segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME


Na oração, muito mais importante do que “o que dizemos”, é “onde vamos”. Talvez, por ter esta consciência, Madre Teresa de Calcutá deixou registrada na história um dos mais extraordinários testemunhos sobre oração:

Conta-se que certa vez alguém perguntou para Madre Teresa o que ela dizia para Deus em suas orações. Então ela respondeu: “ – Nada, eu apenas ouço!”. Diante da resposta da Madre, a mesma pessoa insistiu perguntando: “ – E o que Deus lhe diz?”. A Madre então respondeu: “ – Nada, Ele apenas ouve!”.

Orar é ir à presença de Deus! E para se ter uma ideia do quão este lugar é especial, há quem chame este lugar de “o lugar onde os anjos temem ir”! De certa forma, chega a assustar. O fato é que a o lugar no qual referimos como “na presença de Deus” é muito mais uma questão de consciência do que uma questão física. Deus tudo vê. Tudo está diante de Seus olhos. Tudo está diante Dele. Então, não há nada que não esteja diante da presença de Deus. Acontece que o que verdadeiramente faz a diferença é o fato de estarmos conscientes disso. De que não importa se estamos sentados num banquinho da praça da Sé ou trancafiados no nosso quarto em casa, sempre estaremos diante de Deus.

Em outras palavras o que quero dizer é que a vida de cada um de nós é uma oração constante. Pelo menos deveria ser. Foi assim que Jesus viveu. Em total comunhão com o Pai. Aliás por ter esta consciência Jesus não tratava o Criador com o título “Deus”. Jesus se referia ao Criador como Pai. Ele conhecia em plenitude o “Eu Sou”. 

Acho importante abrir um parente aqui...

Não estou dizendo que o "falar" de nossas orações não é importante. É sim! Aliás, o conteúdo de nossas orações revelam as intenções de nosso corações, afinal a boca fala daquilo que o coração está cheio (ou seja, não estou convidando à todos á negligenciar a maneira como se fala com Deus). Mas o fato é que mais importante do que o que temos para falar é onde vamos. De certa forma Deus, por ser Onisciente (saber tudo) já sabe o que desejamos falar. E ainda, mesmo que a gente se embaralhe em nosso falar, temos o Espírito Santo que intercede por nós junto ao Pai com gemidos inexprimíveis. O fato é que quando oramos, vamos diante à Presença de Deus. E sabe o que isso significa? Significa que experimentamos o Paraíso. Isso por que todo lugar onde Deus está presente é um Paraíso. Não existe um Paraíso no qual Deus não esteja presente. Inclusive aqui e agora, talvez tudo ao seu redor não seja um Paraíso por que falta-lhe a consciência da presença de Deus. Viver consciente de se estar na presença de Deus é experimentar, ainda que neste mundo, o Paraíso que Deus reserva para nós. Eu sinceramente creio que o Paraíso que nos espera não é um lugar, mas uma Pessoa: o próprio Deus. Mas caso você não pense assim, então creio ser importante lhe alertar algo: jamais o paraíso será mais importante do que Deus.

Fecha parêntese!

Sigamos em frente com o raciocínio..

É interessante observarmos que, vendo a maneira na qual Jesus se relacionava com o Pai, como os seus discípulos ficaram instigados a orar como Jesus. Resultado disso...pediram à Jesus para ensina-los a orar. Então Jesus ensinou-lhes a famosa oração do “Pai Nosso”.

É triste ver o quanto esta oração foi transformada em uma reza robotizada por muitos cristãos. É triste também ver o quanto esta oração fica de lado dentro do meio evangélico, justamente por que os mesmos acham que ela é uma reza.

A oração do Pai nosso é o resumo dos valores da vida de Jesus em palavras expressas (por Ele mesmo). É uma oração feita no plural, que não não conjuga o verbo na primeira pessoa diante de Deus. É uma oração que leva o próximo junto. Por isso é “Pai Nosso”, “Pão Nosso”, “Nossas Ofensas” (e olha que Jesus não tinha pecado), “Livrai-nos do maligno”...e por ai vai.

Lindo é ver o quanto Jesus exalta o Pai nesta oração. Um exaltar espelhado no próprio viver de Jesus. O “Santificado Seja o Vosso Nome” é (ou pelo menos deveria ser) o fundamento de toda a oração e viver da humanidade.

Então, afinal de contas, o que é santificar o Nome de Deus?

Uma das melhores respostas que vi veio na voz do Pastor Ariovaldo Ramos que disse: “Pedir para santificar o Nome de Deus é pedir para que Deus coloque às coisas em Seu devido lugar! Em outras palavras é pedir para Deus mudar em mim o que tiver de mudar, para que todos saibam que o Senhor é Deus, que Ele é o Pai Nosso.”

Esse fundamento muda o ponto de vista da perspectiva de nossas vidas.

Você olha para o seu filho problemático e ao clamar à Deus por uma ajuda, você ora:
“ – Senhor, santifica o Seu Nome na vida do meu filho!”.

Você olha para o seu marido alcoólatra e clama a Deus:
“ – Senhor, santifica o Seu nome na vida do meu marido!”.

Não faz sentido?

Deus para santificar o nome Dele... Ele concerta tudo. A santificação do Nome de Deus coloca as coisas em seus devidos lugares. Colocou Jesus na Cruz, por mais paradoxal que isso possa parecer!

É por isso que quando temos um ato de justiça para com o próximo, estamos santificando o Nome de Deus. A refeição, o lar, o emprego, a vida digna devolvida ao marginalizado nada mais é do que um ato de santificação ao nome de Deus. Da mesma forma que o arrependimento humano diante do pecado é um ato de santificação ao nome de Deus. Essa é a vida do Cristão.

“Santificado seja o Vosso Nome” é a oração, o viver, que põe tudo no seu devido lugar. Por isso o nosso viver deve ser para santificar o Nome do Senhor, como o viver de Jesus. É Nele, no Cristo, que vemos o verdadeiro viver projetado pelo Pai.

Faça do seu viver uma oração constante à Deus, consciente de que orar é entrar na presença do eterno, reconhecendo Ele como Pai. Sabendo que isso só é possível devido à entrega de Jesus na Cruz.

Precisamos viver a oração de forma que Deus nos faça reconhecer que todos somos iguais, fazendo com que este discernimento nos envolva no anuncio da mensagem de Jesus, para que todos tenham o mesmo privilégio de ser filho da maneira na qual Jesus é Filho de Deus.

Precisamos viver a oração de forma que Deus nos ajude a considerar a pessoa que está diante de nós, independente de quem seja (incluindo na lista os nosso piores inimigos), não como “o outro”, mas sim como o nosso próximo. Precisamos nos permitir ser agentes da Graça de Deus. Todos precisamos dela!

A medida da nossa necessidade da graça do Pai é a medida do nosso pecado, ou seja imensurável, pois custou a Vida de Deus, e a não há como se medir isso. Quanto mais tenho consciência do meu pecado, mais intensifico a minha experiência da graça no sacrifício do Cristo. Aqui habita o agir do Espírito Santo, que nos convence do quão somos pecadores e do quão precisamos do perdão do Pai. Nisto consiste a essência do plano de reconciliação do Senhor, que nos convida a buscarmos uma consciência de que o relacionamento que devemos ter com Ele é o relacionar-se espelhado na atitude do Cristo: vendo Deus como um Pai que ama simplesmente por que é Amor. Este é o relacionamento fundamental! Dele provém todos os demais relacionamentos. É a partir daí que nos vemos todos como irmãos, remidos através do Sangue de Jesus. Esse é um convite de Deus, que nos leva a ver que Ele deseja se relacionar com tudo e todos através do Papel de Pai! Isso é extraordinário, pois vai além do papel de Criador, do papel de Senhor, do papel de Deus...é a absoluta certeza de que Ele não nos vê como meros bonequinhos de barro...mas sim como filhos.

Penso que a consequência mínima que isso deveria provocar em nossos corações deveria ser, nada mais, nada menos, do que o simples desejo de se viver uma vida para santificar o Nome do Pai! Pensar assim é se comprometer a não mais negligenciar o tempo que se tem com Deus!

Termino dizendo que...

Por diversas vezes já repeti aqui a frase “Se existe um Deus, então há uma maneira certa para se viver”. Ouso dizer que conhecendo Deus como Pai, o mesmo Pai de Jesus, só há uma maneira de se viver...santificando o Seu Santo Nome! Uma vida assim, só é possível em comunhão com o Próprio Deus! Esse é o desafio e compromisso que temos de abraçar como verdadeiros cristãos!


EM TUA PRESENÇA - POR NÍVEA SOARES

Eu quero estar neste lugar
Onde o pecado é perdoado
E as culpas são levadas

Eu quero estar neste lugar
Onde o amor não se esfrie
E o fogo não se apague

Em Tua presença, Senhor Jesus
Em Tua presença, Senhor Jesus
Santo Espírito, eu me rendo ao Teu agir
Meu anseio é permanecer em Teu amor

Em Tua presença, Senhor
Em Tua presença ah ah
Em Tua presença, Senhor
Em Tua presença ah ah

Eu quero estar neste lugar
Onde o poder não me corrompa
Riquezas não me ceguem

Eu quero estar neste lugar
Onde o mundo não me atraia
Paixões não me seduzam

Em Tua presença, Senhor Jesus, eu quero estar
Em Tua presença, Senhor Jesus
Santo Espírito, eu me rendo ao Teu agir
Meu anseio é permanecer em Teu amor

Em Tua presença, Senhor
Em Tua presença ah ah
Em Tua presença, Senhor
Em Tua presença ah ah

Em Tua presença, Senhor
Em Tua presença ah ah
Em Tua presença, sim, sim, sim Senhor
Em Tua presença eu quero, quero estar

Santo Espírito, eu me rendo ao Teu agir
Meu anseio é permanecer em Teu amor

Em Tua presença, Senhor
Em Tua presença ah ah
Em Tua presença, Senhor
Em Tua presença ah ah
Em Tua presença, Senhor
Em Tua presença ah ah

Eu quero estar em Tua presença
Permanecer em Tua presença
Permanecer em Ti
Videira verdadeira, Jesus

Jesus, Jesus, Jesus
Não há nada que eu queira mais
Não há nada que eu precise mais
Que a Tua presença
Que a Tua glória

Jesus, Jesus, Jesus
Jesus, Jesus, Jesus

Jesus, atrai meu coração a Ti
Atrai meu coração a Ti

Dia após dia, mais fome
Mais sede de Ti
Dia após dia, mais fome
Mais sede, mais fome
Mais sede, mais fome

Mais fogo em meu coração
Mais fogo em meu coração
Mais fogo em meu coração
Fogo de amor, pelo meu Amado
Pelo meu Amado Jesus

Santo Espírito, eu me rendo ao Teu agir
Meu anseio é permanecer em Teu amor

Em Tua presença, Senhor
Em Tua presença ah ah
Em Tua presença, Senhor
Em Tua presença ah ah

Nenhum comentário:

Postar um comentário