terça-feira, 25 de junho de 2013

ATÉ NISSO SOMOS FALHOS

“Pai, capacita-nos a receber suas bênçãos, por que até nisso somos falhos”

Certa vez ouvi uma pessoa orando assim, e confesso que num primeiro momento estas palavras soaram estranhas ao meu coração. Entretanto, depois de ruminar pensamentos sobre as mesmas, cheguei a conclusão de que esta é uma oração, não apenas válida, mas necessária. As Escrituras Sagradas nos contam o seguinte relato...

E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galiléia;
E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe;
E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós.
E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.
E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz;
E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.
E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?
Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?
E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.
Lucas 17:11-19

Receber uma benção não é sinônimo de ser salvo. Ser abençoado por um milagre, não é o mesmo que ter o nome escrito no livro da vida. Óbvio!? Será!? Então por que a prioridade para tanta gente é alcançar bênçãos e milagres e não alcançar salvação? Já parou para pensar nisso?

Imagino que diariamente Jesus cura não apenas 10, mas milhares de leprosos espirituais pelo mundo. Entretanto poucos são como este que voltou para agradecer a Jesus.

Entendo que Jesus tenha feito o milagre da cura dos 10 leprosos para atestar que Ele era o Messias. Só que dentro desse contexto,
é possível ver explicitamente que o único leproso que alcançou salvação foi o que voltou para agradecer a benção para Cristo. De certa forma podemos dizer que Ele alcançou salvação através do ato de gratidão. Ele reconheceu de onde nasceu o milagre e glorificou à Jesus por isso.

Em tempos como o nosso, é preciso identificar se estamos indo na euforia dos 9 leprosos, que são movidos pela consciência da benção em um fim em si próprio, ou se estamos no “time” do leproso que reconheceu que muito mais importante que a benção em si, é Quem detém o amor de abençoar!?

Creio que realmente é necessário ter discernimento para receber bênçãos. Não só no fato de identificar e reconhecer da onde veio a mesma e demonstrar gratidão, mas muito mais em não tornar a mesma uma “idolatria” pessoal.

Jamais a benção será maior do que o Deus que abençoa. E ainda, jamais uma benção será um fim em si própria. Creio que Deus opera bênçãos e milagres diariamente para que um propósito seja cumprido: Que Seu Santo Nome seja glorificado através da salvação de cada um de nós.

Agora, é necessário dizer algo importante: Nem todo conceito de milagre e benção que existe em sua mente é o mesmo conceito de milagre e benção no entendimento de Deus.

Em outras palavras, nem tudo aquilo que você considera uma benção ou um milagre, necessariamente, Deus irá considerar como o tal.

Da mesma forma, nem tudo aquilo que para você é uma maldição, para Deus será necessariamente uma maldição.

Ora pense: Ganhar na loteria, para você é uma benção. Mas Deus, em Sua Soberania, sabe que você poderá corromper o seu coração e passar amar mais o dinheiro do que à Ele.

Da mesma forma que você pode ser estéril, e considerar o fato de não poder ter um filho uma maldição. Mas Deus, em Sua Soberania, sabe que uma guerra está por vir, bem onde você vive, e que todas as crianças, inclusive recém nascidos, serão assassinadas.

Benção e maldição tem que ser analisada dentro de um contexto. O contexto do ser humano é a queda causada pela desobediência em achar que podemos viver sem Deus. Então é necessário sim clamar a Deus para que nos capacite à receber Suas bênçãos e milagres.

Acordar todas as manhãs é uma benção. Sentir dor de dente é uma benção. Envelhecer é uma benção. Estar vivo é uma benção. Poder participar da História da Redenção que foi escrita pelo próprio Deus é uma benção. Tantas outras coisas que para nós é o natural, se olharmos com uma visão clínica, usando as Escrituras Sagradas como lente, chegaremos a uma conclusão de que é uma benção. E nem para receber essas bênçãos somos capacitados. Desde o fato de cuidarmos da nossa saúde de qualquer jeito ao fato de nunca agradecermos. Nestas coisas simples e em tantas outras somos desqualificados.

Por estes e tantos outros motivos é necessário orar sim: Pai, capacita-nos a receber suas bênçãos, por que até nisso somos falhos.

Somos falhos em tantas coisas...em orar, adorar, arrepender-se, perdoar, louvar, prestar culto...a lista é enorme!´

A boa notícia é que no Espírito Santo de Jesus, podemos sanar estas falhas. Não é à toa que Ele intercede por nós através de gemidos inexpremíveis.

Que o Senhor mantenha sobre nós a Sua Graça e Misericórdia no Santo Nome do Senhor Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário