sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

JUNTE-SE A NÓS!

Emanuel! Assim era como os Judeus chamavam Jesus Cristo! Emanuel, Deus conosco! Deus bem perto!
 
O fato é que um “xará” de Jesus, chamado Emanuel, um Iraquiano de “aproximadamente” (isso mesmo “aproximadamente”, você entenderá o porquê mais adiante) 17 anos, foi até um programa de TV chamado “The X Factory” (no Brasil temos um formato similar chamado “Ídolos”) fazer uma audição. Diante do palco cheio de luzes, uma bancada com os juízes. Artistas, músicos famosos. Por trás deles, uma plateia. Então, diante de tudo isso, Emanuel entra em cena e traz consigo sua história de vida! Seu corpo caminha evidenciando uma deficiência física. Ele é observado por todos, até que chega ao centro do palco e fica de frente ao microfone.
 
Um dos famosos jurados inicia a audição: “ - Olá amigo!”
Emanuel responde: “Como vocês estão?”.
O jurado sorri  e rapidamente emenda: “ - Qual seu nome?”.
O rapaz responde: “ –Emanuel!”.
Então o Jurado prossegue: “ – Emanuel! Quem veio te acompanhar hoje?”
Emanuel diz: “ – Minha mãe, minha prima, minha tia e meu irmão!”
“Qual sua idade?” pergunta o jurado.
Então Emanuel surpreende com a seguinte resposta: “Na verdade não tenho bem a certeza!”
Uma pausa ocorre. A surpresa se escancara no rosto dos jurados e da plateia! Então Emanuel segue:
“Quando fui encontrado pela minha mãe no Iraque, num orfanato,  não tinha certidão de nascimento. Sem passaporte, sem nada!”.
O silêncio segue! Todos estão surpresos. Então Emanuel explica:
 
“A minha história é que nasci no meio de uma zona de guerra. Eu e meu irmão fomos encontrados por freiras, dentro de uma caixa. Uma caixa de sapatos. Elas me levaram para um orfanato. Ouvíamos tiros. Barulhos que não compreendíamos. Vivíamos lá. Até que um dia, como se eu visse um anjo entrando no orfanato, vi pela primeira vez, Moira Kelly, hoje minha mãe. Inicialmente ela desejava apenas pagar as operações que tanto precisávamos. Mas depois, parece que ela se apaixonou por nós e decidiu ficar conosco. Hoje vivo com ela e meu irmão na Austrália”.
 
“- Ainda bem...”, responde o jurado!
Emanuel agradece: “Muito obrigado!”
O Jurado então segue o escopo do programa e pergunta: “ – O que você vai cantar?”
“ – Imagine, do John Lennon!” responde Emanuel.
O Jurado de bate-pronto responde “ - Lindo...”, então abaixa a cabeça e tenta assimilar a situação. Segundos depois, levanta o olhar para Emanuel e diz: “ – Boa sorte!”.
Emanuel responde “Muito Obrigado”.
 
Então a famosa introdução de “Imagine” começa a ser tocada no piano...e de forma muito tocante e muito afinada Emanuel canta:
 
Imagine que não há paraíso
É fácil se você tentar
Nenhum inferno abaixo de nós
Acima de nós apenas o céu
Imagine todas as pessoas
Vivendo para o hoje
 
Imagine não existir países
Não é difícil de fazer
Nada pelo que matar ou morrer
E nenhuma religião também
Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz
 
Você pode dizer
Que sou um sonhador
Mas não sou o único
Tenho a esperança de que um dia
Você se juntará a nós
E o mundo será como um só
 
Imagine não existir posses
Me pergunto se você consegue
Sem necessidade de ganância ou fome
Uma irmandade do Homem
Imagine todas as pessoas
Compartilhando todo o mundo
 
Você pode dizer
Que sou um sonhador
Mas não sou o único
Tenho a esperança de que um dia
Você se juntará a nós
E o mundo viverá como um só
 
...ao término da canção todos, jurados, plateia, todos estão emocionados e aplaudindo, de pé, a audição de Emanuel. Ao término dos aplausos os jurados falam do quão maravilhados estão com o que viram. Mas uma frase chama a atenção. Depois de todos os comentários, quando Emanuel está se retirando do palco, uma das juradas, enquanto enxuga as lágrimas, diz: “ – Faz nos pensar que tudo com o que nos preocupamos é tão patético!”.
Confira o vídeo na íntegra...
 
 
Assisti este vídeo hoje.  A sensação que tive foi “Deus glorificou e santificou o Nome Dele na vida deste rapaz!”. Coincidência ou não, ver uma pessoa como esta, agindo desta forma, justamente com o nome Emanuel, nos traz à tona a percepção do quanto Deus está imerso na humanidade. Imagino Deus assistindo a tudo isso e pensando: “ – Não...você realmente não é o único a sonhar com um mundo justo de forma que todos possam ser um em harmonia! Aliás Eu fui o primeiro a desejar isso!”
 
Deus é vento impetuoso que sopra onde desejar. Ele ama usar os menores para fazer as maiores coisas. Escolhe os incapacitados e capacita. Age naqueles que são pequeninos para que Suas grandes obras ganhem vida! Diante disso, afirmo que... sim, vejo este rapaz com uma atitude inspirada pelo Espírito Santo. É Deus usando o contexto para anunciar ao mundo que as nossas preocupações são patéticas! Que estamos olhando para o nosso próprio umbigo, deixando de cooperar com Ele para mudar a realidade da vida como um todo. Deus usou um programa “secular” para nos mostrar o quanto está imerso no mundo, no nosso sofrimento, e o quanto deseja mudar esta realidade. Ele idealiza uma realidade na qual todos nós possamos ser parecidos como Jesus. Por isso está imerso na humanidade, trabalhando, nos transformando, nos moldando como barros na mão do oleiro, para forjar em nós o caráter de Jesus.
 
 
Acredito que o primeiro nome deste rapaz não tenha sido Emanuel. Ele não tinha Certidão de Nascimento. Mas Deus lhe deu um nome. Chamou o esquecido e abandonado rapaz de Emanuel por que iria usá-lo para mostrar o quanto Ele, Deus, segue imerso na humanidade.
 
 
Deus buscou no Iraque, dentro de uma caixa de sapato, um menino mutilado, para que diante de uma rede nacional de TV evidenciasse que não existe desgraça que não possa ser transformada em Graça! Deus sabia que este rapaz estava ali. Assim como Ele sabia da moeda na boca de um peixe (Mateus 17:24-27).
 
Ao olharmos para este rapaz, vemos Deus cumprir Sua palavra mais uma vez:
 
“Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.
Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; ...”. Isaías 49:15-16
 
Deus cumpre esta palavra constantemente. Ele não se esquece de ninguém. Conhece cada um de nós em plenitude.
 
O fato é. Se Deus não se esqueceu de você, qual a Sua atitude diante disso!? Será que somos capazes de nos permitir ser encontrados por Deus de maneira que Ele possa glorificar e santificar o Nome Dele em nossas vidas!? Ou será que estamos tão preocupados com as coisas patéticas da vida que não percebemos Deus desejando agir em nós!?
 
Deus está cantando Imagine para ti através da voz daquele rapaz. Está lhe dizendo: “ – Fui o primeiro a sonhar com um mundo justo. Hoje muitos sonham com este mundo e cooperam comigo. É a minha igreja, o meu corpo místico cujo a cabeça é o meu Filho amado, Jesus! Junte-se a nós! Queria se juntar a nós e Eu lhe enviarei o Espírito Santo para lhe transformar!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário