segunda-feira, 27 de maio de 2013

O INFERNO EXISTE PARA A GLÓRIA DE DEUS

“O Inferno é governado por Deus e existe para Sua glória”. Edward Donelly, ministro da Igreja Presbiteriana Trina Reformada de Newtownabbey, Irlanda, afirmou esta isto em um artigo chamado “O que é o Inferno?” (leia o artigo na íntegra, clicando aqui). Também já ouvi o teólogo Russell Shedd afirmar isso.

Você já parou para pensar nisso?

Muitas pessoas acham que satanás terá um reino paralelo. Mas será que isso é verdade?

Primeiramente, é importante salientar que muitos tem uma visão errada sobre Lúcifer, o demônio. Muitos acham que ele é oposto de Deus. Isso é um grande pecado. Sim, pois Deus é incomparável. Bom, mas ainda assim, caso queira seguir adiante com esta comparação, você se deparará com este real cenário: Lúcifer é uma critaura. Deus é Criador. Deus criou Lúcifer. Lúcifer se permitiu tornar diabo. Lúcifer se fez demônio.

Enfim, se seguirmos com uma compreenção sobre o inferno, costumo dizer que, assim como o Paraíso é uma pessoa, pois onde Deus está, o lugar se torna um paraíso, também costumo dizer que o inferno é o local onde Deus não está, pois onde a presença de Deus não se concretiza, ali está materializado o inferno.

Talvez, por este motivo, muita gente ache que este mundo já seja o inferno, pois aparentemente Deus não está presente em nosso meio e a desgraça atormenta o nosso viver (é só ligar a tv no noticiário e verás). Entretanto, a Palavra de Deus não nos diz isso. Pelo contrário, diz que Deus está imerso na humanidade, mas por conta do lívre arbítrio, Ele permite que o homem viva sem interferir na vida do mesmo. Em outras palavras, Deus é Rei por direito de tudo o que se vê, mas o reinado ainda não está consumado, pois será concretizado na volta de Cristo. A partir daí a vontade de Deus será exercida plenamente, não por imposição, mas por obediência daqueles que reconheceram a soberania de Deus. Cristo inaugurou o reino de Deus, mas Ele se concretizará por completo quando o Messias retornar sobre as nuvens para buscar a Sua Noiva. Até este momento se concretizar Deus nos permite experimentar Seu Reino e Sua manifestação em nosso meio através de Seu Espírito Santo.

Bom...mas o centro do pensamento é: será que o inferno existe realmente para a glória de Deus? E será que Deus é quem governará o inferno?

Eu creio que sim. Creio que toda a criação tem o propósito de glorificar e bendizer o nome de Deus. Tudo, sem exceções, existe para glorificar o nome de Deus. Até o demônio, que era Lúcifer, um anjo de luz, havia sido criado para adorar ao Senhor. O inferno existe, e é um lugar concreto. E Ele governa e reina também sobre o inferno. Isso aparenta entrar em contradição com o que muitas vezes digo: “Que o inferno é o lugar onde Deus não está presente”. Como Deus reina sobre o inferno sem estar presente lá.

Não tenho medo de dizer que “não” ...não sei como explicar. Não tenho uma lógica exata para construir uma resposta estruturada ao discernimento humano. Talvez encontre esta resposta mais tarde, se Deus me revelar, por Sua Graça e Misericórdia. O que tenho hoje é uma intuição. Algo que se constrói em minha mente como algo que talvez unifique este paradoxo: “O inferno ser o lugar onde Deus está ausente” e ao mesmo tempo... “o inferno existir para glorificar o nome do Senhor e Deus governar o mesmo”.

O que penso é que, se tudo existe para glorificar e adorar o Nome do Senhor, e se Deus nos criou como seres livres para que esta adoração fosse feita não por obrigação, mas sim por amor, todo aquele que não for qualificado (e aqui entra o fator da consciência que adquirimos para adorar a Deus, segundo os valores do Seu Reino), viverá em um lugar totalmente escuro, sem som, sem nenhuma manifestação de Deus, o que vai de encontro com o que sempre digo que o inferno é onde Deus não está presente. Neste sentido, Deus estará presente, mas sem se manifestar. O esquecimento, a ausência da manifestação de Deus, caracteriza-se (para mim, deixo isso claro) como o arder no fogo do inferno. A sensação de esquecimento, será tão intensa que nos sentiremos consumidos como que pelo fogo. Pessoas vegetando, queimando em esquecimento, conscientemente de que pecaram contra Deus e levaram a eternidade para se arrependerem. E isso ocorrerá em eternidade. Esta é a morte eterna. Pois Deus é a Vida e não se manifestará lá. Deus estará reinando sobre este lugar, pois ainda que a Sua presença não seja manifestada, a Sua vontade estará sendo exercida. Todos no inferno confessarão que só Deus é Deus. Todos dobrarão o joelho diante de Deus. E no sentido de deixar todos os desqualificados ausentes (não só por que não são dignos, mas para que o culto à Deus ocorra em Espírito e em Verdade) da adoração e glorificação eterna, para que o universo todo preste a devida (no sentido de realmente estarmos devendo) glória e adoração à Deus, temos um lugar chamado inferno, criado por Deus, para Sua Glória Eterna.

Certa vez ouvi um pastor dizer que em toda a eternidade o inferno só foi iluminado uma única vez: Quando Cristo Jesus, morreu e desceu até o abismo para vencer a morte. Ali foi consumada a salvação dos justos. Neste dia o inferno se tornou céu. Neste dia o inferno se tornou paraíso.

Eu creio sim que o inferno existe para a Glória de Deus. Creio sim que Jesus reinará sobre tudo, inclusive sobre o inferno. E creio plenamente que Ele é o Paraíso. Que só em lugares onde Jesus está presente é onde o paraíso é consumado. Neste sentido o mundo em que vivemos se tornou paraíso. Quando o Verbo se fez carne, quando o Verbo se fez redenção, quando o Verbo se fez Boa Nova, quando o Verbo se fez entrega na cruz, todos os que estiveram ao Seu redor, tiveram a oportunidade de experimentar o Paraíso. Alguns descartaram esta oportunidade (Judas, Pilatos, Caifás, etc). Mas muitos entenderam que Jesus era Deus encarnado que entrou na história para nos resgatar. Estes experimentaram o Paraíso: Cristo Jesus.

Que o Senhor permita que a gente possa experimentar o Paraíso, que é a Sua Presença, em nossas vidas hoje, através do Espírito Santo de Jesus, o nosso Salvador. Que ao experimentarmos o Paraíso, pela Graça de Deus, cada um de nós possa levar esta Boa Nova a quem estiver ao nosso redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário