quinta-feira, 25 de abril de 2013

O PAI DE TODOS OS PECADOS

Deus É o que Ele é. Quando perguntado por Moisés sobre quem Ele era, a resposta foi: “Eu sou o Eu Sou”. Esta resposta de Deus à pergunta de Moisés, o modo como Deus se auto define, nos remete ao Mistério dos Mistérios. Uma ampla via pavimentada de dúvidas se desenrola em nossa frente. Então olhamos para a Palavra e vemos o homem sendo definido como criado à imagem e semelhança de Deus. Em outras palavras, fomos criados à imagem e semelhança do Eu Sou o que Sou. Somos imagem e semelhança de um ser que não conhecemos (pelo menos por completo).

O Pastor Ariovaldo Ramos interpreta (assertivamente, creio eu) que quando a Palavra nos diz que somos criados à imagem e semelhança de Deus, ela está dizendo que esta imagem e semelhança vai muito mais além do fato de sermos seres inteligentes, seres que pensam. Isso por que os anjos possuem estes mesmos atributos e não são imagem e semelhança de Deus. O Pastor Ari nos diz que o que nos torna imagem e semelhança à Deus é o fator de sermos família, assim como Deus é, Unidade Trina. Somos imagens e semelhança por sermos em família uma só carne. Sendo assim, o elemento fundamental que nos torna imagem e semelhança de Deus provém de nossa (possibilidade) capacidade de sermos uma só carne, homem unido a mulher: a família. Uma unidade de muitos, assim como Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.

De fato há muitos mistérios sobre Deus. Mas do pouco que sabemos, de tudo o que está revelado nas Escrituras Sagradas, podemos afirmar algumas coisas sobre Deus. Dizemos que Ele é a Verdade, o Amor, a Vida, a Justiça, o Poder, a Paz, e tantas outras coisas que Deus nos permitiu conhecer em Sua Palavra. As Escrituras Sagradas nos remetem à um mesclado de revelações e mistérios. Faz isso no Antigo Testamento, mas creio que faz de forma explícita extraordinariamente na vida de Jesus. Não é à toa que seja assim, pois Deus é a própria Palavra.

Agora, feito este pano de fundo, acompanhe o raciocínio...Deus criou Lúcifer (um anjo de Luz) e o mesmo alimentou seu próprio ego e orgulho se fazendo demônio, e por consequência desejando tomar o trono do próprio Deus que o havia criado... Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança e o homem se fez imagem e semelhança do demônio.

O ato de “optar por aceitar a proposta do demônio para sermos auto suficientes” (ilusão, pois nada se sustenta sem Deus) é o que a Palavra chama de queda, ou rebelião do homem. Este é o fator que nos fez ser parecidos com satanás. Ao aderir à sua proposta, o homem direcionou a sua imagem e semelhança à de satanás.

O que nos torna imagem e semelhança à Deus é a capacidade de sermos uma unidade de muitos nos relacionando em amor. E o que nos torna imagem e semelhança ao demônio é optarmos por amar a somente a nós mesmos, viver crendo que somos auto suficientes, permitindo que o nosso ego se torne absoluto. Este foi o pecado de Lúcifer. Esta foi a contaminação que entrou no coração do homem. Este é o pai de todos os pecados: o Ego Absoluto. Esta é a lógica imposta pelo mundo. Nisto consiste a rebelião. O ego absoluto gera os demais pecados. É contra esta rebelião que devemos romper para que a gente possa ser a imagem e semelhança do Pai.

Isto nos evidencia que há uma maneira correta de amar. Ou em outras palavras, nos evidencia que para que a gente seja semelhante à Deus temos de seguir um modelo correto de relacionamento. Um modelo proposto pelo próprio Deus.

No antigo testamento este modelo é dado na lei de Moisés. É o primeiro mandamento: Amar à Deus sobre todas as coisas. Para que o segundo mandamento seja cumprido: Amar ao próximo como Deus nos ama. Em simples palavras, é como se Deus estivesse nos dizendo: Para ser semelhante à Mim, você precisa se relacionar tendo como premissa o amor que lhe proponho. Então ame à Mim acima de tudo para que você saiba como é amar da maneira que Eu, o Criador, proponho que a humanidade se ame.

Este modelo nos é exibido de forma explícita na vida de Cristo. Ele se relacionou com o Pai da maneira como o próprio Pai desejava que o homem se relacionasse com Ele. Submissão, dependência, obediência e amor.

Quando Jesus ensina os seus discípulos a orar, Ele diz: “Livrai-nos do mau”. Em outras palavras, “Livrai-nos do maligno”. Não no sentido do mau acontecer em nossas vidas, como um fator que vem de fora para nos atormentar. Mas no sentido de não nos tornarmos maldosos, no sentido de não nos tornarmos egos absolutos. Por isso os demais trechos da oração é sempre levando em conta o próximo: “Pai nosso”, “Pão Nosso”, “Nossas Ofensas”...e por ai vai. Não podemos ir à presença de Deus sozinhos, ainda que passando pelo Sangue de Cristo. Se fizermos isso, Deus nos fará a mesma pergunta feita a Caim: “Onde está seu irmão?”.

Deus nos fez para viver em harmonia com Ele e uns com os outros. Por isso a igreja é uma comunidade. Por isso somos seres relacionais.

O pai te todos os pecados é o ego absoluto. Ele resulta no orgulho absoluto. É um caminho sem volta. Nasceu da maneira errada de amar, que foi amar a si próprio mais que tudo. Amar sem que o amor passe pelo Amor que é Deus.

Lúcifer é nosso inimigo. Mas ousaria dizer que nosso maior inimigo é o nosso ego absoluto. Pois Lúcifer já foi derrotado na Cruz do Calvário...mas nosso ego luta diariamente contra nós mesmos tentando se tornar absolutamente independente de Deus. É por isso que Cristo nos diz: "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a vida por minha causa, este a salvará.”  Lucas 9:23-24

Que nosso ego seja crucificado diariamente junto à Cristo no Calvário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário