quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

PELA GRAÇA DE DEUS: O FRANGUINHO NA PANELA

“Mas cremos que somos salvos pela graça do Senhor Jesus, do mesmo modo que eles também.” Atos dos Apóstolos 15:11

Por muito tempo eu achei que as bênçãos de Deus eram o fundamento maior do relacionamento que eu deveria ter com Ele. E dentro deste meu “conceito de bênção” eu acredito que “milagres” eram as maiores buscas do meu coração. Ouvi por muito tempo nas igrejas que um filho de Deus, tinha que determinar as coisas. Se eu determinasse ...“vou prosperar”...Deus me faria prosperar. Também me peguei muitas vezes orando por livramentos: “Deus, afaste os meus inimigos de mim...faça-os item para longe de mim e daqueles que amo”. Quantas vezes orei assim. Acredito que por ter estes propósitos em meu coração eu acabava manipulando versículos das escrituras à fim de justificar as minhas orações.

Com o passar do tempo fui percebendo que eu até conseguia alcançar muitas bênçãos, mas que eu não estava me relacionando com Deus da forma que Ele desejava...mas sim da forma que eu queria. Eu vivia um evangelho no qual, eu era senhor do meu entendimento e não permitia que Deus me desse discernimento espiritual através de sua soberania e graça. Se eu procurar desculpas para justificar tudo isso...creio que ficaria aqui por horas descrevendo situações que me levaram a buscar a Deus desta maneira. Eu não sei se o que vou dizer logo à seguir já aconteceu com você, mas eu comecei a perceber que nunca estava satisfeito com as coisas ao meu redor...sempre precisava de mais... e mais ...e mais...nunca tinha fim. Eu estava em uma “zona de conforto” e achava que tudo ao meu redor estava bem. Mas no mais profundo abismo da minha alma eu sentia que algo me incomodava. E me perguntava sempre: poxa....eu conheço à Cristo...louvo à Ele...sou uma pessoa relativamente boa ...e por que esta faltando algo!? Eu já chorei ouvindo louvor...ouvindo pregações...mas por que ainda sinto que falta algo!?

Acontece que chega um ponto que você tem que ser sincero contigo mesmo e se perguntar: será que realmente conheço à Deus? Ou ainda: será que realmente conheço à Deus da forma que Ele quer que eu O conheça? O que é mais importante pra mim: Deus ou o milagre? Deus ou a benção?

É neste ponto que você começa a perceber que tem que sair da “zona de conforto” e buscar as respostas para as perguntas da sua alma, pois respondendo estas perguntas você estará saindo de um simples relacionamento para ter enfim uma comunhão com Deus.

Comecei me fazendo duas perguntas: Quem é Deus para mim? E...O que eu sou para Ele?

Acredito que você já se fez estas perguntas.

Em Êxodo 3:13 a Palavra relata um diálogo entre Deus e Moisés. Na ocasião Deus revela para Moisés que Ele tinha lhe escolhido para libertar o Egito, e durante esta revelação Moisés pergunta: “Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?”

Logo no versículo seguinte Deus se define para Moisés:

E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.Êxodo 3:14

Em uma pregação do Pastor Villy Fomin, da Igreja Betesda ouvi algo que me trouxe o entendimento exato deste versículo. Ele disse “Se ousarmos responder esta pergunta...estaremos limitando Deus em uma definição humana. E colocar limitações sobre quem Deus é ...é o mesmo que criar um ídolo. E isto é pecado. Seguir o Deus de Abraão definindo que Ele simplesmente é isto ou aquilo é o mesmo que seguir um ídolo. Ele é indescritível!”

Precisei deixar o meu orgulho cair por terra para ser sincero comigo e reconhecer: Eu não sabia quem era Deus! Eu tinha um ídolo!

Me envergonho de ter passado tanto tempo tentando definir quem é Deus....ao invés de ter investido esse tempo deixando que Ele pudesse se revelar por aquilo que eu sou. E aqui encontro a resposta da segunda pergunta: O que sou para Ele!?

Sempre ouvi que Deus enviou o seu filho para que Ele se entregasse na cruz e me desse salvação. Mas...por que!? O que sou para Deus à ponto Dele me considerar tão importante para fazer com que o sangue de um inocente fosse derramado para redimir minhas falhas. E não bastando ser o sangue de um inocente...era o sangue de Seu Filho.

O fato é que não vi nada em mim que justificasse isso. Pelo contrário...só encontrei coisas e mais coisas ruins em meu coração. E cada vez que eu buscava no meu eu informações para tentar entender meu coração percebi que ele é tendencioso ao pecado. E me lembrei das Palavras de Jesus em Mateus 5:44:

Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem

Meu coração é o meu maior inimigo. Ele é traiçoeiro...é o elo entre a minha carne e o meu espírito. Tem o poder de se deixar contaminar e por consequência contaminar tanto a carne quanto o espírito. A partir daí incluí o meu coração na minha lista de inimigos a quem devo orar.

Por conta disso me envergonhei por clamar por bênçãos sendo que o que eu merecia era o inferno. E vi que a bênção maior era a salvação da minha alma, não pelo fato de ser simplesmente salvo...mas pelo fato de ser uma oportunidade de contemplar a Glória de Deus em sua eternidade. E me arrependi de todo o meu coração. Percebi que mesmo tendo todos os motivos para não ser amado por Deus ...Ele me amou, me ama e sempre me amarás.

Em Atos 15:11 está escrito “Mas cremos que somos salvos pela graça do Senhor Jesus, do mesmo modo que eles também.

Cada vez mais sinto que o termo a “Graça de Deus”, que de uma forma mais clara quer dizer o “favor de Deus” e o seu infinito amor, se complementam entre si e se tornam a chave do entendimento do verdadeiro significado do evangelho.

É quando interpretamos a Graça e o Amor de Deus que nos aproximamos de uma conversão plena do coração. Neste ponto é possível perceber que a salvação não deve ser almejada de forma egoísta visando apenas se livrar do inferno. A salvação é algo que vai além...ela tem que ter um propósito.

Temos que nos perguntar: Por que queremos ser salvos? Para não ir para o inferno?!

Eu tenho me respondido esta pergunta e cheguei à conclusão de que quero ser salvo por que não existe, em toda a história do universo, pessoa mais amável do que Jesus e é com Ele que quero estar. O EU SOU é pleno em seu amor e em sua graça...e é isso que me atrai para a salvação...eu desejo estar com Ele pelo que simplesmente Ele é: algo que não posso descrever.

O seu Amor e sua Graça já são contempladas neste mundo de forma que o maior motivo para querermos estar com Ele sejam exatamente estes: Sua Graça e Seu Amor...Deus já nos permite conhecer estas duas essências de sua excelência para a gente possa chegar até Jesus Cristo. Cristo é o Amor, Nele habita a Graça, e na Graça habita a Sua Misericórdia e nela habita a Sua Bondade que por sua vez é carregada pela Sua Fidelidade e Justiça.

Domingo passado na Igreja Água Viva de São Caetano do Sul, pequena no tamanho mas grande no fervor por Deus, ouvi uma frase do pastor Wylles Oliveira que dizia: “Em casa já até faltou manteiga...mas PÃO nunca faltou”

ALELUIA...

Me senti muito especial de poder estar entre as poucas mais que 30 pessoas que assistiam o culto. Por que a Graça de Deus se manifesta no simples e não em parafernálias.

Existe uma música escrita por Moacyr dos Santos e Paraíso que transmite um pouco este sentimento:

Franguinho na Panela

“No recanto onde moro é uma linda passarela
O carijó canta cedo, bem pertinho da janela
Eu levanto quando bate o sininho da capela
E lá vou eu pro roçado, tenho Deus de sentinela
Têm dia que meu almoço, é um pão com mortadela
Mais lá no meu ranchinho a mulher e os filhinhos
Tem franguinho na panela

Eu tenho um burrinho preto bão de arado e bão de sela
Pro leitinho das crianças, a vaquinha Cinderela
Galinha da no terreiro papagaio tagarela
Eu ando de qualquer jeito, de butina ou de chinela
Se na roça a fome aperta, vou apertando a fivela
Mais lá no meu ranchinho a mulher e os filhinhos
Tem franguinho na panela

Quando eu fico sem serviço a tristeza me atropela
Eu pego uns bico pra fora, deixo cedo a corruptela
Eu levo meu viradinho é um fundinho de tigela
É só farinha com ovo, mas da gema bem amarela
É esse o meu almoço, que desce seco na goela
Mais lá no meu ranchinho a mulher e os filhinhos
Tem franguinho na panela

Minha mulher é um doce diz que sou o doce dela
Ela faz tudo pra mim, e tudo que eu faço é pra ela
Não vestimos lã nem linho é no algodão e na flanela
É assim a nossa vida, que levamos na cautela
Se eu morrer Deus dá um jeito, mais a vida é muito bela
Não vai faltar no ranchinho pra mulher e os filhinhos
O franguinho na panela.”

Creio num Deus poderoso que habita nas coisas simples (como na manjedoura, em seu nascimento) e que provê tudo aos Seus filhos da forma mais perfeita e excelente (como o maná no deserto ou o franguinho na panela da música). Creio de todo o meu ser.

Se não somos capazes de reconhecer a excelência de Deus naquilo que vivemos e somos...a necessidade por bênçãos e milagres se tornarão mais recorrentes...de o propósito de nossas orações serão carregadas de pedidos e mais pedidos. É por isso que precisamos rever frequentemente os propósitos de nossos clamores.

Não tenho mais orado por milagres...tenho orado por um único milagre...

Para Cristo era muito mais fácil fazer a cura de um enfermo do que fazer com que o mesmo encontrasse salvação.

E, entrando no barco, passou para o outro lado, e chegou à sua cidade. E eis que lhe trouxeram um paralítico, deitado numa cama.
E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados.
E eis que alguns dos escribas diziam entre si: Ele blasfema.
Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações?
Pois, qual é mais fácil? dizer: Perdoados te são os teus pecados; ou dizer: Levanta-te e anda?
Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.
E, levantando-se, foi para sua casa.Mateus 9:1-7

Os milagres realizados por Cristo testificaram o seu ministério, mas a resposta de tudo está em um único milagre...o mistério da fé...é este o maior milagre que temos para conquistar: Acesso à Eternidade para contemplar a Glória de Deus.

Quando os fariseus e escribas pediram um sinal especial ao Senhor Jesus, que O identificasse como Messias, Ele respondeu:

"Uma geração má e adúltera pede um sinal; mas nenhum sinal lhe será dado, senão o do profeta Jonas. Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra" Mateus 12.39-40

Aqui encontramos a Graça e o Amor do Pai. Encontramos em sua misericórdia infinita.

E por Livramentos!?

Como ouvi em uma pregação do Pastor Ricardo Gondim da Igreja Betesda...o propósito de livramento para mim tem outro sentido...tenho orado para que Deus me livre de ser cada vez mais insensível à Sua voz quando eu estiver passando por provações...que Ele me livre de que meu caráter se desviar por conta do meu coração traiçoeiro e tendencioso ao pecado...que Ele me livre de eu não ser misericordioso com aquele que me clame misericórdia.

Pensemos nos propósitos de nossas orações.

Ouse orar não com simples palavras que sai da sua boca...mas com palavras que saiam do mais profundo lugar que existe em seu coração:

“Querido Jesus, não sou digno de Ti. Mas clamo de todo meu coração para que me revele em plenitude a tristeza que é inundada em seu coração quando o meu ser peca contra o seu amor e sua graça para que eu possa entender cada vez mais o valor de não pecar. Me permita entender a Sua Graça e Seu Amor da forma que Tú a enxergas, para que a minha vida se torne cada vez mais uma expressão de adoração à Sua infinita existência, amém”

Ouse orar a oração de Jó...

"Senhor, não há nada nem ninguém que se compare a Ti. Eu me humilho diante do Senhor. Sonda o meu coração e exponha todas as razões e temores que atrapalham profundamente a comunhão com o Senhor. Ajuda-me a confiar em Ti em meio às provações, pois elas abrem os meus olhos e meu coração para ver o Senhor como realmente És! Senhor, quanto àqueles que se levantaram contra mim, eu oro para que afastes dele a Sua ira, perdoa-os e os abençoe profundamente, em nome de Jesus, amém".

Que o Amor e Graça de Deus adentrem o seu ser e lhe permita conhecer à Jesus em toda sua misericórdia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário