quarta-feira, 8 de maio de 2013

A DÚVIDA AMORDAÇADA

A Palavra de Deus é o manual da Vida. Foi escrita por homens inspirados pelo Espírito Santo Autor da Vida. As Páginas Sagradas nos revelam um Criador desejando se relacionar com Suas criaturas. Um Deus que se mescla em uma revelação explícita aos olhos humanos através de Jesus, o Messias, e um tremendo mistério que se auto define como Eu Sou o que Sou.

Bato na tecla de que as dúvidas são naturais perante um Ser tão extraordinário como é o nosso Deus. Então por que será que existem igrejas que não admitem ter dúvidas? Por que existem igrejas que insistem em dizer que possuem uma verdade absoluta? Por que existem pastores que se veem na obrigação de ter uma verdade absoluta? De se ter uma resposta para tudo? Por que existem pastores que não adimitem responder um "não sei"? Por que existem pastores que acham que possuem em suas mãos a verdade total sobre a Palavra?

Acredito que a dúvida neste sentido é enxergada como a falta de fé. Aquilo que fere um dos principais princípios do cristão: a fé em Deus. Afinal, ser cristão é ser um fiel.

Engraçado que quando se entra em um paradoxo, ou em um determinado mistério para se sanar uma dúvida, frases como “este conhecimento só pertence à Deus”, “Deus não permitiu o homem chegar a este entendimento”.

Acredito sim que o entendimento do homem não alcança diversos mistérios de Deus. Mas não concordo que frases como estas sejam a mordaça que abafa as dúvidas do Cristão. Sim, pois creio que o cristão jamais deve deixar que nada...absolutamente...nada lhe “lime” a vontade de conhecer mais e mais sobre o Deus no qual Ele está comprometido a servir.

E insisto, dúvidas nem sempre é pecado. Pelo contrário...dúvidas muitas vezes podem ser bênçãos. Eu sou um exemplo vivo disso. Tinha diversas dúvidas acerca do sofrimento humano. E ao ir atrás de respostas descobri muitas coisas sobre Deus que me fizeram aprofundar ainda mais a busca em conhece-lo. É claro que não consegui todas as respostas que eu desejava. Mas com certeza adquiri muito mais conhecimento de como avançar na busca de encontra-las.

Dúvidas movem a nossa fé. Movem no sentido de adquirir mais conhecimento sobre como se relacionar com esse Deus maravilhoso revelado nas Escrituras Sagradas. Uma resposta adquirida gera outra dúvida, que gera outra resposta, que alavanca outra dúvida. Cada resposta é uma glória permitida por Deus. De glória em glória seguimos para o Alvo: Jesus.

A busca por respostas move nossa fé. Faz nossa fé estar em constante contato com o Sagrado.

O Ator e Diretor Britânico Peter Ustinov certa vez disse:

Qual prova de loucura seria mais irrefutável do que a incapacidade de ter uma dúvida?

A vida é dúvida e fé sem dúvida nada é senão morte.

Não deixe que homens ou que a religião amordacem os seus questionamentos. Tenha em mente que um questionamento deve ser movido pela bondade. No sentido de intenciona-lo (o questionamento) a entender melhor o fator “relacionar-se com Deus”. Ouse pedir à Deus que abençoe as suas dúvidas. No sentido de saber quais as perguntas que lhe levarão ao melhor conhecimento à respeito do Pai.

Você talvez não obterá todas as respostas. Mas não desista de obtê-las. Pois sem perceber, estará cada vez mais próximo de Deus.

O oposto da fé é o medo. Não tenha medo de pensar. Não tenha medo de perguntar. Não tenha medo de ter dúvidas. Não tenha medo em reconhecer que você não tem conhecimento em um determinado assunto. Não tenha medo em dizer um "não sei".

Apenas assuma a responsabilidade de viver a sua vida agregando os valores do Reino de Deus à todas as respostas que Ele lhe revelar. Assuma a responsabilidade de buscar discernimento de qualquer entendimento na Palavra de Deus. Assuma a responsabilidade de expor as suas dúvidas em orações.

No fim verá que a pergunta chave não será: “Como viver com aquilo que não sei de Deus?”...mas sim...”Como viver com aquilo que já sei de Deus?”.

Que Deus abençoe as suas dúvidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário