sexta-feira, 17 de maio de 2013

PERMANEÇA NA ESCADA ROLANTE

O poeta alemão Johann Wolfgang Von Goethe certa vez disse: “Cada um carrega dentro de si a prova da própria imortalidade”.

Interessante este pensamento. A palavra “prova” nos remete à duas dimensões de entendimento.

A primeira no sentido de “evidência”. Neste caso, o homem olha para si mesmo e vê um imenso vazio dentro de si. Percebe que existe alguma coisa que lhe “foi retirada”, algo que lhe proporciona o sentimento de incompletude. Esta evidente lógica se faz de trampolim e nos arremessa ao pensamento de Fiódor Dostoiévski, que diz que o ser humano possui um vazio do exato tamanho de Deus...infinito! Deus é infinito no sentido de ir além de absolutos. Ele é a própria Vida Eterna. Ele é a Imortalidade. É o único ser Auto Sustentável. O único que pode dizer “Eu Sou”. O único que pode conjugar, no sentido literal, qualquer verbo no pronome “Eu”. O único que se pode dominar “Eu” no sentido existir, sem que depende de algo para se sustentar. Sua infinidade nos remete a uma lógica que excede o entendimento humano. O vazio que há dentro de nós é o espaço proporcional para ser ocupado por Deus, que é Vida Eterna em infinita abundância.

A segunda dimensão é no sentido da palavra “teste”. Neste caso, o nosso próprio “eu” é a maior tentação/provação para se chegar a eternidade. Negá-lo, crucifica-lo, e doa-lo, é a única maneira de vence-lo. Não é uma “prova” fácil de se vencer, pois o nosso próprio “eu” tendência a se aliar com os valores de satanás. A nossa natureza é corrompida e negá-la é um ato necessário. Dentro de nós existe a maior prova a ser vencida. Dentro de nós existe o maior tentador de nossa alma: o nosso próprio “eu”. A imortalidade, ou se preferir, a eternidade, só é possível se vencermos o nosso “eu”.

O fato é que estas duas dimensões se auto complementam. A primeira, o infinito vazio que se faz presente em nós, é fruto de termos nos rebelado contra Deus. Este vazio se deslancha dentro de nosso ser pelo fato de acharmos que nosso próprio “eu” era suficiente para preenche-lo. Demos com a “cara no chão”, pois é cada vez mais evidente que o ser humano jamais conseguiu e jamais conseguirá preencher algo tão infinito com a real pequenez e impotência do nosso “eu”. A segunda, o ato de negar o próprio “eu”, é o rompimento com a lógica que causou o infinito vazio dentro de nosso ser. Aqui fica evidente que a única maneira de romper com esta lógica é parar de tentar preencher o vazio eterno que está dentro de nós com nosso ego. Este vazio infinito é uma “peça de lego” incapaz de ser imaginada, mas que tem a forma exata de Deus. Então qualquer coisa que colocarmos neste espaço será inútil...aliás...eternamente inútil (como diz C S Lewis). Deus tem consciência de que jamais conseguiremos passar por este processo sem Ele. Neste sentido um primeiro passo já foi dado pelo próprio Deus em nossa direção: Ele se entregou na cruz em sacrifício à nossa redenção. A gente não merecia esse favor. Esta é a tão maravilhosa graça de Deus. Falta o nosso passo. Tornar-se imitadores de Cristo e crucificar o nosso “eu” que insiste em tomar o lugar de Deus.

Certa vez ouvi alguém dizer que a Graça de Deus é como (similar a) uma “Escada Rolante” rumo à eternidade. Esta “Escada Rolante” é Cristo Crucificado. A nossa atitude é estar Nele. A nossa atitude é estar na “Escada Rolante”, pois Ela esta em constante movimentação para a Vida Eterna.

O poeta alemão diz: “Cada um carrega dentro de si a prova da própria imortalidade”. A maior provação é parar de insistir em “pular da Escada Rolante”. A maior provação é a tentação em deixar de estar na Escada Rolante e buscar outros caminhos.

Jesus, a Graça Divina Com Rosto Humano, nos diz:

"...Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6"


Permaneça na Escada Rolante. Ela nos conduz em direção ao Pai, que é o Paraíso, Aquele que nos provê a eternidade, pois Ele é a própria Eternidade.

Que Deus nos dê discernimento para seguir buscando preencher o infinito vazio dentro de nós com a Eternidade explicitada por Cristo Jesus no Calvário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário