terça-feira, 26 de março de 2013

SURRANDO A GOMA DE MASCAR

Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. Mateus 6-34

Somos uma sociedade que respira ansiedade. Em tempos como o nosso, onde nós mesmos fabricamos um estilo de vida que impõe cada vez mais “dead lines”, é comum nos vermos praticamente 24 horas do dia inquietos com relação às nossas agendas. Para piorar, a famosa “hora do rush” tem se tornado praticamente um “rush constante”, afinal cada vez mais temos compromissos. Hoje, por exemplo, se você vai para o centro de São Paulo, independente do horário, é bem provável que você enfrente um congestionamento.

Chamo a atenção ao fato de que a ansiedade, infelizmente, afeta desde os pequeninos até os mais velhos. Me lembro, por exemplo, de diversas vezes ouvir meu filho me dizer: “ – Pai, meu aniversário está perto?”, ou quando vamos viajar, é comum ouvir a famosa frase “ – Tá chegando?”. Outra situação comum: quando minha esposa me diz: “ – Tenho uma entrevista na sexta-feira!”. Pronto! Até sexta-feira chegar, sei que a cabeça dela vai focar nas “possíveis perguntas que o entrevistador poderá fazer". Quantas vezes, me pego dizendo para a minha sogra: “ – Não almoce em pé, sente-se para comer”. Mas claro, tenho que ser sincero, também sou afetado pela tal da ansiedade. Trabalho com Desenvolvimento de Sistemas, e infelizmente respiro “dead lines”.

Gastrites e úlceras. Unhas comidas, quase “em carne viva”. Pernas balançando constantemente. Dentes surrando a goma de mascar. Isso tudo são evidências de que você está convivendo com ansiedade. E sendo realista: quem não lida, pelo menos uma vez da semana, com a tal da ansiedade?

A ansiedade é realmente um mau que nos rouba preciosidades. Rouba primeiramente a comunhão com Deus e por consequência, furta a nossa Paz, o nosso sono, a qualidade do tempo com a nossa família, a nossa alegria, a nossa saúde e principalmente: o tempo. Rouba o cronos, mas rouba principalmente o kairos. Rouba o presente. Creio que não seria um erro, arriscar dizer que a ansiedade colabora para que os consultórios de Psicólogos e Psiquiatras estejam lotados.

Viver ansioso é viver com o “pé no acelerador”. É viver “pilhado”. Mas não simplesmente “acelerado” ou “pilhado”. É viver “acelerado/pilhado”  por algo que não está sob seu domínio. É exercer excessiva energia na mente, maquinando aquilo que a gente acha que pode acontecer. E ai, ao olhar clinicamente para tudo isso, a gente descobre que vivemos, ainda que sem perceber, com a ilusão de que podemos dominar tudo.

Arriscaria dizer que a ansiedade é, por muitas vezes, consequência do pecado original do homem. Se não 100% de toda a ansiedade, pelo menos 90% dos casos. Pense: o homem proclamou independência de Deus, e então, achando que poderia viver sem depender do Criador, passou a buscar seus interesses. Quem sente ansiedade por aquilo que não lhe interessa? A ansiedade é um sentimento que antecipa a concretização de uma realidade nos interessa.

Veja alguns sinônimos de ansioso: angustiado, perturbado, inquieto, pouco à vontade, sufocado, atormentado.

Em tempos como o nosso, onde temos interesses e mais interesses para correr atrás, achamos que vivemos de “glória em glória”, mas cada vez mais vivemos de “inquietudes em inquietudes”. Nossos dias são construídos em pequenos blocos de ansiedades. Se vou trabalhar de carro, buzino para aqueles que não percebem que o farol abriu, se vou trabalhar de metro, fico na porta para sair correndo e ser o primeiro a chegar na escada rolante. Se vou viajar, penso como será a ida. Mau chego no lugar da viagem, já to pensando em como será a volta. Entramos na celebração do culto à Deus já pensando em ir embora. Sim, é assim que temos vivido! Trocamos o precioso “tempo presente” por unhas roídas ou gomas de mascar surradas. Então lemos as escrituras sagradas e dizemos para nós mesmos: “ – Pedro negou a Cristo por 3 vezes, eu jamais faria isso.” Ou “ – Judas traiu à Jesus por 30 moedas de prata, eu jamais faria isso”. Então eu venho e digo: “ - Será que, durante a celebração do culto, no domingo, cada dentada que você dá na goma de mascar, descarregando sua ansiedade por não ver a hora do culto terminar, não é uma negação à Cristo?!”.  “ – Será que, cada unha comida, ansiando o culto terminar logo, não é o mesmo que trocar a Cristo (ou Seu tempo com Ele) por muito menos que 30 moedas de prata (por 10 unhas comidas)?”

A ansiedade rouba o que temos de mais precioso. Rouba a qualidade do nosso tempo com Deus, com nossa família, com nossos amigos e até mesmo com nossas atividades profissionais. Ela afeta todas as áreas da nossa vida. Parece ser “mais do mesmo” o que digo aqui, mas diria que lidar com ansiedade é o mesmo que lidar com um “mau invisível”, imperceptível, pois andamos tão ansiosos que a própria ansiedade não nos permite “parar um pouco” para vermos o quanto andamos ansiosos.

Não entenda tudo isso pelo lado errado. Planejamento é algo bom e saudável, temos que nos planejar. Use o Outlook e tantas outras ferramentas para que você possa administrar o seu tempo. Mas faça isso consciente de que o planejamento com ansiedade não é saudável, é uma doença. Eu sei disso por que a cada dia que se passa tenho lidado com a “tal” da ansiedade.

Cristo disse aos seus discípulos para que não andassem ansiosos com o dia de amanhã. Isso vale para nós. E quando Ele diz “basta a cada dia o seu mau”, Cristo está nos dizendo que sim...na lógica em que vivemos...existem razões para ter ansiedade...mas que o Reino de Deus veio para quebrar esta e tantas outras lógicas. O Reino de Deus é chegado para que a gente volte à ser dependentes do Pai, de forma que a nossa fé em seu caráter bondoso e poderoso cure a ansiedade (e tantos outros males) que habita em nossos corações.

Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário