quinta-feira, 28 de março de 2013

DE CERTA FORMA "PRIVILEGIADOS", PORÉM "IRRESPONSÁVEIS"

Eles (Jesus e seus discípulos) estavam subindo para Jerusalém, e Jesus ia à frente. Os discípulos estavam admirados, enquanto os que o seguiam estavam com medo. Novamente ele chamou à parte os Doze e lhes disse o que haveria de lhe acontecer:
"Estamos subindo para Jerusalém e o Filho do homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos gentios, que zombarão dele, cuspirão nele, o açoitarão e o matarão. Três dias depois ele ressuscitará".
Nisso Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se dele e disseram: "Mestre, queremos que nos faças o que vamos te pedir".
"O que vocês querem que eu lhes faça? ", perguntou ele.
Eles responderam: "Permite que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda".
Disse-lhes Jesus: "Vocês não sabem o que estão pedindo. Podem vocês beber o cálice que eu estou bebendo ou ser batizados com o batismo com que estou sendo batizado? "
"Podemos", responderam eles. Jesus lhes disse: "Vocês beberão o cálice que estou bebendo e serão batizados com o batismo com que estou sendo batizado; mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não cabe a mim conceder. Esses lugares pertencem àqueles para quem foram preparados".
Quando os outros dez ouviram essas coisas, ficaram indignados com Tiago e João.
Jesus os chamou e disse: "Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas.
Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo;
e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos.
Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".
Marcos 10:32-45

Jesus é Deus explícito. É Deus revelado. Em Jesus vemos Deus. Jesus é Deus. As maiores e mais explícitas revelações que o homem teve à respeito de Deus foram adquiridas observando a vida de Jesus. A Palavra, as Escrituras Sagradas, a Bíblia Sagrada, nos revela a sua vida. Ela é a Verdade. Por isso a mesma é Viva. Deus é a Palavra. Deus é a Verdade. Deus é Jesus.

Hoje vemos isso com um olhar muito diferente ao olhar daqueles que viveram ao lado de Cristo. Costumo ver pregadores dando “entonações” de que se estivessem no lugar de Tomé, acreditariam sem precisar ver, que se estivessem no lugar de Pedro, jamais negaria Jesus, ainda mais por 3 vezes. Percebo gente que ao pregar a Palavra tendem a pensar que se fossem Pôncio Pilatos, jamais lavariam as suas mãos e entregariam Cristo à crucificação ou que se fossem Judas Iscariotes, jamais trairiam o Mestre.

De certa forma somos “privilegiados” por saber a história de Jesus Cristo “como um todo”. Tudo bem, àqueles que viveram juntamente com Cristo podem ter sido “privilegiados” de terem presenciado a vida de Cristo de perto. Sim, tenho ciência de que o fator “privilégio” é relativo. Mas enfim, pensando neste sentido de “saber a história como um todo”, e tendo isto como ponto de partida proponho uma reflexão...

Quem de nós, “privilegiados” (talvez) por vivermos em uma época em que os acontecimentos da vida de Jesus já foram revelados, ao pensar nestas personagens que citei, não dariam a entender que agiriam de forma diferente?

Por exemplo: Se você fosse Simão Pedro, vivendo ao lado de Jesus, diariamente, observando os Seus ensinamentos, poderia afirmar, sem delongas, jamais te negarei!?

Hoje, com o conhecimento que temos dos fatos, talvez seja tendencioso dizer: “Não, jamais negaria o meu Jesus”.

Mas o fato é que Pedro não tinha o conhecimento que temos hoje, onde sabemos todos os fatos.

Em Marcos 10:32-45 as Escrituras Sagradas nos relatam Jesus e Seus discípulos indo para Jerusalém. Cristo já sabia que iria se entregar e que iria ser crucificado. Ele inclusive revela isso aos seus discípulos. Então, Tiago e João, pedem à Cristo: “Permite que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda”.

Quem de nós, conhecendo os fatos, ousaria pedir algo assim para Jesus?

Tem muita gente pedindo isso nas Igrejas. Muita gente querendo ocupar maiores/melhores lugares na Vida Eterna. Sabendo quem é Jesus (pelo menos achando que se sabe quem Ele é), quem não quer?

O fato é: será que realmente sabemos quem é Jesus para desejar estar ou sentados à direita ou à esquerda de Jesus?

Ou ainda: será que realmente sabemos o que significaria estar sentados à direita ou à esquerda de Jesus?

O próprio Jesus, ao responder o pedido de seus dois discípulos, diz: “Vocês não sabem o que estão pedindo”.

Será que nós sabemos o que estamos pedindo!? E olha, temos, de certa forma uma vantagem...ao contrário de Tiago e João, que no momento em que pediram isso à Jesus não sabiam de todos os fatos...nós sabemos qual foi a história completa.

Repare que no pedido dos filhos de Zebedeu... “Permite que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda”...há uma explícita ênfase: “Na Tua Glória”.

Então pergunto: Onde está a Glória de Jesus?

Sabe onde? Na primeira parte do versículo de Lucas 23:33...

Quando chegaram ao lugar chamado Caveira, ali o crucificaram...

Sim, Jesus é Glorificado no servir ao Pai, na Cruz do Calvário.

E sabe por que Jesus disse aos filhos de Zebedeu “Vocês não sabem o que pedem”?

A resposta está na segunda parte... no complemento... do mesmo versículo onde a Glória de Jesus é consumada...em Lucas 23:33:

...com os criminosos, um à sua direita e o outro à sua esquerda.

Aqui...abro um parêntese...

Será que sabemos o que estamos pedindo para Deus?

Às vezes oro ao Pai e peço para que o Senhor me ajude à ser mais paciente. Coincidência ou não, por exemplo, logo o meu chuveiro queima. Glória à Deus por isso! Sim! Deus e minha esposa sabe o quanto eu fico impaciente em ter que trocar o chuveiro. Desligar os disjuntores, tirar um chuveiro, cortar a capa dos fios, ir comprar o chuveiro novo e depois instalar o mesmo...não levo o menor jeito com isso. Mas louvo ao Senhor, pois Ele está me ensinando a ser paciente. E ensinando com muito carinho. Graças à Deus por isso! Se tenho que aprender, que seja com alguém que se importe comigo.

É um exemplo fútil? Pode ser ...mas pense...quantas vezes reclamamos achando que Deus não responde às nossas orações...e no fundo o que nos falta é percepção. Nos falta expandir a consciência para enxergar a resposta carinhosa de Deus. E aqui vale à pena dizer: a ausência de resposta não é uma resposta ausente. Em outras palavras...o silêncio de Deus e a sua “não ação” pode ser uma resposta.

...fecho parêntese!

Se por um lado somos “privilegiados” por conhecer a história como um todo, por outro somos “irresponsáveis” em repetir os mesmos erros relatados na mesma. Claro que não somos perfeitos. Claro que somos pecadores. Claro que estamos sujeitos a errar. Mas será que a gente se importa? Será que isso justifica persistir em errar irresponsavelmente? Se somos realmente cristãos, como dizemos ser...por que o pecado que cometemos é muito mais uma escolha nossa (uma decisão) do que um “acidente”?

Boa parte de nós, deseja conquistar a Vida Eterna, mas não está disposto a se crucificar. Boa parte de nós deseja ser como o Jesus que cura e anda sobre as águas. Mas ninguém deseja ser como Jesus que é açoitado e permanece inerte às agressões dos romanos.

Creio que dentro de nós existe um pouco de cada personagem que conhecemos nas Escrituras Sagradas. Dentro de nós vive um Jeremias que lamenta, um Judas que trai, um Pedro que nega, um Sansão que é forte, um Zaqueu curioso, um Naamã orgulhoso...enfim...somos um com vários “eus”. Por isso temos a necessidade de nos esvaziar para que o Espírito Santo possa agir.

Hoje, tendo conhecimento de toda a revelação de Deus para conosco nas Escrituras Sagradas, olhamos para as personagens da história e nos identificamos com os mesmos. Com quais você se identifica? E ainda...já tentou pensar nisso tendo como base o fato de que se você estivesse no lugar destas pessoas, tendo uma visão limitada aos acontecimentos da época, como agiria em suas circunstâncias?

Você ousaria, por exemplo, desejar se sentar à direita ou à esquerda de Jesus em Sua Glória? Mas não na glória que as igrejas tem “maquiado”...e sim na Glória revelada nas Escrituras Sagradas. Ousaria?

Talvez fazendo este exercício a gente se depare e se identifique com personagens que entristeceram à Deus (ainda que Ele, sendo Onisciente, soubesse de tudo). Talvez a gente se identifique com personagens que agradaram à Deus.

De fato faça este exercício. E por fim olhe para Cristo. Olhe para a Vida de Cristo. E veja o quanto de Cristo há em você.

Talvez você perceba que esteja vivendo uma vida a “Zeca Pagodinho”: Deixa vida me levar...vida leva eu. Talvez não!

Enfim, no final deste pensamento, creio que o ideal é orar em plena consciência como o salmista, dizendo:

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.
Salmos 139:23-24

Quem sabe ao final desta oração, você então poderá cantar: “Deixa a Vida Eterna me levar...Vida Eterna leva eu”

Que Cristo Jesus nos ajude à nos esvaziarmos para que Ele possa nos preencher plenamente com a verdadeira essência da Vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário