sexta-feira, 7 de junho de 2013

OLHE AO SEU REDOR

Se Deus existe, então há um jeito certo de se viver. E qual é este jeito certo de se viver?! Onde está a referência que devemos ter como base para viver?

Jesus é a resposta! Em Jesus vemos Deus como é e o homem como deve ser. Em Jesus podemos nos tornar gente, como gente deve ser. Humanos como o ser humano deve ser. Humanos como Jesus.

Nisto consiste o objetivo de todo cristão: ser imitador dos atos de Cristo.

Bom, mas se é esta a busca de todo cristão, então há uma premissa a ser considerada antes de assumir o compromisso de se tornar um imitador de Jesus. Esta premissa é a resposta da pergunta: Quem é Jesus para você?

Para algumas pessoas Jesus é simplesmente “um grande líder” ou “um grande mestre”. Para outros, Jesus é um homem muito poderoso, afinal Ele executou extraordinários milagres.

Mas o que a Palavra nos revela é muito mais que isso. Jesus é o próprio Deus encarnado. O Verbo que se fez carne. Jesus é o próprio Deus que se esvaziou e desceu para habitar em nosso meio. Um ser 100% homem e 100% Deus. Não um ser semi-deus (50% Homem e 50% Deus) como Perceu (assista o filme “Fúria de Titãs” e entenderá) da mitologia grega.

Jesus é Deus. Soberano. Poderoso. O que era infinitamente antes, o que é hoje e sempre será. O único que pode dizer “Eu Sou”.

Nós somos humanos. Somos convidados a enxergar a Cristo como um ser 100% Deus e 100% humano. Mas o fator no qual temos que nos basear a ser imitadores de Jesus é o lado 100% humano, pois nisto consiste o nosso propósito: ser seres humanos.

Sendo assim, qual o principal poder proveniente de Cristo em Sua humanidade?

O Amor! Ele é o Amor. Por isso interpretamos Deus como Amor. E é do Amor que nasce a misericórdia, o perdão, a doação, a paz e tantos outros elementos provenientes da Bondade Suprema de Deus.

O Amor nega a si mesmo para que o outro seja amado. O Amor se doa ao outro. O Amor se importa. Se compadece.

Quer ser um imitador de Cristo??? Ter o mesmo poder do lado 100% humano de Jesus?? Então...comece assim...



Um pequeno ato pode parecer simplesmente pequeno. Um pequeno ato pode parecer inútil. Pode parecer um nada. Um grão de areia. Mas o lado 100% Deus de Jesus faz o “simplesmente pequeno”, o inútil, o nada, o grão de areia se multiplicar. Ele fez isso com pães e peixes. Se o pão que você tem em mãos é um pequeno olhar, um pequeno abraço, pagar uma passagem para uma pessoa que foi roubada voltar para casa, pagar um almoço para um morador de rua, ou qualquer ato que aos seus olhos seja “ridículo”, não deixe de fazer. Faça-o e entregue nas mãos de Deus. Ele irá multiplicar o seu ato. O grão de areia será transformado em uma gigantesca duna. Muito mais que valer a pena, vale vidas. E vida, sempre vai valer mais!

O cristão constrói rampas antes de construir escadas. O cristão pensa primeiro nos excluídos antes de pensar na massa. O cristão pensa primeiro no próximo antes de pensar em si mesmo.

Faça isso. Seja um agente da graça de Deus no anonimato. Faça isso consciente de que não somos salvos por boas obras e sim pelo favor imerecido de Deus, mas que fé sem boas obras é uma fé morta. Faça isso para que o seu viver seja a pregação do evangelho de Cristo.

Recentemente recebi um convite de aniversário de um grande amigo. No mesmo, além da data, hora e local, havia um dizer “Quem desejar me presentear, não traga presente para mim. Traga um kilo de alimento não perecível”. Este meu amigo me relatou que encheu praticamente 2 vezes o porta mala do carro. Doou para instituições que ele conhecia. Então pensei...esta é a essência de um cristão, tirar o foco de ‘si”, ainda que no dia de seu próprio aniversário, para que as pessoas percebam que existe gente precisando ser acolhida.

Olhe ao seu redor. Mantenha os ouvidos, olhos...todos os sentidos sensíveis ao próximo.


Que o Senhor torne o nosso viver uma pregação da mensagem de Cristo. Que os nossos corações possam se disponibilizar a isso e assumir este compromisso com a boa nova de Cristo. Que os nossos sentidos estejam sensíveis aos nossos próximos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário