quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

A REPOSTA DE DEUS AO SOFRIMENTO

Vivemos num mundo que possui um sistema organizado para ir em desencontro com os valores do Reino de Deus. A lógica deste sistema é a injustiça, o caos e o maligno, desgraças que são fruto do egoísmo humano. A consequência disso?! O sofrimento! Por causa da injustiça, do caos e da maldade, frutos do egoísmo humano, o sofrimento se alastra. Num cenário como o mundo no qual vivemos é impossível um ser humano passar pela existência sem experimentar o sofrimento.
Diante desta realidade, o fato é que, de uma maneira ou de outra, nós cristãos, temos que lidar com as coisas “do mundo”, afinal de contas “estamos no mundo” apesar de “não sermos do mundo”!
Em João 16:33, Jesus alertou: “No mundo tereis aflições, contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo!”. Ainda no Evangelho escrito por João, um pouco mais à frente, no versículo 15 do capítulo 17, Jesus orou ao Pai dizendo: “Não rogo que lhes tire do mundo, mas que os proteja do Maligno”.
Interessante perceber que Jesus sabe que este lugar onde estamos, o “mundo”, é um local de sofrimento. Mais interessante ainda é ver Jesus orando ao Pai pedindo para que não nos tire do mundo. Jesus deseja que fiquemos aqui, mesmo sabendo que o mundo jaz no maligno. Ele complementa a Sua oração clamando ao Pai que nos proteja de sermos malignos (egos absolutos). Diante destas falas de Jesus podemos perceber nitidamente que Jesus nos quer bem aqui, no mudndo que jaz no maligno, no meio do sofrimento.
Então alguns questionamentos naturais seriam: Será que Jesus deseja que a gente fique aqui para sofrermos?! Mas qual o propósito, o sentido de Jesus nos querer aqui?
Para a primeira pergunta, que questiona se “Jesus deseja que a gente fique aqui para sofrermos?”, acredito que a resposta seria: “ - É claro que sim!”...então você pensaria: “ – Mas isso é contraditório, pois você está se referindo a um Deus que se identifica como Amor! Como pode um Deus que se diz amor nos colocar bem no meio de um mundo para sofrer?”.
É justamente neste argumento que está a chave do entendimento do propósito de Deus desejar que fiquemos aqui neste mundo, imersos no sofrimento. Os cristãos são os seres humanos que romperam com lógica rebelde do mundo. Essa turma de seres humanos, os cristãos, também conhecidos como igreja, corpo vivo de Cristo, já sabem quais são os valores de vida eterna, os valores do Reino inaugurado por Jesus de Nazaré. Jesus deseja que permanecêssemos aqui para sofrer, mas não qualquer tipo de sofrimento. Jesus deseja que, através dos valores do Reino que Ele inaugurou, nós, cristãos, nos identifiquemos com o Seu sofrimento por nós na cruz do Calvário e que tomemos a mesma atitude de entrega, que Ele propôs, para o próximo. Em outras palavras, Jesus nos convida a sofrer pelos outros, juntamente com os outros. Sofrer junto! Acolher o sofrimento do próximo e através deste gesto se fazer agente da graça do Pai na vida daquele que sofre. É o ato de se disponibilizar e cooperar com o Espírito Santo para trazer para a graça do Pai aqueles que estão aprisionados pela desgraçada lógica do mundo.
O problema é que somos egoístas e não entendemos isso. Achamos que nosso sofrimento é prioridade. Queremos o alívio imediato. Almejamos o céu e que “se lasque” quem ficar! Fazemos isso muitas vezes sem perceber!
Veja se você não se identifica com esse testemunho...
“O que não tem remédio, remediado está!”...esta é a frase, o ditado popular, testemunhado pelo Pastor Ed René Kivitz. Ele disse ter recebido um irmão com um grande problema. Ele ouviu o problema do irmão, orou, pensou em como ajuda-lo, e depois de um bom tempo de conversa, a mesma acabou sem solução. Por ser evidente que não havia o que ser feito, e por considerar que o irmão já estava conformado com o seu problema sem solução, o Pastor Ed pensou: “O que não tem remédio, remediado está!”. Passaram-se alguns dias, então o mesmo irmão procurou o Pastor para conversar. Então, para surpresa do Pastor, ele indagou: “ – Pastor, referente a nossa conversa de tempos atrás, você não tem nada a dizer?”. Pego de surpresa o pastor respondeu: “ – Mas a gente não tinha chegado ao consenso de que não havia solução para o seu problema!”. Então o irmão respondeu: “ – Ed, as vezes muito mais do que se precisar de uma solução para um problema, a gente procura alguém para caminhar junto conosco dentro do sofrimento! Muito mais que solução, as vezes precisamos de alguém que esteja disposto a sofrer junto, a compartilhar a dor”. Ao testemunhar isso, o próprio pastor Ed arrematou o pensamento dizendo: “ – Ali percebi o quanto somos incapazes de sofrer juntos!”.
Como somos incapazes de sofrer junto! Como o nosso ego nos cega o entendimento de que “sofrer junto” é “amar”.
Somos tão soberbos que achamos que temos soluções instantâneas. Soluções tipo “miojo lamen”, de preparo rápido, 5 minutos, vapt-vupt. Engraçado que agimos assim para os problemas das outras pessoas. Interessante ver o quanto é diferente quando desejamos tratar os nossos problemas e sofrimentos.
Nem toda pessoa que nos compartilha um problema, um sofrimento, uma angústia, procura solução. Muitas vezes procura apenas alguém que esteja disposta a sofrer junto! Ao invés de ouvir as soluções instantâneas, deseja ouvir um simples “sinto muito” seguido de um abraço acolhedor!
Precisamos a aprender que muitas circunstâncias só podem ser entendidas após as mesmas serem vivenciadas. Para o sofrimento, talvez a melhor justificativa para o mesmo seja dizer: “É a vida! A vida é assim! Viver é sofrer!”.
Jesus deseja que fiquemos aqui pois Ele nos vê como cooperadores para implantação de Seu reino. Deus deseja incluir os homens, através do Sangue de Jesus, na construção do Seu reino. Por isso Deus deseja que cada um de nós se torne gente como Jesus. Para que em Cristo a gente possa ser participantes da comunhão que existe na Trindade Santa, de forma que a gente possa ser sal para este mundo.
Arrisco dizer que a maneira mais próxima de se parecer com Jesus é assumir a atitude de se disponibilizar a sofrer junto. Jesus na cruz é Deus dizendo: “ – Sofro juntamente com vocês a consequência da queda humana!”
Acho que Deus ouve muitos de nós questionando à Ele sobre o sofrimento! Imagino o ser humano colocando Deus na cadeira dos réus e interrogando à Deus com a pergunta: “ – O que o Senhor tem a dizer sobre o Sofrimento?”
 A Então vejo Deus, mostrando os buracos dos pregos e dizendo: “Sobre o sofrimento...o que tenho a dizer é: Eu sofro Junto! E te convido a me imitar. Você é a resposta para o sofrimento! Você, a minha igreja, é a resposta para o sofrimento!”

Ele foi o primeiro a abraçar o sofrimento. Nos convida a ser imitadores Dele. Nos convida a nos assumirmos como resposta Dele para o sofrimento!
Encerro citando novamente um pensamento do Pastor Ed René Kivitz:
Diz ele que quando lê, em Apocalipse, Deus falando “estou fazendo novas todas as coisas” é imprescindível perceber o tempo do verbo “fazer”. Deus não está dizendo que “ainda” vai fazer. Ele diz que “já está” fazendo! Sendo assim, o nosso papel é cooperar com Deus para fazer tudo novo. Fazermos o nosso melhor, conscientes de que chegará o dia em que tudo será definitivamente novo. Enquanto este dia não chega, a gente segue fazendo nossa parte, bem aqui, no mundo, no meio do sofrimento, no exato lugar onde Jesus quer que estejamos, para que de glória em glória a gente possa colaborar para que tudo vá se restaurando. Assumindo a responsabilidade de cuidarmos uns dos outros, sofrendo junto, chorando junto, sorrindo junto, com a esperança de que um Novo Céu e uma Nova Terra será consumado na segunda volta de Jesus.
A Deus toda honra e glória!

Um comentário:

  1. Grandioso é o nosso Deus o qual nos faz realmente enxergar muitas coisas da qual nem imaginamos que passamos desapercebidos diante dos fatos reelevantes,amém
    Shalon Adonai!

    ResponderExcluir