quarta-feira, 19 de junho de 2013

É VOCÊ OU NADA

Todos os publicanos e "pecadores" estavam se reunindo para ouvi-lo.
Mas os fariseus e os mestres da lei o criticavam: "Este homem recebe pecadores e come com eles".
Então Jesus lhes contou esta parábola:
"Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la?
E quando a encontra, coloca-a alegremente sobre os ombros
e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida’.
Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se".
Lucas 15:1-7

É mais um dia em que você chega em casa cansado. Senta-se no sofá e liga a televisão para assistir as notícias do Jornal Nacional e se atualizar. Então o Willian Bonner diz: “ – Atentado terrorista mata 1 homem na Jordânia”. Então, meio que automaticamente, você pensa: “ – Mais um”.

Muito longe de ser um conto, esta é uma realidade muito comum que vivemos. Então você vira para mim e pergunta: “ – Tudo bem, mas o que tem a ver o fato de mais uma pessoa morrer nos cafundó do mundo com a parábola da ovelha perdida?”.

Para você, para o Willian Bonner, para milhões de brasileiros e para milhões de pessoas do mundo inteiro, que ouvem uma notícia como esta, o morto é apenas “mais um”. Entretanto, para o pai, a mãe, irmãos do homem que morreu, ele não era apenas “mais um”. Para a mãe, ele é o filho que ela carregou no ventre, amamentou, deu banho, enfim, cuidou com todo carinho. Para o pai, ele é o filho que ele levava na escola, todos os dias de manhã, e ensinava, com carinho e cuidado, os valores da vida. Para os irmãos, ele era o parceiro de jogos e brincadeiras. Enfim, a visão é diferente.

É assim que Deus nos vê. É assim que Deus enxerga todos os filhos. Deus é o Pastor que olha para “100 ovelhas” e não vê “100 ovelhas”. Deus é o Pastor que olha para “100 ovelhas” e vê “Suas ovelhas”.

Muitos fariam uma conta para saber se vale a pena: 1 ovelha de 100 é 1% do rebanho. Mas Deus não faz esta conta, para Ele todas as ovelhas valem a pena.

Travestis, pedófilos, assassinos, altruístas, amorosos, bondosos, egoístas, drag queens, punks, metaleiros, mendigos, engenheiros, cafetões, traficantes, padres, pastores, espíritas, macumbeiros, piloto de fórmula 1, camisa 10 do Barcelona, todos esses e todos os humanos que você pensar, essas são as ovelhas deste Pastor, Jesus.

Sim, é exatamente assim. Imagine o time de futebol do Bragantino, 11 titulares, 11 reservas. Deus não enxerga, simplesmente, 22 ovelhas. Ele enxerga Suas ovelhas. Pense na sua empresa. Digamos que tenha 1000 funcionários. Deus não enxerga 1000 ovelhas. Deus enxerga Suas Ovelhas. Digamos que o Brasil tenha, hoje, (arredondado e chutando) 7 milhões de pessoas. Deus não enxerga 7 milhões de ovelhas. Deus enxerga Suas Ovelhas.

Sabe aquele teu chefe (que também é uma ovelha), que olha para você como se você fosse um número, um “cifrão”. Deus é exatamente o contrário. Deus não te enxerga como um número. Você não é mais um. Não é uma estatística. Você é único. Cada ovelha do Senhor é única. E justamente por isso Deus tem um amor sem igual por cada ovelha que ele tem.

Voltemos ao Willian Bonner. Pense no homem da notícia (que foi morto). Para o pai desse homem, a morte dele é como se fosse uma punhalada no coração. Uma dor imensurável. Incapaz de ser contabilizada. Da mesma forma, quando uma ovelha se desgarra do rebanho e vai para a morte, o Pastor, o bom Pastor, sofre uma punhalada no coração. Cada filho de Deus que vai para o abismo da morte, é como se Deus recebesse um “murro” no coração.

Jesus pergunta: Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la?

A resposta para esta pergunta é: Ninguém! Só Jesus faz isso.

Para Jesus, é você ou nada. Pois você não é mais um. Não é mais uma ovelha. Mais um ser humano. Você é a ovelha Dele. Criação Dele. Não importa quem você seja ou quem você foi, para Deus é você ou nada.

Olhe para a parábola. Perceba que as ovelhas que não se perderam não possui a necessidade de ter o mesmo cuidado que uma ovelha perdida. O cuidado com uma ovelha perdida deve ser mais especial. O Pastor vai tratar da mesma pessoalmente, pois Ele sabe que ela está passando fome, frio, sede, e que nestas circunstância, a morte será o seu fim. A ovelha se perdeu por que é irracional. Ela não saberá se cuidar sozinha. Ela depende do Pastor.

Cada vida perdida é uma dor insuportável ao coração de Deus. Isso por que Deus ama cada um de nós e ao optar por isso, se “vulnerabilizou”, pois o amor nos torna vulnerável. Tanto para a alegria quanto para a dor.

A alegria do Pastor ao encontrar a ovelha que se perdeu é indescritível. Ele a carrega nos ombros. Ele a leva de volta para casa e faz uma festa para celebrar o fato de tê-la encontrada.

Muitas vezes costumamos dizer “O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará”. Isso não é um clichê. Não é um chavão. Muito menos uma frase feita. Esta é uma frase que só quem é ovelha pode dizer. Só quem é consciente de que é ovelha e que o seu Pastor é Jesus pode afirmar isso. E digo mais, ao invés de dizer “O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará” a verdadeira ovelha de Cristo diz “O Senhor é o nosso Pastor e nada nos faltará”, pois a ovelha de Jesus pensa no rebanho como um todo.

Jesus cuida das Suas ovelhas. É Ele que alimenta, que da nome, que leva, que guia cada ovelha. Ele que diz o que cada ovelha deve fazer, para onde ir e para onde não ir. Ovelhas não ousam dar um passo sem o Seu Pastor. Cada ação da ovelha é dependente Dele.

Somos ovelhas. Todas iguais. Todas dependentes do Bom Pastor. Talvez o Pastor esteja empenhando um cuidado maior atrás de ovelhas perdidas. Isso não é motivo para nos desgarrarmos do rebanho. Devemos permanecer em obediência ao Pastor. Aguardar a Sua volta.

Caso você esteja fora do rebanho, a igreja (não instituição), a turma que rompeu com a rebelião, saiba que o Pastor deseja te encontrar. Ele já deu a própria Vida em seu resgate. Fez isso na cruz.

Sobre a luz deste entendimento, saiba que o seu momento não te define como pessoa. A sua situação não te define como pessoa. Da mesma forma que o que você tem em mãos não te define como pessoa, pois muitas vezes confundimos o que nós somos com o que nós temos, e isso não é verdade. Somos o que Deus diz que somos. Ovelhas. E Ele nos ama. Ele arrisca tudo por você. Não há preço que seja alto para Ele, para que Ele lhe tenha em resgate. Nem a vida do próprio Filho. O Pastor é louco por você. Para Ele, a alegria está em ter você por perto.

É você ou você. É você ou nada. O Pastor te procura.

Que cada um de nós permita que Ele nos encontre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário