sexta-feira, 10 de maio de 2013

ENTRE O FARDO E A CRUZ

O que você tem carregado? Cruz ou Fardo?

Muitos cristãos não sabem, mas existe sim uma grande diferença entre o fardo e a cruz.

O fardo é um peso em vão. Um peso sem nenhum propósito que vá de encontro ao Reino de Deus. Pelo contrário, o fardo é o peso que dificulta a nossa caminhada rumo à vida eterna e seus valores. O fardo nos torna cansados, pois o em seu peso está a falta de confiança no caráter de Deus, a ansiedade do dia a dia imposta pela lógica do mundo, o pecado e principalmente o medo. Geralmente, o fardo é imposto ou por satanás ou pelo próprio homem em rebeldia (que não deixa de ser imagem e semelhança à satanás). E não se engane, muitas vezes o fardo é imposto pela lógica da religião, que muita gente confunde com a lógica do Reino de Deus. Uma não tem nada a ver com a outra. O fardo é um artifício do inimigo para lhe fazer ser derrotado. Ele jamais te produzirá o bem. O fardo atua no sentido de lhe fazer afundar, de tentar te colocar no chão. Ele tem função de lhe atrasar em sua caminhada. Se você tiver que se arrastar para carrega-lo (e geralmente terá), ele terá obtido êxito em sua função. Neste sentido há um grande perigo. O fardo nos tentará a buscar o caminho mais curto. Ele nos tentará a buscar atalhos. Nos fará desviar do caminho (que é Jesus). Isso por que o peso será tão insuportável que você desejará encurtar o seu trajeto rumo à vida eterna (o que não é possível, pois só existe um caminho).

A cruz é o resultado da entrega dos nossos fardos na mão de Cristo. Ao entregarmos os nossos fardos para Jesus, automaticamente, recebemos um outro fardo, a Cruz. Parece ilógico, concordo. Mas entenda, a cruz, diferentemente do fardo imposto pelo mundo, é muito mais leve. Isso por que o caráter de quem está por trás deste fardo é amoroso. Observe:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. “
Mateus 11:28-30

O fardo de Cristo é leve pois apenas Ele conhece as nossas limitações em plenitude. O resultado disso é a justiça plena, sem corrupção, movida por um amor que propõe redenção. Isso por que quem assume a cruz proposta por Cristo, automaticamente assume que além de ser pecador, só a graça de Jesus é capaz de nos chegar à vida eterna.

A cruz não lhe fará afundar. Jesus jamais lhe daria um fardo que você não pudesse carregar. Veja:

“... mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.”.
1 Coríntios 10.13
O ser humano anseia voltar para casa. A casa do ser humano, muito mais que um lugar, é uma Pessoa. A casa do ser humano é o Pai. A cruz tem propósito: levar os filhos pródigos de volta para o Pai Misericordioso. Como disse C S Lewis: O caminho mais rápido para chegar em Casa, é o caminho mais longo. Carregar à cruz implica em imitar os passos de Jesus. Ele é o Caminho.

Jesus nos convida a tomar nossa cruz e segui-lo. A Sua proposta é deixarmos o “fardo” que o mundo coloca sobre nossos ombros e trocá-lo pela cruz. Sim...

“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; “
Mateus 16:24

A cruz nos trás a responsabilidade de não buscar atalhos. Carrega-la, nos conduz ao Calvário. Lá todo àquele que se crucificar, automaticamente será conduzido de volta para Casa. Pois a Cruz é o plano de redenção. Só voltará para casa àqueles que se renderem ao sacrifício de Cristo. Sejamos imitadores Dele. Troquemos o fardo com um peso desproporcional ao que podemos carregar pela Cruz, com medida exata aos nossos ombros. Pois só Jesus sabe plenamente como somos para poder confeccionar a cruz que podemos carregar.

Carregue sua cruz. Crucifique o seu eu diariamente, imitando à Cristo. Consciente que Ele fez isso primeiro. Muito antes da fundação do mundo a Cruz já estava designada. Por isso a Palavra nos diz: “Se alguém quiser vir após mim”. Ninguém irá primeiro que Cristo. Pois Ele foi primeiro para abrir caminho. Sigamos pelo mesmo caminho com o nosso madeiro sobre os ombros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário