terça-feira, 22 de janeiro de 2013

POR MUITO MENOS QUE 30 MOEDAS E POR MUITO MAIS QUE 3 VEZES

Então, um dos Doze, chamado Judas Iscariotes, dirigiu-se aos chefes dos sacerdotes
e lhes perguntou: "O que me darão se eu o entregar a vocês? " E eles lhe fixaram o preço: trinta moedas de prata.
Desse momento em diante Judas passou a procurar uma oportunidade para entregá-lo.
Mateus 26:14-16

Enquanto ele ainda falava, chegou Judas, um dos Doze. Com ele estava uma grande multidão armada de espadas e varas, enviada pelos chefes dos sacerdotes e líderes religiosos do povo.
O traidor havia combinado um sinal com eles, dizendo-lhes: "Aquele a quem eu saudar com um beijo, é ele; prendam-no".
Dirigindo-se imediatamente a Jesus, Judas disse: "Salve, Mestre! ", e o beijou.
Mateus 26:47-49

Pedro estava sentado no pátio, e uma criada, aproximando-se dele, disse: "Você também estava com Jesus, o galileu".
Mas ele o negou diante de todos, dizendo: "Não sei do que você está falando".
Depois, saiu em direção à porta, onde outra criada o viu e disse aos que estavam ali: "Este homem estava com Jesus, o Nazareno".
E ele, jurando, o negou outra vez: "Não conheço esse homem! "
Pouco tempo depois, os que estavam por ali chegaram a Pedro e disseram: "Certamente você é um deles! O seu modo de falar o denuncia".
Aí ele começou a se amaldiçoar e a jurar: "Não conheço esse homem! " Imediatamente um galo cantou.
Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus tinha dito: "Antes que o galo cante, você me negará três vezes". E, saindo dali, chorou amargamente.
Mateus 26:69-75

Você já reparou que em todas as vezes que a Bíblia Sagrada menciona o nome “Judas Iscariotes”, logo em seguida vem o termo/adjetivo: “Traidor”?. Me lembro dos Sábados de Aleluia, onde em minha infância, via o pessoal sair pelas ruas com um porrete na mão para “malhar o Judas”, geralmente, um boneco que simbolizava Judas Iscariotes, mas que trazia a mascara de alguém muito mau em evidência na época (Saddam Husseim, Bin Laden, etc.). O fato é que quando nós falamos a palavra traidor, logo vem em nossa mente o nome Judas Iscariotes. É como se eu perguntasse para você, num jogo rápido, quem vem à sua mente se eu te digo: Fenômeno!? ...você me diz: Ronaldo!...é algo automático.

Há uma grande parte dos intitulados “Evangélicos” que se acham os donos da Verdade. Infelizmente, nós cristãos, nos achamos donos da verdade. Em algumas vezes chegamos a usar os erros dos personagens da Bíblia para evidenciar a nossa santidade, e esquecemos que na verdade somos iguaizinhos à eles. Usamos a figura de Judas para justificar a nossa fidelidade à Cristo (“Eu jamais teria traído a Jesus como Judas traiu”), ou despojamos uma “falsa humildade” para nos fazer de “preparados” mais que Pedro para estar com Cristo e nas obras da igreja, algo do tipo: “Ao contrário de Pedro que era autoconfiante, eu sou humilde e sigo preparado para a obra do Senhor”.

Triste é constatar que por trás disto tudo está uma realidade que nos leva para longe de Cristo. A gente se sabota. Me lembro de uma frase do jogador de futebol Vampeta em uma época que o Flamengo passava por uma crise financeira, onde o mesmo disse “O Clube finge que me paga e eu finjo que jogo”. Para muitos de nós a realidade é mais ou menos esta: Eu finjo que sou santo e Deus finge que não vê os meus pecados. A gente se esquece que Deus não “finge” que vê os nossos pecados: Ele tudo vê e tudo sabe.

Enquanto não encararmos de frente a real circunstância em que nós existimos estaremos vivendo um falso relacionamento com Deus.

Dentro de nós habita um Judas Iscariotes, traidor, que vende à Jesus por muito menos que 30 moedas de prata. Um Judas que trai a nós mesmos e que por consequência trai à Deus, em escolhas tão pequenas que valem muito menos que 30 centavos. Dentro de nós habita um Pedro, que nega a Cristo por muito mais que 3 vezes, um Pedro que nega à Cristo 70 vezes 7, para afirmar a nós mesmos apenas 1 vez, nos fazendo achar que somos autossuficientes.

Dentro de nós habita muitos outros personagens das escrituras, que costumamos desdenhar simplesmente por suas histórias terem pecados.  Achamos que somos melhores do que eles. Queremos ser Paulo, mas não admitimos ser Judas Iscariotes.

Você pode estar pensando: mas você esta olhando para o lado ruim da coisa, por exemplo, e Pedro.... e o lado bom dele, e as coisas boas que Pedro fez?

É claro que Pedro tem o lado bom, mas para pra pensar: nenhum personagem bíblico ficou isento de dar uma “pisada no tomate”. Davi adulterou e matou um inocente, Paulo perseguiu a igreja e tinha seu “espinho na carne”, Tomé duvidou, e se formos listar aqui todos os personagens e as suas mancadas...a lista será imensa.  Todos pecaram. Apenas Um Personagem foi realmente santo: Jesus.

A gente acha que a Bíblia relata história de pessoas perfeitas, de heróis. Mas não acredito nisso. Pra mim, a Bíblia relata a história de Um Herói: Jesus.

Você é melhor que Judas? Você acha que é melhor do que Pôncio Pilatos?  Sua fé é melhor que a de Tomé?

Não, não estou querendo ser o advogado do diabo. Estou querendo lhe levar para uma realidade que todos precisamos ter em mente: todos somos pecadores, dos mais imundos.

Ontem, enquanto ouvia o Talmidim 028 – Sopro, o Pastor Ed René Kivitz disse:

Quem quer se encontrar cara a cara com Deus, tem que ter coragem de encontrar cara a cara também o diabo. Tem que ter coragem de se encontrar consigo mesmo..."

Procure dentro de você o Judas Iscariotes que está em seu “eu”, e diga para ele que não...você não é um traidor.
Procure dentro de você o Pedro que habita em você, e diga para ele...você negará por muito mais que 3 vezes à você mesmo...e que dirá incontáveis “Sins” para Deus.
Procure dentro de você o Pôncio Pilatos que habita em seu coração e diga à ele que não é mais possível ficar lavando às mãos e ser indiferentes para o sofrimento das pessoas ao seu redor.
Procure muitos outros “eus” em seu “eu”...e tenha um encontro com cada um deles. Encare-os de frente e diga para eles que “Não Mais”.

Em outras palavras, pegue um saquinho de pregos, um martelinho e conduza cada um desses "eus" até o Calvário...e crucifica cada um deles, inclusive você, junto à Cristo. É isso que precisamos fazer!

Como podemos querer encontrar Deus se não nos dispomos à encontrarmos com nós mesmos.

Todas as vezes que você se deparar com Judas Iscariotes nas Escrituras Sagradas, troque o nome “Judas Iscariotes” pelo seu nome. Ouse ler as passagens desta forma. Depois pergunte-se: Se Judas não tivesse se enforcado, quando Jesus tivesse ressuscitado, Judas seria perdoado por Cristo?

Ao responder esta pergunta para si mesmo...lembre-se de como Cristo andou entre nós e quais foram os ensinamentos que Ele nos deixou. E lembre-se que ao contrário de Judas, que se enforcou...você está vivo.

A misericórdia e a graça de Deus se renovam a cada manhã...delicie-se no Amor de Cristo Jesus.

**************************
Estou atualizando o post para relatar algo que meu amigo Fael comentou:

30 moedas de Prata...na cultura dos Israelitas ...era o perço de um escravo. Já parou pra pensar nisso!?

Fael, muito obrigado pela informação meu irmão. Abraço meu querido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário