quinta-feira, 13 de junho de 2013

ASSUMINDO A NATUREZA DO MESTRE

Certa vez um Mestre Oriental viu um escorpião que se estava afogando e decidiu tirá-lo da água. Quando o fez, o escorpião picou-o. Como reação à dor, o Mestre soltou-o e o animal caiu novamente na água. Então novamente lá estava o escorpião se afogando. O Mestre tentou tirá-lo outra vez, e o cenário se repetiu. Novamente o escorpião picou-o, e com a reação a dor, o Mestre o soltou e ele caiu mais uma vez na água. Perto dali estava um homem observando tudo ou que estava acontecendo. O mesmo se aproximou do Mestre e disse: “ - Perdão, mas tenho que dizer, você é muito teimoso. Não entende que cada vez que você tentar tirá-lo da água ele o picará?”. O Mestre então respondeu: “ - A natureza do escorpião é picar e isso não muda a minha natureza, que é ajudar!”. Então, com a ajuda de um ramo, o Mestre retirou o escorpião da água e salvou-lhe a vida.

Você já parou para pensar se Deus desistisse de nos salvar simplesmente por considerar a nossa natureza?

Imagino que nesta história somos como escorpiões se afogando. Deus está tentando nos salvar da morte e a gente está lutando contra Ele. O demônio aparece ao lado de Deus para argumentar dizendo “Por que insiste em salvar essas pessoas que só te machucam?”. E Deus responde: “ - A Minha Natureza é o Amor, vou salva-los mesmo sabendo a natureza deles.”

A nossa salvação não tem nada a ver com “o que a gente é”, mas tem muito a ver com o que Deus é. Somos seres corrompidos e venenosos como escorpiões. O veneno que corre em nós se chama pecado. Deus ao tentar nos retirar do lago de fogo recebeu nossas picadas. Isso aconteceu na Cruz do Calvário. Lá, Jesus levou sobre si o veneno de toda a humanidade. E fez isso voluntariamente. O galho estendido pelo Mestre ao escorpião é a Cruz do Calvário. Só por ela podemos ganhar a vida. Só por meio da Cruz saímos do lago da morte.

Não por merecimento. Por que somos merecedores do inferno. Não por boas obras, para que ninguém glorie-se em si, mas sim por Graça Divina, concedida pela natureza do caráter de Deus: o Amor.

Deus jamais mudará a natureza Dele por causa da nossa natureza. Ele também jamais deixará que o acusador dite as Suas atitudes. Ainda que o demônio diga que nós, escorpiões, somos rebeldes e iremos picar a mão do Mestre, Deus não irá desistir jamais de agir conforme a Sua Natureza. Nisto consiste a o favor que jamais mereceremos: Deus ser simplesmente quem Ele é e agir para conosco de acordo com a essência de Seu caráter e não de acordo com o que nós merecemos, ou seja, a morte.

Paulo nos diz: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17

Isso é extraordinário, pois Paulo está dizendo para todos nós que Jesus, além de nos tirar da situação de morte, Ele nos provê a possibilidade de uma nova natureza através do Seu próprio Espírito Santo. Em outras palavras, é como se o Mestre, ao nos tirar do lago da morte, nos dissesse: “ – A sua natureza, escorpião, é picar, a minha é o amor. Se você, escorpião, morrer para si e nascer novamente do meu Espírito Santo, deixará para trás a sua natureza venenosa e assumirá minha natureza que é o Amor em sua pura essência”. Cristo nos doa a Sua Natureza através de Seu Espírito Santo. Expandir a nossa consciência em pró deste novo viver, desta nova natureza, é renascer em Cristo. Assumir a natureza de Cristo é assumir uma vida de acordo com o Reino que o próprio Jesus anunciou. Por isso que em João 3.5 o próprio Jesus disse: “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”.

Jesus muda a nossa natureza. Só Ele é capaz de fazer isso.

E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
Apocalipse 21:5

Permita que Ele faça isso em ti. O Espírito Santo de Jesus se move em seu coração. Busque expandir a sua consciência para esse entendimento. Esse é o caminho para renascer em Cristo. Esse é o caminho para assumir a natureza que Jesus já te disponibilizou por amor.

Por que insistimos em picar a mão do Mestre que deseja nos salvar?

Obrigado Senhor por não desistir de nós, ainda que a gente, por diversas vezes, resista ao Seu Amor e Favor que jamais merecemos e mereceremos. Louvado seja o Seu Nome Jesus de Nazaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário