sexta-feira, 24 de maio de 2013

E SE DEUS ABRIR A PORTA?

Você talvez já tenha ouvido a pergunta: Onde está Deus?

Deus aparenta estar ausente, mas acredito de todo meu coração que Ele está mais presente do que nunca em nosso meio. É a Ausência que se faz Presente.

Digo isso, por que, ainda que muitas vezes a gente não reconheça, estamos constantemente diante do Público de 1 (termo do Pastor Ed René Kivitz): Deus.

É uma ilusão acharmos que podemos nos esconder de Deus. Afinal, Ele é  Onipresente (está em todo lugar), Onisciente (sabe de tudo o que acontece) e é Onipotente (pode agir em qualquer lugar, da maneira que desejar). Sendo assim, de fato, vivemos diante do Público de 1.

Jean-Paul Sartre certa vez disse:

“Se sentes a solidão quando estás sós, então estás em má companhia.”

Abro um Parêntese aqui para comentar algo...

Isso nos remete a discernir entre solidão e solitude, que aparentemente parecem ser a mesma coisa, mas não são. Vamos pedir uma ajuda a WikiPedia:

“Solitude é o isolamento ou reclusão voluntário, quando o indivíduo busca estar em paz consigo mesmo. Diferente da solidão que em sua essência é o estado emocional do indivíduo que deseja ardentemente uma companhia e não a tem. Um indivíduo pode estar cercado de amigos, em meio a um salão de festas muito animado, e ainda assim estar corroído pela solidão.”

Ao optar por solitude, em uma visão cristã, só é possível alcançar paz interior, se o isolamento for efetuado em comunhão com Deus. Creio que Cristo fez isso por diversas vezes. Em vários relatos das Escrituras Sagradas vemos Jesus entrando em solitude para buscar maior comunhão com o Pai.

...fecho Parêntese.

Enfim, concordo com Sartre, no sentido de que, sentir solidão consiste em estar em má companhia: o nosso próprio “eu”, ou se preferir...o nosso “ego”. O nosso “eu” é o nosso próprio sabotador. É o “ladrão de mim”. Rouba-me o pouco de bondade que Deus nos concedeu. Quer companhia pior que esta?

Talvez, seja por isso que a maioria das pessoas que se suicidam, geralmente fazem isso por se sentirem depressivas por conta da solidão.

O ponto chave que quero trazer a tona com este pensamento é: O que te leva da solidão para a solitude é exatamente a consciência de que Deus está presente em nossas vidas todos os dias e o tempo todo. E ainda...a Sua Presença tem a bondade e o amor como intensões de permanecer por perto.

Partindo deste pensamento proponho um exercício de reflexão:

Pense na maior tentação (provação) de sua vida. Algo que você sabe que se estiver perto de você, ainda que você tenha consciência de que é errado, pode te fazer ceder.

Agora responda...quem é “você” quando você está em um quarto trancado onde ninguém pode te ver e nem ouvir, nem mesmo Deus (suponhamos), e esta tentação (um pecado...abominado por Deus) está disponível, ao seu alcance? Qual é a sua atitude em uma situação desta? Num quarto trancado, onde todos que você conhece sequer imaginam que você esteja lá, nem mesmo Deus, e ali, diante de seus olhos, as coisas, que você sabe que são erradas, que desagradam a Deus, estão disponíveis para você usufruir?

Talvez você se entregue a tentação, afinal ninguém está vendo, nem Deus. Talvez você resista. Talvez você caia de joelhos clamando a Deus por auxílio.

O fato é que esta resposta te remete ao seu verdadeiro “eu”. E talvez ao responder este questionamento, você tenha uma diretriz para saber se está ou não no caminho da salvação. Respondendo esta pergunta talvez você se depare com uma auto avaliação na questão do seu verdadeiro “eu” ser uma pessoa de caráter e íntegra, ou não.

Pense ainda nesta mesma situação. Mas acrescente o fato: Deus lhe diz: “ - Você passará 1 dia dentro deste quarto convivendo com esta tentação, e durante estas 24 horas, a qualquer momento abrirei a porta”. Então de repente a maçaneta gira e Deus enfia a cabeça dentro do quarto: o que será que Ele veria?...Algo constrangedor!? ...um “eu” comprometido com os valores de Deus?

Tudo bem, reconheço...esse talvez seja um exercício muito irracional, pois Deus tudo vê, tudo sabe e tudo pode...afinal Ele é Deus, o nosso Público de 1.

Bom, mas se de fato este exercício é inútil, então por que por diversas vezes agimos como se Deus não estivesse nos vendo? Por que fazemos coisas erradas, como se Deus estivesse de olho fechado para nós?

Deus se fez ausente, mas está presente. É um paradoxo que nos convida a expandir a consciência.

Pense também...o que te leva a resistir as tentações (ou provações, se assim preferir)? Medo ou temor à Deus? Já parou para pensar nisso...se de fato buscamos vencer tentações pelo que Deus poderá fazer em nós (por exemplo, crer que Ele nos castigará) ou pelo fato de amarmos a Deus?

Ser obediente à Deus por medo implica em um relacionamento partindo de uma visão onde Deus é autoritário, mesquinho, pronto para lhe pesar a mão. Temer a Deus é bem diferente de ter medo de Deus. Temer à Deus é reconhecer a nossa condição de criatura perante ao Criador. É reconhecer que Deus é Pleno em Soberania. Isso implica em obedecer por respeito, por amor, por quem Deus é: Deus!. É obedecer por reconhecimento de que Ele “é” e nós “só somos” por que Ele nos deixa “ser”. Neste sentido a obediência é um culto à Deus, um meio de adorar à Deus, buscando ser justo, onde os parâmetros de justiça partem dos ensinamentos de Cristo Jesus.

Concluo dizendo que o estado de solidão nos faz experimentar o inferno. No sentido de se sentir solitário almejando a presença de Deus. Eu creio que o inferno é o lugar onde Deus não está presente. Imagino que se Deus é Luz, Amor, Vida, Misericórdia, Graça, Bondade e Compaixão. O inferno é exatamente o lugar onde não existe nada disso. E sim...creio que isso consiste em sofrimento.

Onde está Deus? está no inacessível e ao mesmo tempo no acessível. Distante e ao mesmo tempo próximo. Está ao nosso redor. Dentro de nós. Está no rosto do injustiçado. Na lágrima do que sofre. Está junto com o abandonado. Está contigo na solidão. Está presente em todo o tempo e o tempo todo, imerso na humanidade.

Não se sabote achando que estar só implica em estar agindo na “escuridão”, de forma que ninguém veja o que você esta fazendo. Deus mantém a luz acesa, afinal Ele é a Luz. Ele já acionou o interruptor e tudo está iluminado perante Sua visão. Nada fica oculto aos olhos Dele. Ao estar sozinho, busque entrar em estado solitude em Cristo Jesus. Primeiro, para que suas intenções de agir, em momentos que só Deus lhe enxerga, sempre sejam carregadas dos valores do Reino de Deus. E segundo para que a solidão não lhe roube o amor de Deus e lhe traga depressão.

Que Deus nos de discernimento para que os nossos atos sejam sempre movidos pelos Seus valores, independente de acharmos se a luz esta acesa ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário