quinta-feira, 11 de abril de 2013

QUANTIDADE OU QUALIDADE?

Certa vez, durante uma celebração, ouvi um pregador, no auge...no ponto alto... da mensagem, dizer: “Se tiverem 1000 seres humanos na face da terra quando Jesus voltar, no mínimo 501 serão salvos, por que nem nisso Deus perderá para o diabo”.

É claro que no calor da mensagem, todos ovacionaram a lógica do pastor. Mas poucos, aliás, creio que, sinceramente, ninguém parou para pensar no que ele havia dito.

Sinceramente, não sei dizer se concordo exatamente com esse pastor. Mas antes de continuar com esta reflexão gostaria de dizer que não sou ninguém, aliás, sou “um nada”, para me achar capaz de afirmar se Deus tem como alvo quantidade ou qualidade. O que faço aqui é simplesmente intuir...é pensar.

Particularmente, creio que há uma linha tênue entre quantidade e qualidade. Não creio que Deus se importe exatamente com o fator “quantidade”.

Vejamos...

E levantaram-se aqueles homens dali, e olharam para o lado de Sodoma; e Abraão ia com eles, acompanhando-os.
E disse o SENHOR: Ocultarei eu a Abraão o que faço,
Visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra?
Porque eu o tenho conhecido, e sei que ele há de ordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, para que guardem o caminho do SENHOR, para agir com justiça e juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado.
Disse mais o SENHOR: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito,
Descerei agora, e verei se com efeito têm praticado segundo o seu clamor, que é vindo até mim; e se não, sabê-lo-ei.
Então viraram aqueles homens os rostos dali, e foram-se para Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante da face do SENHOR.
E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio?
Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruirás também, e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que estão dentro dela?
Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra?
Então disse o SENHOR: Se eu em Sodoma achar cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei a todo o lugar por amor deles.
E respondeu Abraão dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza.
Se porventura de cinqüenta justos faltarem cinco, destruirás por aqueles cinco toda a cidade? E disse: Não a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco.
E continuou ainda a falar-lhe, e disse: Se porventura se acharem ali quarenta? E disse: Não o farei por amor dos quarenta.
Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, se eu ainda falar: Se porventura se acharem ali trinta? E disse: Não o farei se achar ali trinta.
E disse: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor: Se porventura se acharem ali vinte? E disse: Não a destruirei por amor dos vinte.
Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, que ainda só mais esta vez falo: Se porventura se acharem ali dez? E disse: Não a destruirei por amor dos dez.
E retirou-se o SENHOR, quando acabou de falar a Abraão; e Abraão tornou-se ao seu lugar.
Gênesis 18:16-33

Ao olhar para Genesis 8, quando Deus conversa com Abraão sobre os pecados de Sodoma e Gomorra ainda que o diálogo tenha aparente foco na quantidade, percebo que Deus não está olhando para o número de justos. Deus está tratando com Abraão zelando pelos Justos, independente da quantidade dos mesmos. Tanto que no final deste diálogo, apenas Ló e sua esposa são considerados “justos”, e Deus pede para Abraão instruir Ló e sua esposa para saírem de Sodoma, pois ele iria destruí-la.

Então olha para o nosso redor. De certa forma, infelizmente vivemos em uma Sodoma Universal. Se Deus é o mesmo, ontem, hoje e sempre, será que Ele agirá de forma diferente!?

Acredito que Deus deseja sim, que a boa nova de Jesus Cristo chegue ao máximo de homens. Acredito que Ele deseja salvar todos. Mas não consigo acreditar que o foco da salvação englobe uma visão simplista no fator quantitativo. Deus sabe que nenhum de nós é qualificado. Deus sabe que o que nos qualifica é o sangue do Único que foi e é Qualificado: Jesus. Deus procura corações que O adorem em Espírito e em Verdade. E é impossível que um coração humano adore a Deus em Espírito e em Verdade sem passar pelo Sangue Santo do Cordeiro. Em outras palavras, é impossível que a gente seja qualificado sem reconhecer e passar pela Graça. Este é o parâmetro qualitativo. O Sangue do Cordeiro nos qualifica. A Graça nos qualifica.

Creio que Deus deseja sim salvar inúmeras pessoas. E o fator quantidade entra nesta questão. Mas creio que a salvação visa os que são qualificados na consciência de que a Graça concedida pelo Sangue do Cordeiro é o que nos reconcilia com o Pai. Esses por consequência se tornam adoradores em qualidade.

Pode ser sim, que o número de pessoas a serem salvas seja maior do que aqueles que não alcançaram a salvação, mas creio que deveríamos nos preocupar em, primeiramente, nos qualificar no Sangue do Cordeiro, e em segundo lugar, ai sim, colaborar, como veículos da graça, para que o Reino de Deus alcance o maior número de pessoas nesta grande Sodoma em que vivemos hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário