quinta-feira, 21 de março de 2013

GRAÇA, UMA QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA E NÃO DE CONQUISTA DO HOMEM

Você já deve ter ouvido a frase ou lido em algum cartaz/faixa: “Obrigado (São Fulano de Tal) Pela Graça Alcançada”. Retirando o fato (e a discussão) de que geralmente esta frase está direcionada para um santo (ou uma santa), digamos que... ainda que a mesma fosse escrita para o Deus, Trino, há uma dúvida por trás da mesma: A Graça de Deus tem que ser alcançada?

Faria sentido um cartaz: “Obrigado Senhor pela Graça alcançada”?

Observe que o sentido do questionamento não é o fato de “ser grato”, creio de todo o coração que devemos ser gratos ao Senhor e devemos demonstrar a nossa gratidão à Ele. Mas não é este o direcionamento do questionamento e do ponto que quero levantar.

Repito, o “cerne” da questão é: Graça...precisa ser alcançada!?

Vejamos...nós Cristãos, entendemos Graça como um favor imerecido nos dado por Deus. Muitos acham que este favor é imerecido no sentido de que a mesma é provida por Deus, sendo que não merecemos nada. Entretanto, na verdade, o fator “imerecido” vai além do “não merecer nada”. Isso por que todos nós merecemos a morte. Claro! Todos somos pecadores e o salário do pecado é a morte. Logo, somos merecedores de morte.

Você ousaria orar: “Senhor me dá o que eu mereço?!”

Proponho uma oração mais correta: “Senhor, se tu me mandares para o inferno, estarás sendo justo e nenhuma mancha aparecerá em seu caráter...pois sou merecedor da morte e do inferno!”

Bom, creio que estas duas orações ilustram a raíz da linha de raciocínio que proponho aqui. Partindo deste alicerce, creio que o favor imerecido que nos é provido por Deus é a vida. Esta é a Graça em sua maior essência. E todos nós, cristãos, sabemos que está Graça só nos é provida pelo sacrifício de Jesus Cristo na Cruz do Calvário, já conhecido muito antes da criação deste mundo. Sendo assim, tudo o que vier depois do fato de simplesmente “estarmos vivos” é consequência da Graça.

A coisa se “complica”, por exemplo, quando a gente busca uma cura de uma doença grave. Algo como a cura de um câncer. Então a gente “conquista” (ou a palavra melhor aqui seria “recebe”) a cura, o favor imerecido de Deus. Em outras palavras: receber uma cura é receber uma graça?! Graça é sinônimo de benção?! Graça é sinônimo de Misericórdia?

“Deus me curou por Sua Graça! Deus me curou por Sua Misericórdia!”

Quem sou eu para dar nome aos atos de bondade de Deus!? Ninguém....hehe...não é este o objetivo.

Proponho aqui compartilhar uma maneira de pensar.

Vejo a Graça como a base de tudo. Não é a gente que alcança a Graça...ela é quem nos alcança. E faz isso sem precisar avaliar se somos merecedores ou não...pois nenhum de nós somos...afinal de contas, se assim fosse não precisaríamos da mesma: já que ela é imerecida.

A Graça de Deus alcança: ímpios e pios. Alcança quem ama a Deus e quem não está nem ai para Ele. Ela é assim...de Graça. Alcança o ateu, alcança até satanás...por que ele só está vivo por que Deus lhe concedeu um favor imerecido: mante-lo vivo.

A Graça é uma pessoa: Jesus. A Graça é um caminho: Jesus. A Graça é o alicerce da Misericórdia de Deus. E a Misericórdia de Deus é o alicerce de Sua Graça. A Graça é construída no solo do Amor de Deus. E o Amor de Deus é construído no solo da Graça. A Graça é um paradoxo existencial dentro dos elementos encontrados no caráter de Deus. É um paradoxo que parte da Cruz de Cristo. Um paradoxo banhado no sangue do cordeiro.

A única “conquista” que se refere à graça...não condiz ao Homem...e sim à Deus. Jesus foi quem conquistou a Graça. Conquistou-a na Cruz do Calvário. E ainda...conquistou-a não para Si mesmo...conquistou-a para/por nós. E o fez para nos prover vida eterna em abundância!

Milagres e bênçãos são consequências, partículas, gotas da Graça carregadas nas Asas do Espírito Santo de Deus.  Por isso creio que Graça não é uma questão de conquista do homem.

Graça é muito mais uma questão de consciência do homem. É expansão da consciência. É o homem estar ciente de que este Favor Imerecido de Deus só nos alcança por causa de um clamor na Cruz, clamor este, proferido pelo Favor Imerecido de Deus encarnado: “Pai perdoa-os, pois eles não sabem o que fazem”. Este clamor sustenta a Graça.

Quando alcançamos esta consciência, o nosso modo de vida se torna próximo ao modo de vida de Jesus. Então estaremos sendo mais parecidos com Ele. Então estaremos vivendo o Reino de Deus. Então estaremos sendo “partículas da graça” na vida de outras pessoas, sem que elas precisem conquistar algo algum.

Quando Jesus dizia “O Reino de Deus está próximo!”, era como se a “Graça” personificada em um Homem (gosto sempre de dizer, 100% Homem e 100% Deus) dissesse “O Reino de Deus está pertinho de você, do seu lado, estenda a mão e você irá tocá-lo, expanda a sua consciência e você irá tocá-lo”.

A Graça é um Poema Vivo escrito por Deus, carregado de versos que não faz acepção de pessoas. Um Poema Vivo onde cada um de nós é citado, onde cada um de nós é encaixado com um amor sem igual em estrofes de rimas ricas. A Graça é um Poema Vivo que Deus acrescenta melodia e ritmo. Sons que se fazem presentes em sopro de vida em toda a criação.

Sendo assim creio que a frase “Obrigado Deus Pela Graça Alcançada” talvez deveria ser substituída por “Obrigado Deus Pela Graça Que Me Alcança Todos os Dias”. E sinceramente, tenho que dizer algo que creio profundamente em meu coração, vejo que esta frase só se pode aplicar para Deus, e para ninguém mais, pois só Ele arcou com a responsabilidade e consequências de prover a Graça. Aliás, só um Deus Poderoso, Bondoso, Misericordioso e Justo poderia tomar para Si um ato como este. Só Ele seria, foi e é capaz de prover a Graça.

Penso...quando Deus diz:

Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Apocalipse 3:20

É como se estivesse dizendo: “Eis que estou te convidando a expandir sua consciência, para que você entenda que a Graça é lhe conduzirá a viver o Reino de Deus.”

Então o que devo fazer para conquistar a Graça de Deus? Nada...você já recebeu! Quando? No dia em que Deus lhe projetou...muito antes do seu nascimento...só o fato de você ter sido planejado a existir...foi lhe dado de graça!

Penso que a Graça é assim...uma questão de consciência...de graça...simplesmente...de graça...não uma questão de conquista...e sim uma questão...assim...”de graça”...o bem mais precioso que podemos ter na vida...a Graça em forma humana: Jesus...que para Deus teve um preço...alto...aliás ...incalculável...mas que para nós...foi...de graça!

Por isso é maravilhoso, consciente de tudo isso...dizer a todos os nossos irmãos: Graça e Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário