terça-feira, 21 de maio de 2013

O VERDADEIRO SÁBADO

E aconteceu que, passando ele num sábado pelas searas, os seus discípulos, caminhando, começaram a colher espigas.
E os fariseus lhe disseram: Vês? Por que fazem no sábado o que não é lícito?
Mas ele disse-lhes: Nunca lestes o que fez Davi, quando estava em necessidade e teve fome, ele e os que com ele estavam?
Como entrou na casa de Deus, no tempo de Abiatar, sumo sacerdote, e comeu os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos sacerdotes, dando também aos que com ele estavam?
E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.
Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor. Marcos 2:23-28

Ao olharmos para os relatos dos Evangelhos, é muito comum nos depararmos com situações onde Jesus, o Cristo, era questionado/acusado por transgredir a lei que dizia para que o sábado fosse guardado. Em Marcos 2:23-28 nos deparamos com uma dessas situações. Num dia de sábado, Jesus e Seus discípulos estão caminhando por uma plantação e começam a colher espigas. Ao verem isso, os fariseus então questionam à Jesus sobre o por que ele e seus discípulos agiam desta forma perante a “sacralidade” do sábado.

Para responder o questionamento, Jesus primeiramente relata uma situação onde Davi e seus homens, em uma situação de necessidade, consomem os pães da proposição, que eram sagrados e só podiam ser consumidos pelos sacerdotes. Então, partindo deste contexto, Jesus arremata dizendo: “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.”

O Sábado foi sacralizado na lei revelada por Deus a Moisés tendo como base o contexto de que o Senhor criou tudo em 6 dias, e no sétimo dia descansou. Hoje em dia, existem diversas discussões entre cristãos sobre guardar o sábado (literalmente o dia do sábado) ou não. Então eu pergunto: será que este é o cerne do entendimento do sábado e seu significado?

Particularmente acho que o homem talvez não tenha entendido exatamente o significado do sábado. Cumprir a sacralidade do sábado simplesmente por vê-lo como uma determinação da lei é algo sem sentido. Ao vermos Jesus relativizando o sábado, creio que isso fica evidente.

O sábado é uma determinação de Deus para beneficiar o homem. Muitas vezes quando vejo, nas Escrituras Sagradas, o homem lidando com a sacralização do sábado, percebo relatos onde os mesmos distorceram este entendimento, chegando até a enxergar o sábado como um “estorvo”. Sim, por diversas vezes percebi nas páginas das escrituras sagradas pessoas tratando o sábado como um “estorvo” no contexto de não poder cuidar do seu gado, do seu pasto, etc.

Bom, então a pergunta é: se o sábado foi instituído por Deus para beneficiar o homem, que benefício então está por trás desta determinação por parte de Deus?

Proponho a seguinte resposta: O sábado representa uma “fatia de tempo” (um dia) para que o homem encontre descanso. Representa uma fatia do kairós de Deus para que o homem encontre alento. Representa uma fatia do momento oportuno provido por Deus para que o homem encontre paz. O sábado é sacralizado em pró de prover descanso, alento e paz ao homem, pois o mesmo vive em um mundo no qual a tribulação corre em paralelo com o plano de redenção de Deus. O Sábado não é um dia da semana. O Sábado é muito mais que uma fatia de 24 horas do chronos. O Sábado é uma Pessoa. O Sábado é Jesus Cristo: Nosso Descanso, Nosso Alento e Nossa Paz. O Sábado é Jesus...Descanso, Alento e Paz que produz Alegria! Jesus é o Sábado Constante! Sábado ao alcance da nossa alma por meio do Espírito Santo. Ele é o Verdadeiro Sábado!

Talvez aqui tenhamos um desafio: viver os nossos dias com esta consciência, de que Jesus é o nosso Sábado...que Nele há abrigo...refúgio...e descanso ...que Nele há a paz para enfrentarmos nossa caminhada de volta para o nosso Lar, que é o próprio Cristo Jesus.

Que o Senhor siga expandindo nossas consciências para os valores do Seu Reino. Que Ele se faça Sábado em nós. Que a gente tenha discernimento para permitir Jesus se fazer Sábado em nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário