quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

UM PÉ DE "JESUZEIRO"

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado. Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos. João 15:1-8

No dia 07 de setembro de 2010 a minha sogra, Dona Maria do Carmo, completava mais um ano de vida. Na ocasião, a minha esposa Marcela e eu resolvemos lhe dar de aniversário um jardim.  Isso por que a gente acompanhava de perto as inúmeras tentativas da minha sogra em fazer com que cerca de um metro quadrado de terra, que havia na garagem dela, se tornassem um jardim. Sim, o espaço consistia em apenas um metro quadrado e continha mato e algumas plantas que a minha própria sogra havia plantado há muitos anos atrás, quando ela e o meu sogro compraram a casa.

Percebendo que este metro quadrado de terra não estava fazendo com que as plantas crescessem e vendo o quanto minha sogra se esforçava para cuidar daquele pedacinho de terra, eu e a minha esposa decidimos fazer uma surpresa e reformar o pequeno jardim.

Como o dia 07 de setembro de 2010 caiu numa terça feira, aproveitamos o dia 06 (que era uma ponte) para fazer a surpresa. Fui até um armazém de Jardinagem e comprei tudo: terra, adubo, plantas e até algumas pedras.

O pessoal do armazém carregou tudo em uma caminhonete e então fomos até a casa da minha sogra. Quando chegamos lá, tocamos a campainha, ela saiu e, se deparando comigo e o pessoal do descarregando tudo, ouviu um: “Feliz Aniversário Maria, a senhora acaba de ganhar um jardim”.

A reação dela? Ela virou pra mim com um sorriso no rosto e disse: “Bichooooo doido!!!”

Bom, o fato é que o pessoal do armazém descarregou tudo e a reforma de tudo ficou por minha conta. É claro que a minha sogra ficou tão feliz que também quis botar a mão na massa, ou melhor...na terra.

A primeira coisa que fizemos foi retirar com cuidado todas as plantas que a Dona Maria havia plantado. Passamos cada uma delas em alguns vasos improvisados. Então começamos a retirar toda a terra daquele pequenino metro quadrado. Tenho que confessar: quase morri para retirar toda aquela terra. Enquanto suava como um camelo, me perguntava: “Caramba, como um metro quadrado podia caber tanta terra!?”.  Entretanto, infelizmente era preciso, pois aquela terra estava cheia de entulho. Havia pedaços de telhas, tijolos, pedras e encontrei até vidro. Como não havia nenhuma ferramenta, tive que fazer tudo com a mão. É claro que saí com minhas mãos cheias de calos e machucados.

Com a terra ruim retirada, despejamos três sacos de terras no local. Misturei o adubo e comecei a colocar planta por planta. Depois enfeitamos com algumas pedras e regamos tudo. Colocamos até um bebedouro para beija-flor no local.

Hoje, pouco mais de dois anos que o jardim foi plantado, o mesmo continua lindo. É claro que foi (é, e será) necessário dar manutenção no mesmo, podando as plantas, colocando água e às vezes até mais adubo. Mas valeu e tem valido à pena. É sentando ali, no jardim, que nós tiramos lindas fotos e conversamos por diversas vezes quando nos encontramos na casa da Dona Maria. Até meu cunhado colocou no meio do jardim uma lâmpada, em formato de beija flor, que, durante o dia, reserva energia solar e, ao anoitecer, ilumina as plantas.

Quando comecei a meditar neste texto de João 15-1:8 me veio esta lembrança na mente. É claro que esta passagem se encaixa mais com um agricultor cuidando de um pomar, mas acredito que o fato de que tanto à lembrança que compartilhei quanto o relato da passagem estão envolvidos com o fato de se cuidar de vidas. Afinal uma planta é uma vida.

Agora, Jesus se define como uma Videira, que é a árvore da uva. Interessante Cristo escolher esta planta para fazer esta ilustração. Ele podia ter escolhido outras árvores: por que não uma goiabeira, ou um cajueiro?. Tudo bem, você pode alegar: “é fácil...não eram frutas típicas de Jerusalém?”. Hehe, mas acredito que não seja o caso.

Tomei o cuidado de buscar em alguns sites e livros especializados em frutas algumas informações sobre a uva. E confesso que me arrepiei quando me deparei com as seguintes informações:

“Uvas e seus derivados são uma importante fonte de resveratrol, composto que é associado a uma função cardiovascular saudável, ajudando a proteger o organismo humano contra doenças do coração. Possui propriedades que rejuvenescem. São diuréticas e ajudam a limpar o sangue. O vinho tinto e o suco de uva são recomendados para manter as artérias limpas, evitando o acúmulo de gorduras. As uvas são ricas em vários tipos de compostos fenólicos, como os flavonoides, que apresentam efeito antioxidante e agem sobre a formação de radicais livres e diminuindo os níveis de LDL-colesterol. A catequina, encontrada nas uvas, apresenta ação relacionada com a estimulação do sistema imunológico, tendo como consequência a diminuição do risco de doenças cardiovasculares.”

O que me fez arrepiar é o fato de que os maiores benefícios da uva estão relacionados à limpeza do sangue e ao cuidado do coração.

É claro que eu não tenho como afirmar que Cristo usou a videira, árvore da uva, como referência em Sua mensagem pelo fato Dele saber disso. Mas tendo o conhecimento destas informações, acredito que faz sentido ver que a uva tenha sido usada por Cristo para ilustrar a Sua mensagem.

Cristo se define como Videira. Ora, se a goiabeira dá goiaba, talvez pudéssemos afirmar que ao invés de uva, a videira dá vida? Então te convido a enxergar isso de outro ponto de vista: um pé de “Jesuzeiro”. Foi assim que ouvi em meu mp3 player o Pastor Ariovaldo Ramos interpretar esta passagem.

Comecei a refletir... um pé de “Jesuzeiro”...que lindo! Como será que é plantado algo tão lindo. Qual terra é usada? Qual água é usada para regá-lo? Como se aduba um pé de “Jesuzeiro”? Quem seria capaz de cuidar de algo tão preciso?

Para responder estes questionamentos parti da linha de raciocino de que primeiramente eu deveria reconhecer quem era capaz de cuidar do pé de “Jesuzeiro”, para depois identificar quais recursos esta pessoa iria utilizar para cuidar do mesmo.

No próprio texto de João 15 é possível identificar quem é a única pessoa capaz de cuidar de algo tão extraordinário. Versículo 1: “...Meu Pai é o agricultor”.

Sendo Ele o agricultor, me perguntei: “Qual solo Deus escolheu para plantar Jesus?”

Num primeiro momento me veio como resposta: “no coração do homem”. Mas ai eu percebi que, se Deus fizesse isso, Ele estaria impondo algo. E se no Éden Ele deu liberdade de escolha para Adão, não faria sentido o Senhor impor isso posteriormente. Então me dei conta de que Deus, para não impor nada aos homens, decidiu que Jesus tinha que ser plantado na Cruz do Calvário. Pois ali os corações dos homens poderiam ser acessados sem nenhuma imposição. Por prezar a liberdade do homem, no qual a base do Amor de Deus é alicerçada, Ele plantou Cristo na Cruz.

Seguindo com o raciocínio me veio à segunda pergunta: “mas qual é a água que rega o pé de “Jesuzeiro”?”.

Mas só obtive a resposta desta pergunta através de uma terceira: “qual o adubo que o Agricultor usa no pé de “Jesuzeiro”?”.

E ai me deparei com 1 Pedro 2:24:

“Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.” 1 Pedro 2:24

E com 2 Coríntios 5:21

“Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.” 2 Coríntios 5:21

Então pensei... o adubo usado pelo Agricultor são os nossos pecados. Vamos lá... no próprio texto de João 15:1-8 Cristo nos define como os ramos da Videira, que podem dar ou não frutos.

Tendo como base de raciocínio que nós somos os ramos da Videira vamos fazer a seguinte reflexão...

Primeiro...

Sabendo que o pecado é a rebeldia que causa separação entre o homem e Deus:

“E ao homem declarou: "Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida.” Gênesis 3:17

Isso por que antes do pecado éramos um em Deus, e a partir do pecado deixamos de ser um Nele. No Senhor tinhamos vida eterna, mas rompemos com Ele.

Segundo...

Tendo conhecimento de que todos pecaram:

“pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” Romanos 3:23
“Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram;” Romanos 5:12

Eu te pergunto: como podemos ser “ramos capaz de dar frutos” se o pecado habita em nós e o mesmo é o que nos sentência à morte?

Ora, para ter vida e estar em Deus novamente, esta condição que separa o Senhor do homem tem que ser anulada. Para que tenhamos vida, o pecado tem que ser anulado. Então o pecado aduba a Cruz.

Então conseguimos responder a segunda pergunta: qual àgua é usada para regar o pé de “Jesuzeiro”?

Um sangue inocente! O sangue do Cordeiro Santo:

“E lhes disse: Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos. Eu lhes afirmo que não beberei outra vez do fruto da videira, até aquele dia em que beberei o vinho novo no Reino de Deus”.
Marcos 14:24-25

Só somos ramos por que o Sangue de Jesus faz com que o nosso pecado seja transformado em vida. Assim como uma planta passa por um processo de fotossíntese, no qual a luz do sol e a àgua colaboram para que a mesma possa dar vida, o pé de “Jesuzeiro” também passa por este mesmo processo. No entanto, ao invés da água e da luz do sol, a química acontece através do sangue do Cordeiro Santo e o brilho da Glória de Deus. Se não há fotossíntese não há ramos, muito menos frutos. Se não há fotossíntese não há vida!

O texto de João 15 que o Agricultor poda os ramos. E creio de todo meu coração que a tesoura que Ele usa é a Palavra. Por que a póda faz com que o crescimento dos ramos venha a acontecer de maneira a dar os melhores frutos.

Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança. Romanos 15:4

Entendo que os frutos desejados pelo Agricultor são àqueles no qual Ele entenda que vale à pena colher. Então te pergunto: quais os frutos que temos produzido?
Quando estou cuidando do jardim da minha sogra e tenho que cortar um galho que está indo para um caminho errado, como, por exemplo, na direção dos cabos elétricos da rua, faço isso com muita tristeza. Acredito que isso ocorra no coração do Agricultor Celestial.

Cuidar de um jardim não é fácil, dias depois de cuidar de um metro quadrado de terra, fiquei com minhas mãos machucadas por quase um mês. E toda vez que vou dar manutenção no mesmo, elas se machucam novamente. São calos, bolhas e machucado de espinhos que os ramos carregam.

Ai fico pensando: um metrinho quadrado! Que trabalho! Então me deparo com um pé de “Jesuzeiro” e vejo que sou apenas um nada tentando entender plenamente a dimensão de tudo isso. Um pé de “Jesuzeiro”:

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

Ou seria:

Porque o Agricultor tanto amou os ramos que plantou um pé de “Jesuzeiro”, para que todo aquele que era adubo e passou pela fotossíntese tenha vida eterna.

Que a Graça e a Paz de Cristo nos mantenham plantadas neste pé de “Jesuzeiro”.

*********************************************************************

Fontes:
http://www.suapesquisa.com/frutas/uva.htm às 21:43 de 18 de março de 2008 .
http://pt.wikipedia.org/wiki/Uva às 21:49 de 18 de março de 2008 .
Essencial - Um guia prático para cuidar da saúde, Editora Nova Cultural Ltda, São Paulo, 2001
www.todafruta.com.br Data Edição: 07/07/04   
SEGS Data Edição: 05/01/07

Um comentário:

  1. Boa tarde. Você poderia compartilhar esta pregação de Ariovaldo comigo (Jesuzeiro). Procurei pela net e não encontrei. Grato. (camuzi@hotmail.com)

    ResponderExcluir