terça-feira, 28 de maio de 2013

PLANTE A JABUTICABEIRA, AINDA QUE A VIDA NÃO LHE PERMITA COMER JABUTICABA

Certa vez, um jovem se aproximou de um senhor idoso e lhe perguntou: “ - Que planta é esta que o senhor está cuidando?”
O velho lhe respondeu: “ - É uma jabuticabeira.”
Então o jovem insistiu: “- E ela demora quanto tempo para dar frutos?”
“ - Ah, pelo menos uns quinze anos” - respondeu o idoso.
Ouvindo esta resposta e vendo os cabelos brancos do velho, o jovem rapaz com tom de ironia indagou:  “ - E o senhor espera viver tanto tempo assim?”
O velho então apoiou suas mãos nos galhos da Jabuticabeira e olhando nos olhos do jovem lhe respondeu: “ - Não, não creio que viverei tudo isso, pois já estou muito velho”.
“ - Então, que vantagem você leva com isso, meu velho?“ – perguntou o jovem.
E o velhinho respondeu calmamente:
“ - Nenhuma, exceto a vantagem de saber que ninguém colheria jabuticabas se todos pensassem como você.”

Esta história ilustra bem o conflito entre a lógica do mundo e os valores do Reino de Deus. Enquanto o mundo arquiteta pensamentos voltados para a satisfação do “eu”, o Reino de Deus nos convida a pensar em nossos próximos.

Talvez, num belo dia, a gente se encontre pelos quintais da vida, cuidando de uma jabuticabeira, na qual, aparentemente, o único fruto que certamente podemos colher é a “esperança” de poder saborear, quem sabe um dia, uma jabuticaba bem doce e gordinha.

Mas as atitudes de quem é movido consciente pelos valores do Reino de Deus vai além. O cristão sabe que o Reino iniciado por Jesus Cristo nos convida a pensar em todos que estão ao nosso redor. É um convite a viver consciente de que todos são um. Uma comunidade. Por este motivo a igreja de Cristo (não a instituição, mas sim as pessoas) é tratada como uma comunidade. Comunidade que busca comunhão com Jesus.

Valores como compartilhar, doar, compadecer e tantos outros, são alavancados por um amor incondicional e alicerçam a proposta de vida que Jesus nos trouxe como Boa Nova.

O Reino de Deus nos convida a plantar jabuticabeiras, ainda que a gente tenha consciência que jamais iremos saborear uma jabuticaba, fruto de uma das árvores que nossas mãos plantarem. O Reino de Deus nos convida a plantar jabuticabeiras para que outras pessoas possam, um dia, usufruir dos frutos.

O cristão é convidado a estar envolvido em tudo e todo propósito que gera vida. E aqui entra o centro de tudo: Só Deus pode prover vida. Sim, pois Ele é a Vida. Tudo o que tem vida vem Dele. Então, por consequência, somos convidados a estarmos conectados em Deus para sermos “fios condutores” de vida para nossos próximos.

Ao plantarmos uma jabuticabeira, estamos conduzindo jabuticabas ao paladar de pessoas que jamais imaginaremos. Ao ensinarmos uma criança a ler, estamos lhe dando uma jabuticaba para saborear. Ao doarmos alimentos, roupas, a quem precisa, estamos entregando jabuticabas para estas pessoas. Em outras palavras estamos resgatando a dignidade de suas humanidades. Enfim, podemos dar o nome de “jabuticabas” a todo o processo que leva vida as pessoas. Sim, pois processos que restauram a dignidade de vida das pessoas são doces como jabuticabas. São doces como a Graça de Deus. E ao plantar uma jabuticabeira, nos dispomos a assumir o papel de “agentes da graça de Deus”.

Por fim, termino dizendo que muitos de nós, achamos que ao ficar velho, já não possuímos a responsabilidade de ser “agentes da graça de Deus”. Achamos, erradamente, que os mais novos devem assumir este papel. Achamos que não temos mais papel na Obra de Deus. E isso não é verdade. Talvez plantar uma jabuticabeira, consciente de que a probabilidade de saborear um fruto da mesma é praticamente impossível, nos leve a pensar que somos inúteis na obra de Deus. Nestas horas, o demônio aparecerá para nos fazer refletir sobre isso. Mas o cristão consciente dos valores do Reino de Deus sabe que a vida em Cristo consiste em um compromisso de se doar ao próximo. Como Jesus fez na Cruz, se doando por todos nós.

Rubem Alves diz que a vida é similar a uma bacia repleta de jabuticabas bem docinhas. Você começa a comê-las rapidamente, se lambuzando e se deleitando na doçura das bolinhas pretas. Quando você se da conta de que as jabuticabas estão acabando, você então começa a saborear lentamente uma a uma, dando mais valor para cada delas.

Saboreie suas jabuticabas e continue plantando jabuticabeiras. Faça isso ainda que você olhe para a sua bacia e perceba que elas estejam quase no fim. Talvez a doçura das bolinhas pretas ao se desmancharem em sua boca lhe traga inspiração. Talvez lhe inspire a plantar cada vez mais jabuticabeiras para encher as bacias de outras pessoas com as mais saborosas jabuticabas.

Enfim...saia por ai...com um saquinho de semente de jabuticabas nas mãos espalhando-as por todos lugares!

Nenhum comentário:

Postar um comentário