou:

Assim acontecerá na vinda do Filho do homem.
Dois homens estarão no campo: um será levado e o outro deixado.
Duas mulheres estarão trabalhando num moinho: uma será levada e a outra deixada.
"Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor.
Mateus 24:39-42

É triste que o coração do homem seja tão duro à ponto das coisas terem de ser desta forma.

O fato é que, se há alguém no qual ninguém deveria ser separado, este alguém é Deus. Isto implica que, ao escolher Deus, automaticamente, ou melhor, consequentemente, você se separará de outras pessoas.
O que eu estou dizendo aqui pode soar como “mais do mesmo”, como algo óbvio, que você já está cansado de pensar.

Mas precisamos ir além e perguntarmos para nós mesmos: de quem estou me separando, pelo fato de ter escolhido a me unir a Jesus?  Já listou estes nomes?!

Poderíamos parafrasear esta passagem da seguinte maneira:

O seu pai e a sua mãe estarão sentados na mesa do almoço de domingo: um será levado e outro será deixado.
Sua esposa e seu filho estarão brincando sentados no tapete da sala: um será levado e outro será deixado.

Talvez seja o nome do seu pai...da sua mãe...

É pensar nisso e não ver alternativas para ajudar estas pessoas trás tristeza. Mas é preciso pensar. Sim é preciso. Mas neste triste pensamento é possível enxergar algo bom?

Sim...existe um ponto positivo neste pensamento: é hora de nos trancarmos em nossos quartos, dobrarmos os nossos joelhos, pegarmos esta lista de nomes e começar a orar pela salvação destas pessoas.

No meu caso, confesso que comecei a fazer isso pouco tempo atrás. Me arrependo, deveria ter feito mais orações como estas durante à minha vida. E logo quando comecei, tive uma dificuldade. Me questionei:

Mas quem sou eu para ter a petulância de saber se o nome de uma pessoa ou outra deve entrar nesta lista? Quem sou eu para saber se fulano ou ciclano já está salvo ou não à ponto de saber se devo colocar ou não o seu nome em minhas orações??? É ....não sou ninguém...Acredito que você chegará nesta resposta. No meu caso, cheguei à uma conclusão óbvia que eu acredito que você também chegará. Mas por via das dúvidas fica a dica: ore por todos! Sempre!

Que a graça e a Paz do Senhor esteja conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário