segunda-feira, 4 de março de 2013

UM FLERTE CONSTANTE

Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;
Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?
Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.
Salmos 8:3-5

Somos todos filhos de um Deus que é e se faz presente. Um Deus que é Emanuel. Deus conosco. Deus bem perto. Totalmente Emanuel, inclusive através (por meio) de Sua Criação. Jesus flerta conosco o tempo todo através de Sua extraordinária, perfeita e sem igual criação. Cristo está imerso em sua criação. Muito antes mesmo dela ser executada em Genêsis capítulo 1, Jesus já se fazia presente através de Sua Cruz.

Jesus troca olhares com o homem através de Sua criação. É um flerte constante. Um flerte de amor puro e verdadeiro, implícito no azul do céu que se desmancha no firmamento, implícito na luz do sol que rompe as cortinas da na janela ao amanhecer do dia, implícito até mesmo no som dos pássaros unido ao soprar do vento que rompe o barulho dos carros e traz calmaria. Em toda a Sua Extraordinária Obra Deus se faz presente e tenta interagir conosco. Constantemente. Incessantemente. Deus, Emanuel através de Sua Criação, profere para cada um de nós um flerte sem igual, que deseja abraçar cada filho Seu com um amor que não existem palavras para descrever. Ele aguarda pacientemente um bater de “olhos” com “olhos”. Um único segundo para que o seu (e o meu) olhar se choque com o Dele. Ele sabe que se este choque acontecer, Você sentirá mais do que nunca o Amor Dele te envolvendo em uma Paz indescritível.

Imerso na chuva que traz alívio a um calor insuportável, Deus nos paquera. Imerso na primeira estrela que brilha ao anoitecer, Deus nos corteja. Ele faz isso com cada um de nós. Não é à toa que a própria Palavra nos revela Cristo como o Noivo e a igreja (viva, não instituição) como a noiva do Senhor.

Entretanto o relacionamento entre um Noivo e uma noiva possuem 2 partes. E tudo o que relatei até aqui consiste em ações que são originárias do Noivo.

Triste é ver a noiva (desculpe o termo) “se fazer de difícil” para com um Noivo como Jesus. O Noivo não mede esforços para conquistar a sua noiva e ela não está “nem ai” para com Ele. Ele à trata com um amor único, escancara mais do que Nunca que “Este Cara é Ele”, e a noiva permanece indiferente à Este que tanto à ama.

Sim, esta tem sido à nossa atitude com relação à um Deus que flerta conosco constantemente. A começar pelo tempo no qual a gente se permite viver, onde já não se vive simplesmente uma “hora do rush” e sim um “rush constante”. Temos sempre agendas cheias. Trabalho, Faculdade, Inglês, até a Igreja (instituição) e tantas outros compromissos que Deus se tornou um amigo que a gente encontra no Domingo de noite e fica com Ele uma horinha “fazendo sala” (cumprindo um rito). Vivendo desta maneira, é claro que por consequência, para poder gerenciar essa loucura, o homem criou diversas parafernalhas que entraram em concorrência com o olhar de Deus presente em sua criação. Concorrentes e mais concorrentes: celulares, tablets, notebooks, mp3 players e tantas outras tecnologias que fazem o ser humano perder a percepção de um Deus que deseja interagir conosco através de Sua criação. Raros são os momentos em que o ser humano percebe os olhares de Deus para conosco presente em Sua criação.


Sim, a gente não percebe, mas infelizmente a era da tecnologia portátil se tornou o principal concorrente com o flerte constante de Deus para conosco. Aparelhos e mais aparelhos que nos roubam a percepção da presença de Deus. Com isso vamos permitindo que o nosso dia a dia se torne “seja lá o que for” ao invés de ser um verdadeiro culto à Deus. Me lembro de ter ouvido uma história onde um pastor ao encerrar a celebração de Domingo, disse para todos os irmãos da igreja: “Vão em Paz e que o Senhor vos acompanhe: Bom Culto”. Ora, isso faz todo os sentido: Domingo é dia de celebrar o culto prestado em todos os demais dias. A nossa vida tem que ser um culto constante para Deus. Um culto de redenção e adoração. Poxa, essa não foi a maneira como Jesus viveu (e nos ensinou a viver)?

Mas como é possível cultuar à Deus sendo que passamos o dia munidos de tantos recursos que nos dispersam da presença do Pai.

Encerro relatando uma porção da rotina que costumo viver: Todas as manhãs pego o metrô de São Paulo para ir trabalhar. Pessoas e mais pessoas têm a mesma rotina que a minha. Todas com fones de ouvidos, celulares e tantos outros eletro-portáteis. Algumas com livros, outras jogando no celular e outras consultando os comentários do Facebook. As portas do vagão se abrem e o “estouro da boiada” acontece. A plataforma de embarque/desembarque vira praticamente um “formigueiro” de pessoas. Humanos e mais humanos. Todos saem andando em direção a escadaria da linha amarela do metrô, sentido Pinheiros, feito “zumbis”. Um funil imaginário delimita o espaço de caminhada para cada pessoa, que segue à passos de pinguím. Gente (da qual eu faço parte) que estão alienadas a uma rotina cruel. Um cotidiano que ilusoriamente faz todo o sentido. Mas que um dia, quando o Senhor voltar em Glória sobre às nuvens dos céus...não fará sentido algum.

Já é hora (talvez, passou da hora) de se perguntar: Onde está o sentido disso tudo? Ganhar à vida? Sobreviver?

Precisamos trocar tudo isso pelo flerte de Deus. Reconheço que isso é difícil, inclusive não sou hipócrita. Reconheço que faço parte da manada que vai e volta nos subterrâneos de São Paulo. Entretanto decidi dar um passo. Um primeiro passo: estar mais sensível aos olhares do Senhor. A começar em usar o que em “tese” é um concorrente ao flerte de Jesus como um artifício (ou, se preferir, uma ferramenta) para me aproximar de Deus. Substituí o conteúdo dessas parafernalhas tecnológicas. E encontrei alguns vestígios maravilhosos deste Deus cada vez mais Emanuel em minha vida.

Davi escreveu o Salmo 8 exaltando a criação de Deus e colocando o homem em Sua exata proporção perante à Obra de Deus. Davi pergunta: Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?

Jesus responde que o homem é a ovelha no qual Ele arrisca o rebanho todo (outras 99) para resgatar. Jesus responde que o homem é similar a uma dracma perdida, que ao ser encontrada é motivo de festa. O Senhor Jesus responde que o homem é tão importante para Ele que em Isaias 49:15 está escrito...

Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. Isaías 49:15

Permita-se à uma troca de olhares com Deus. Esteja sensível à presença de um Deus Emanuel. Então você logo se verá cantando...ainda que involuntariamente...


Deus esta aqui.
Tão certo como ar que eu respiro.
Tão certo como o amanhã que se levanta.
Tão certo como eu te falo e podes me ouvir


Nenhum comentário:

Postar um comentário