quarta-feira, 6 de março de 2013

NÃO EXISTEM ELITES ESPIRITUAIS

Em tempos como o nosso, infelizmente é, triste, porém necessário, escrever um texto como este que você esta lendo agora. Texto que chega até você para lembrar que, em tempos como o nosso, não existem elites espirituais. Não vivemos mais no Antigo Testamento, onde Deus escolhia alguns homens e os ungia em pró de cuidar de Israel para a vinda do Único Ungido de Deus.

Somos todos pó. Somos todos nivelados por um sangue pecador que corre em nossas veias. E o tempo em que nós vivemos já não é o Antigo Testamento. Por este motivo é preciso ir na contra mão de muitas coisas que vemos por ai no mundo cristão. É preciso reafirmar que todo o nosso ser deve ser confiado e entregue na mão de Jesus Cristo e não em mãos de outros homens, que se denominam, Apóstolos, Pastores, Ungidos, Profetas, Missionário, Bispo. Papa, ou qualquer outro termo. Não existem Elites Espirituais.

Ungido, só Jesus de Nazaré. Inclusive a palavra “Ungido” é um sinônimo da palavra “Cristo”.

Em uma outra forma de expressão, vivemos em um tempo em que: Ungido = Cristo = Jesus de Nazaré (o que fugir disso é balela).

É por isso que, ao orarmos ou ao interagirmos com Deus, temos que o fazer no Nome de Jesus Cristo.

Isto me lembra dois relatos nas Escrituras Sagradas:

O primeiro é um relato envolvendo Pedro...

E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.
E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.
O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.
E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.
E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa.
E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.
E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram.
E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.
E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;
Atos 3:1-9

O segundo é um relato envolvendo Paulo...

Sabendo-o eles, fugiram para Listra e Derbe, cidades de Licaônia, e para a província circunvizinha;
E ali pregavam o evangelho.
E estava assentado em Listra certo homem leso dos pés, coxo desde o ventre de sua mãe, o qual nunca tinha andado.
Este ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos, e vendo que tinha fé para ser curado,
Disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés. E ele saltou e andou.
E as multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a sua voz, dizendo em língua licaónica: Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens, e desceram até nós.
E chamavam Júpiter a Barnabé, e Mercúrio a Paulo; porque este era o que falava.
E o sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trazendo para a entrada da porta touros e grinaldas, queria com a multidão sacrificar-lhes.
Ouvindo, porém, isto os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgaram as suas vestes, e saltaram para o meio da multidão, clamando,
E dizendo: Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles;
O qual nos tempos passados deixou andar todas as nações em seus próprios caminhos.
E contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações.
E, dizendo isto, com dificuldade impediram que as multidões lhes sacrificassem.
Sobrevieram, porém, uns judeus de Antioquia e de Icônio que, tendo convencido a multidão, apedrejaram a Paulo e o arrastaram para fora da cidade, cuidando que estava morto.
Mas, rodeando-o os discípulos, levantou-se, e entrou na cidade, e no dia seguinte saiu com Barnabé para Derbe.
Atos 14:6-20

Estas duas situações são muito parecidas. A não ser por um detalhe. Repare que o mero fato de Paulo não ter mencionado “Em Nome de Jesus”, como Pedro o fez, resultou em uma enorme confusão. Ao omitir o Nome de Jesus, Paulo deixou margem para que todos entendessem que ele era o provedor do milagre. Pedro, por sua vez, ao explicitar o Nome de Cristo, cravou Jesus como o executor da benção.

Triste é ver muitos líderes espirituais cometerem o maior de todos os pecados. O pecado de Lúcifer. O pecado que resultou em sua transformação de anjo de luz para um demônio, acusador. O pecado de se achar auto suficiente, e de achar que poderia ter vida independente do Criador. O pecado que alimentou em si próprio um ego absoluto.

Líderes que se consideram Elites Espirituais estão no mesmo caminho. Retirando a atenção, que deveria ser da para a Cruz, para si próprio. Pessoas que se auto denominam ungidas e de forma subliminar querem tomar o lugar de Cristo.

Todos estamos debaixo da unção de Jesus. Haviam ungidos de Deus no Antigo Testamento. Mas naquela ocasião, o Pai preparava o caminho para a vinda do Filho. Jesus veio para ser O Ungido, O Cristo. Ele era O Messias, e foi enviado para que jamais outro ungido fosse necessário.

Tudo isso me leva à tona um pensamento escrito pelo pregador Daniel Simoncelos:

*********
Não toque no ungido do Senhor?

Constantemente ouço a frase: “Não toque no ungido do Senhor”. Principalmente quando prego contra a falsa teologia da prosperidade e os falsos líderes que se intitulam cristãos mas são pastores em busca de lucro.

Vejo até pessoas que discordam destas práticas, dizendo que é melhor não julgar. Ou seja, é melhor poupar o lobo e deixar que as ovelhas sejam destruídas.

Diante disso, segue um breve comentário:

Não existe ungido do Senhor hoje. Apenas Cristo é O Ungido e todos nós, temos diante Dele, o sacerdócio universal. Não existe nenhum cristão, pastor, profeta, ou qualquer título inventado, que seja superior um ao outro. O maior seja o menor. Quer ser grande, sirva.

Mas mesmo que existisse essa questão, os “ungidos do Senhor” que eram os reis de Israel e Judá, em sua grande maioria foram homens perversos, que eram confrontados pelos profetas, verdadeiros homens de Deus. E alguns foram mortos pelo próprio Deus.

Na época de Elias, o “ungido do Senhor” era Acabe, enquanto Elias era apenas um profeta perseguido e ignorado. Elias tocou em Acabe e Jezabel?

Se a resposta for não, tampouco eu toquei em qualquer “ungidão do Senhor” desta geração…

*********
Creio que o Daniel foi muito feliz e assertivo na sua reflexão. E tomo a liberdade para complementar o pensamento dele com a seguinte observação:

E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada,
Chegando por detrás dele, tocou na orla do seu vestido, e logo estancou o fluxo do seu sangue.
E disse Jesus: Quem é que me tocou? E, negando todos, disse Pedro e os que estavam com ele: Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou?
E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude.
Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como logo sarara.
E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz.
Lucas 8:43-48

Se Jesus, que é o verdadeiro Ungido do Senhor, ao ser tocado, reagiu desta maneira. Acho, então que este chavão evangélico precisa realmente ser repensado. Você pode me dizer: “Mas o sentido desta frase é, “não faça mau a um ungido do Senhor”. Então aqui há outra contradição referente aos ensinos de Jesus. Por que o tom da frase, soa como uma ameaça (teoricamente Divina). Mas a verdade é que Jesus ensinou que deveríamos oferecer o outro lado da face ao tomar um tapa. Ele não disse: “Se tomares um tapa no rosto, clame a mim e Eu irei tirar satisfação em seu nome”. É, precisamos repensar a nossa espiritualidade, se não a espiritualidade em si, pelo menos a maneira como à expressamos.

Por fim, deixo um vídeo, do Pastor Ariovaldo Ramos que explicita melhor este pensamento...



Quem sabe, se o povo voltar ao evangelho, evite vídeos como este (basta ver os comentários, e perceberá o quanto a igreja tem se tornado cada vez mais motivo de chacota, pelos próprios cristãos e por aqueles que não conhecem à Cristo, e talvez jamais conhecerá, por acharem que seguir à Jesus é agir desta forma):


Que Deus nos dê discernimento em Cristo Jesus, o Único Ungido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário