quarta-feira, 19 de junho de 2013

JOGUE FORA A AGULHA E A LINHA

Culto (que deveria ser Celebração) de Domingo. Igreja lotada. O Pastor diz: “ – Vamos Adorar ao Senhor”. A equipe de louvor então se levanta, cada um pega o seu respectivo instrumento e então começam a tocar um louvor. De domingo a domingo, a cena se repete. O mundo “gospel” invadiu os cultos. Transformou a adoração em produto. E muitos de nós, aderimos ao mercado, nos tornamos consumidores. O louvor se tornou a embalagem da adoração. O homem resumiu a adoração ao louvor. Fez dela um produto que possui prazo de validade, pois quando uma música sai de moda, e se torna enjoativa, logo a equipe tem que buscar novos louvores no mercado para que o culto seja atualizado. Da mesma forma, o “astro” Gospel se torna aficionado em gravar álbuns. E quando a sua música já está caindo nos “tops 10” das rádios evangélicas ele sai que nem um louco para ir a um estúdio gravar um novo álbum. A música gospel se tornou Baal. Idolatria. Antes a funcionária pública, o vendedor de carros, o motorista de ônibus, o caixa de supermercado ...louvavam a Deus no domingo, por amar a Deus. Hoje, os mesmos, louvam com propósito diferente: “$uce$$o”.

Confesso: já desejei estas luzes, já me iludi com isso. Já desejei fazer parte de “bandas” do meio gospel. Escrevia canções pensando que poderia mudar vidas, mas por trás disso tudo havia um “pinguinho” de vontade de tocar em “marchas para Jesus” e tantos outros eventos do meio gospel. Me faltava entendimento. Mas graças à Deus, hoje, posso dizer que sou liberto disso.

O mundo gospel é um ambiente de vaidade. Existem exceções. Mas são raras. Na frente do palco, o show é uma benção. Nos camarins, atrás dos palcos, o diabo deita e rola distribuindo invejas, orgulhos e manipulando tantas outras desgraças. Fico pensando em artistas famosos que dizem: “ – Me converti”. Então passam a dedicar a vida a ser um “Astro Gospel”. Penso: “ – Só trocou o estilo Musical”.

Martin Valverde, um cantor católico (que escreveu o lindo louvor "Ninguém te ama como eu") certa vez disse: "Se quer cantar para Jesus não busque a fama, busque a eternidade". E seguindo sua lógica, o mesmo diz: “Qualquer cantor pode fazer uma canção de amor, mas só Deus pode fazer com que o Amor seja feito canção”. 

Como sinto que falta isso no mundo evangélico. Pessoas buscarem a eternidade em seu modo de servir à Deus. Pessoas deixarem que Deus faça de Seu Amor uma linda canção em nossas vidas. 
Me lembro de certa vez, quando ainda era católico e tocava todo domingo na missa, a minha mãe recebeu um pastor em casa. Logo que entrei pela porta ela me apresentou ao pastor: “ – Este é meu filho, ele toca na igreja”. O pastor então disse: “ – Ah, então ele é um levita”. Na hora, sinceramente não entendi. Mas hoje, à luz do entendimento da Palavra, sinceramente, creio que ele foi bem infeliz no comentário. Por que será que as pessoas insistem em permanecer na primeira aliança? Por que se esquecem da segunda e definitiva aliança consumada por Cristo?

Essa é a realidade de muitas pessoas que são enganadas por pastores. Vivem na antiga aliança. Vivem sobre a lei de Moisés, sem ter Jesus como lentes de entendimento da mesma. Escute os louvores nas rádios e preste atenção nas letras. Veja os pastores pregando na televisão. Na grande maioria dos casos, a essência da mensagem está totalmente fora da boa nova de Jesus. Milagre, o Sobrenatural, se tornou natural. Parece que Deus se tornou um Pai de criancinhas mimadas que entra na loja de brinquedos e não sabem ouvir um não. Rolam no chão, esperneiam, até conseguirem o seu brinquedo, a sua benção.

No velho testamento, o homem construiu uma “imagem” de Deus. Vendo Deus que a imagem que o homem tinha construído sobre Ele era totalmente distorcida, Ele se esvaziou, desceu e veio, em Jesus, reconstruir a mesma. Por isso Jesus tantas vezes disse: “Ouvistes o que foi dito... Eu porém vos digo...”. Mas o homem insiste em reconstruir a “imagem” distorcida que ele tinha sobre Deus antes dos ensinamentos de Jesus.

Hoje, as instituições evangélicas estão lotadas de pastores que estão entregando aos fiéis, agulha e linha, e induzindo os mesmos a costurar novamente o véu rasgado por Jesus na Cruz do Calvário. E o pior: as pessoas estão aceitando. Fazem isso por que não pensam. Possuem uma fé estática. Paralisada. Estacionada em um evangelho deturpado. É como se no curso de batismo, o irmão recebesse o ensinamento: Para ser cristão é proibido pensar.

Será que adorar é simplesmente tocar louvores? Será que todas as canções do mundo gospel são louvores? Será que vale a pena ser levita? Será que vale à pena ser um astro gospel? Será que a minha adoração é um produto? Será que vale a pena ser evangélico?

Nem todo evangélico é cristão. Nem toda música que fala de Deus é louvor. Nem todo louvor evangélico é uma adoração à Deus. Nem todo cantor gospel é um adorador de Deus. Nem toda igreja evangélica é igreja de Cristo. Nem todo templo é casa de oração. Nem todo pastor prega a aliança definitiva de Cristo. Nem todo dízimo é investido na obra do Senhor. Nem todo milagre que ocorrem nas igrejas evangélicas é feito por Deus. Nem toda vitória pregada nas tvs são vitórias. Nem toda libertação pregada na igreja evangélica lhe tornará livre em Cristo Jesus.

O que você tem em mãos? A misericórdia de Jesus ou agulha e linha? A graça de Jesus ou agulha e linha? O Amor de Jesus ou agulha e linha?

Estamos adorando a Deus ou costurando novamente o véu do templo?

Crer é pensar. Ser Cristão é pensar os pensamentos de Cristo. Pensar como Jesus.

Procuro alguém pra resolver meu problema
Pois não consigo me encaixar neste esquema
São sempre variações do mesmo tema
Meras repetições
A extravagâncias vem de todos os lados
E faz chover profetas apaixonados
Morrendo em pé rompendo a fé dos cansados
Com suas canções
Estar de bem com vida é muito mais que renascer
Deus já me deu sua palavra
E é por ela que ainda guio o meu viver
Reconstruindo o que Jesus derrubou
Re-costurando o véu que a cruz já rasgou
Ressuscitando a lei pisando na graça
Negociando com Deus
No show da fé milagre é tão natural
Que até pregar com a mesma voz é normal
Nesse evangeliquês universal
Se apossando do céus
Estão distantes do trono, caçadores de deus
Ao som de um shofar
E mais um ídolo importado dita as regras
Pra nos escravizar.
É proibido pensar (5x)
Procuro alguém pra resolver meu problema
Pois não consigo me encaixar neste esquema
São sempre variações do mesmo tema
Meras repetições
Meras repetições
É proibido pensar

Que o Senhor não tire sobre nós o Seu amor e a Sua misericórdia. Que Ele não tire sobre as nossas vidas a Sua Graça concedida através de Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário