terça-feira, 11 de junho de 2013

QUANDO FALTAM PALAVRAS PARA SE EXPRESSAR A DEUS

Muitas vezes quando vou orar, sinto que não consigo achar as palavras exatas para me expressar. Quando isso acontece, acabo minhas orações com a sensação de que faltou algo. Então penso, será que Deus entendeu realmente o que quis expressar!? Deus tem todo o entendimento e é óbvio que Ele sabe de Tudo. Mas a sensação, não da para negar, vem e fica presente.

Bom é saber que Deus, em Sua Soberania, é conhecedor de toda a linha do tempo: futuro, passado e presente. Para Ele não existe linha do tempo. E neste sentido, é impossível decepcionar à Deus, pois Ele tudo sabe. Como decepcionar alguém que já sabe o que vai acontecer?

Acho necessário abrir um parêntese aqui...

Isso não é justificativa para viver de qualquer maneira e muito menos orar de qualquer jeito. Não, isso está longe de ser um entendimento chave para viver com “desdém”, pois Deus já sabe o que vai acontecer. Pelo contrário, devemos viver o bem para que nossas vidas venham a cumprir os pensamentos bons que Deus tem a nosso respeito.

...fecho parêntese.

Mas dentro deste contexto, é preciso reconhecer que somos falhos em coisas que jamais passa pela nossa mente. Somos falhos em...

...orar
...louvar
...adorar
...agradecer
...receber bênçãos
...abençoar
...amar
...perdoar
...servir
...se arrepender
...e tantas outras coisas que não admitimos!

Deus sabe disso. Sabe que somos falhos até nessas coisas. Por isso que, consciente disso, Deus nos ajuda através do Espírito Santo:

E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
Romanos 8:26-27

Deus muito mais que ouvir louvores e orações, ouve sentimentos. Deus muito mais que ler a mente e o pensar das pessoas, lê o coração e seus sentimentos. Deus discerne sobre corações e sentimentos. Deus, muito mais do que enxugar lágrimas, lê lágrimas. Muito mais que ver um ato de gratidão, Deus lê a gratidão. Deus muito mais que ver a adoração, sente a adoração e tudo o que move a mesma.

Já se deparou com momentos em que a gratidão a Deus é tanta que não há palavras para expressar? Momentos em que dá vontade de sair pulando de alegria no meio da multidão, cantando para Deus sem se importar com o que os outros vão pensar? Momentos em que as palavras não são suficiente?

Então, Deus lê o exato sentimento. Lê o coração.

Da mesma forma, já se deparou com um momento em que você se sente humilhado, injustiçado e esquecido em um vale escuro, e faltam as palavras para falar com Deus? O desejo está presente para você se expressar, mas você não consegue.

Então, Deus lê o exato sentimento. Lê o coração. Lê a alma. Lê o nosso espírito.

E sabe como Deus lê? Lê com o “sentir do Seu coração”. Deus assume os Seus sentimentos em momentos assim, quando faltam as palavras para se expressar. Ele se torna imerso em nós.

Jesus de Nazaré é um Deus extraordinário! Conhecedor de tudo. Um Deus que se importa. Que se alegra junto. Que se entristece junto. Que tem pensamentos bons a respeito de Seus filhos. Que ama cada um de Seus filhos mesmo conhecendo suas falhas. Que não faz acepção de pessoas. Recebe todos de braços abertos. Um Deus que se faz presente para nos ajudar a se relacionar com Ele mesmo, pois sabe que até nisso precisamos ser ajudados. Por isso que Sua graça e misericórdia se renovam e correm atrás de cada um de nós todos os dias.

Quando as palavras faltarem, no louvor, na oração, na adoração...apenas deixe o coração sentir. Quando não tiver palavras para se expressar...siga sentindo...arrependimento, gratidão...apenas sinta. Deus fará a parte Dele. Ele lerá o seu coração através do sentir do Coração Dele.

Como descrever, como explicar
O amor que vai de leste a oeste
Pra me Resgatar
Tu me conheces bem e sabes quem eu sou
Não há como me esconder de ti, tu sempre sabes onde estou

É de coração tudo o que eu fizer
Um hino de louvor a Jesus de nazaré
E se as palavras não mostrarem como é grande a minha gratidão
Mesmo assim senhor receba o meu louvor, é de coração!

Não vou esquecer, não vou desprezar
O amor que tu me revelaste pra me resgatar
Tu me conheces bem e sabes quem eu sou
Não há como me esconder de ti, tu sempre sabes onde estou


Que o nosso coração, a nossa alma, o nosso espírito, o nosso ser, o nosso viver seja uma leitura agradável à Deus.

4 comentários:

  1. Perfeita resposta q veio de DEUS pra me,, OBRIGADA SENHOR por ser PRESIDENTE em minha vida!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atravez dessas palavras DEUS me respondeu. Me fez sentir cda vez mais a PRESENÇA DELE em me,,AMÉM!!!

      Excluir