quinta-feira, 11 de abril de 2013

VOCÊ É EVANGÉLICO?

"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo.." Rm 1:16

Você é evangélico?

Não sei se você se identifica com o meu modo de pensar, mas em tempos como o nosso, onde os valores do Reino de Deus é distorcido (inclusive dentro das igrejas), é possível responder esta pergunta sem se envergonhar? Ou melhor, é possível responder esta pergunta sem ter que complementar uma explicação cuidadosa sobre a real visão do que é o termo “evangélico”?

Vamos um pouco além. Pare pense...

Por exemplo, atualmente, se olharmos para o Dízimo e para a Oferta, veremos que ambos acabaram se tornando motivos de chacota. E ainda, se tornaram momentos de “constrangimento” durante as celebrações de domingo. E muitas vezes o “constrangimento” ocorre com relação aos visitantes. Geralmente os pastores, ao ministrar esta parte da celebração, tomam um cuidado muito especial para resgatar o verdadeiro significado de ofertar/dizimar. Você pode dizer que eu estou exagerando. Respeito isso. Mas entenda, se de fato não existe um desconforto neste momento do culto, então por que o mesmo cuidado (para tratar desconfortos) não acaba acontecendo no momento de louvor, ou no momento de celebrarmos a ceia!?

Infelizmente a realidade que temos diante de nós é essa: pessoas que se dizem evangélicas, mas que não passam de mercadores da Palavra. Pessoas que manipulam versículos. Tiram os textos dos contextos, para usar os mesmos de forma a manipular uma massa sedenta por bênçãos. Pastores que usam Cristo para exaltar Mamôn. Pastores que enxergam fiéis como um mercado: Mercado Gospel.

Agora, se por um lado existem os manipuladores, por outro existem aqueles que se permitem serem levados como massa de manobra para um evangelho distorcido onde a Graça de Deus fica em último plano. É a teologia do mérito, da prosperidade, que infelizmente, muitas vezes resulta na teologia da culpa. Você não teve fé suficiente ...você não dizimou o suficiente... a culpa é sua.

Talvez, em dias como os nossos, Paulo diria: “Não me envergonho do evangelho de Cristo, mas me envergonho do que os evangélicos estão fazendo com o evangelho de Cristo”.

Estamos dizendo para lá e para cá: “Senhor, Senhor”...e estamos esquecendo de versículos como estes:

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
Mateus 7:21-23

Falta zêlo com o Evangelho de Cristo...falta amor!

Olho para a política do nosso país. Olho para a câmara dos deputados. Vejo homens que se dizem a “bancada evangélica”. Mas se de fato sou evangélico (que tem como base o verdadeiro Evangelho do Santo Jesus), não consigo me ver e me aceitar sendo representados por tais pessoas.

Esse é o sentimento que tenho no meu coração.

Se isso é ser evangélico...então não sou!

Que Deus prolongue infinitamente a Sua misericórdia sobre nossas vidas...ah como a gente precisa dela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário