terça-feira, 14 de maio de 2013

UM LUTADOR DE SUMÔ TENTANDO JOGAR CAPOEIRA

“Um crente fundamentalista lendo a poesia tão presente na bíblia é como um lutador de sumô tentando jogar capoeira” – Elienai Cabral Jr.

Já parou para pensar nisso?

Que pelo fato da Palavra de Deus nos permitir caminhar entre o “literal” e o “poético”, carecemos de uma “ginga” para extrapolar o “primeiro absorver” da leitura da Palavra?

Será que lemos a Palavra de Deus usando as lentes contaminadas por interpretações rasas impostas por outras pessoas, ou será que somos comprometidos a “ruminar” pensamentos sobre as Escrituras!?

Temos nos contentado com o “primeiro absorver” ou temos empenhado pensamentos em uma busca profunda no entendimento da Palavra?

A Palavra de Deus é viva. Se Move em nós. Exige o pensar. Precisa ser pensada. Ela nos convida a buscar o contexto. Nos convida a ir além das frases feitas, dos clichês, dos “lugares comuns”.

É claro que 2000 anos de igreja não podem ser ignorados. Mas não adianta dizer que a Palavra de Deus é atual, se não lermos à mesma com lentes atemporais baseadas em Cristo, a Palavra Explícita em Vida. É preciso colocar “WD-40” nas engrenagens do pensar. Deixar fluir. Pensar e pensar. E neste processo permitir que o Espírito Santo voe em nossa consciência, levando em Suas asas todos os nossos pensamentos. A Palavra proporciona valores que implicam em leveza no viver. Não no sentido de uma vida sem problemas. Mas no sentido de uma vida em paz. Paz ainda que a tribulação nos visite. Leveza que proporciona contemplar o belo. O belo da vida. O belo que flutua no ar, como um lutador de capoeira. O belo que tira o peso da culpa, e da lógica do mérito, que de tão pesado, parece nos impor um lutador de sumô em nossos ombros.

Que a leitura da Palavra de Deus lhe proporcione Vida. Lhe proporcione a Vida Poética que é a própria Palavra. Que ela se mova em seu ser, através do Espírito Santo de Deus, proporcionando leveza em seu viver. Alicerçando os valores de um Rei que é Verbo, mas se fez carne, e ainda assim, manteve a poesia em Seu viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário