sexta-feira, 3 de maio de 2013

QUERO ME SUICIDAR

Você se sente infeliz. O mundo desmoronou ao seu redor. Você perdeu a vontade de viver. Vive em depressão. Vive em angústia. Não vê perspectiva para prosseguir respirando. Não há esperança. Você olha ao seu redor e não vê mais sentido em nada. Quando passa por uma ponte, uma passarela ou algum outro lugar alto, vai até o parapeito e fica pensando “vou me jogar”. Você olha o varal na lavanderia e o imagina em seu pescoço e pensa “quem sabe me enforcando acabo logo com essa angústia”.

De fato existem momentos na vida em que o suicídio passa pela nossa mente. Se você está pensando nisso, gostaria de lhe dizer algumas palavras.

A perda de alguém, o fim de um relacionamento, uma doença grave, um filho que foi preso...ou qualquer circunstância que se faça em desgraça na vida da gente nos serve como um trampolim ao desespero. O suicídio vem então como uma proposta de “alívio imediato”. A filosofia diz que até o suicida é otimista, pois tem esperança. A esperança de que a morte é melhor que a vida.

Não acredito nisso. Acredito que a vida vale mais. Eu não sei a quem este texto vai alcançar. Não sei quem o lerá. Talvez você esteja a ponto de cometer um suicídio e está aqui na internet procurando entender o que é exatamente o fator “se matar”. Talvez esteja vasculhando o mundo digital para coletar experiência de pessoas que já passaram por situações de suicídio em suas famílias.

Bom...provavelmente se o pensamento de suicídio está passando em sua mente, alguma coisa deve ter alavancado isso. Alguma coisa que tenha lhe provocado indiferença para vida. Alguma coisa que tenha lhe dado a ideia de que a morte vai aliviar a depressão que assola a sua alma.

Não gostaria de propor um pensamento raso sobre o assunto.

Entenda. A tristeza é um sentimento natural para o ser humano. Faz parte do nosso ser. Vem em nosso “kit de fabricação”. Quando a tristeza se torna doença, então temos o estado de depressão. Neste momento é preciso procurar ajuda. Eu sou cristão. Como um cristão, primeiramente, faço menção à Deus. Nele temos o principal socorro. Mas creio que a maneira de Deus agir é através de seus “agentes da graça”: Psicólogos, psiquiatras, familiares e amigos. Procure ajuda. Nós somos seres frágeis. Somos seres relacionais. Somos dependentes de Deus.

Se for para se jogar, não se jogue da sacada de seu prédio. Se jogue nos braços de Deus. Se for para se suicidar, que o suicídio seja do ego. Mate o seu “eu” sem precisar aniquilar o seu ser. Comece novamente. Uma vida altruísta. Uma vida em favor do próximo. Decida recomeçar. Peça ajuda. Consolo e alívio temos que buscar em Deus e não na morte.

O suicídio é um pecado imperdoável. Não deixe satanás plantar esta ideia em sua mente. Você é um poema de Deus. Se você olha para a sua própria vida e se vê em desgraça, saiba que a graça se faz abundante onde permitimos Deus agir. Nossa desgraça é o ponto de partida da Graça de Deus.  Nós somos a matéria prima do milagre que Deus pode operar.

Deus é poderoso. Extremamente poderoso. O Seu Caráter é o Amor. O poder que Ele tem em Suas mãos é movido por um Amor Incondicional. Permita que Ele possa agir em sua vida. Deus é bom. As circunstâncias podem lhe querer fazer desistir da vida. Mas não desista. Procure ajuda. Faça isso com a consciência de que Ele irá contigo.

Deus levanta mais cedo que você. Todos os dias. Ele vai até o Sol e diz, vamos brilhar mais uma vez por aquele que amo. Vamos iluminar o dia dele. E aquele que Ele ama é você.

Se o pensamento de suicídio se faz presente em sua mente, saiba que satanás deseja que você acredite que a sua vida não tem mais jeito. Assim como ele fez com Judas Iscariotes. Judas se suicidou. Mas vendo como Cristo viveu. Um Jesus que pregou que o perdão deve ser oferecido 70 x 7. Tenho certeza absoluta que Judas seria perdoado. Que se ele não tivesse se suicidado, Cristo teria lhe proposto reconciliação. Mas satanás plantou uma ideia na cabeça de Judas fazendo ele acreditar que jamais seria perdoado e que só o suicídio lhe daria alívio. Não permita que satanás faça o mesmo contigo.

A vida vale mais. Procure ajuda. Se ajude! Todas as vezes que se sentir tentado a dar “cabo na própria vida” dobre os seus joelhos e clame ajuda a Cristo. Ele sofreu primeiro. Ele foi o primeiro a carregar o sofrimento. Ele sabe o que é o sofrimento. Ele irá lhe ajudar.

Você pode dizer: Mas quem é você para estar escrevendo sobre suicídio!?

Eu sou um homem que, alguns anos atrás, tentou se matar, por estar vivendo uma depressão extrema. Mas Deus, por Sua infinita misericórdia foi ao meu encontro e me resgatou. Ele restaurou minha vida. Então escrevi esta canção:


Antes do Amanhecer

Pedaços da minha face se estilhaçam ao chão
Eu dobro os meus joelhos implorando perdão
Eu me perdi num labirinto sem fim
Me vi longe daqui...
Sem saber...como voltar...
Um precipício a minha frente e um desejo de saltar
Mas Você...foi me encontrar
Criou asas e voou pra me resgatar
E antes do amanhecer voltei a respirar
Uma nova chance pra me levantar
Mentiras e desejos que estavam em minhas mãos
Jogaram o meu mundo no meio da escuridão
Eu não podia mais viver assim
Eu fiquei esperando por Ti...
Sem saber...como voltar...
Um precipício a minha frente e um desejo de saltar
Mas Você...foi me encontrar
Criou asas e voou pra me resgatar
E antes do amanhecer voltei a respirar
Uma nova chance pra me levantar

Querido irmão, a vida vale mais. O choro pode durar uma noite. A noite pode ser uma madrugada, uma semana, um mês, anos...décadas...uma vida inteira...mas a alegria vem ao amanhecer. A alegria de Deus é plena. Procure-o. Você irá encontra-lo no exercer da profissão de um psicólogo, de um psiquiatra. Você irá encontra-lo no amor de sua família. Você irá encontra-lo em amigos, numa comunidade cristã. Procure-o com esta consciência de que pessoas são agentes da Graça de Deus. Antes do amanhecer Ele irá lhe resgatar.  A vida vale mais.

***

Atualização 24/06/2013...

Quero me Suicidar! Este pensamento é, disparado, o mais acessado neste blog. Ele é acessado diariamente por, pelo menos, 3 pessoas que vão no google e efetuam uma pesquisa com o parâmetro “Quero me suicidar”. Mediante essa constatação, achei importante inserir uma atualização neste texto.

Você que está do outro lado da tela! O seu momento não te define como pessoa. A sua situação não te define como pessoa. Você não é o que as pessoas dizem que você é. Você é quem Deus diz que você é. Estes já são bons motivos para você “maquinar” pensamentos na “contra-mão” do suicídio. Além disso, creio na máxima de que é necessário ter muito mais coragem para viver do que para se suicidar. Sim, creio nisso, e acho que este pensamento vai muito além do que uma simples “frase feita”.

Não há uma receita de bolo exata para lidar com depressão e com o desejo de suicidar-se, pois cada caso é um caso. Entretanto, tenho plena convicção de que independente de qual sejam as receitas, Deus é o principal ingrediente. Ele poderá ser misturado com a família, um psicólogo, psiquiatra, um filho, “N” outros ingredientes, mas se Ele não estiver no meio da receita, a mesma não irá funcionar.

O ser humano possui um vazio imenso dentro de si. Um vazio infinito. Um vazio infinito só pode ser preenchido por Algo infinito: Deus. Assim pensou acertadamente Fiódor Dostoiévski. Por este motivo lhe digo que Deus é a chave do entendimento para uma vida que supere a depressão e o desejo suicida.

Deus existe. Se Ele existe, há uma maneira certa de se viver. Você foi feito para funcionar com o “combustível” certo. Este combustível é o Espírito Santo de Deus. Pense nisso: você é a matéria prima da Graça de Deus.

Entregue a depressão e o desejo suicida nas mãos de Deus. Confie Nele. Procure ajuda, pois Deus usa pessoas! Leia a Palavra. Medite. Pois como certa vez disse o teólogo Oswald Smith...”Deus fala, as vezes através de sonhos, muitas vezes através de pessoas e sempre através da Sua Palavra.

Faça isso consciente de que aquilo que nós sabemos é uma gota e aquilo que nós ignoramos é um oceano. Que o Senhor lhê abrace em Sua Graça Misericordiosa. Que o Senhor lhe abençoe grandemente.
 

18 comentários:

  1. Não encontro ajuda em nenhum lugar. Não sei o que está errado. S.O.S.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, meu caro, tudo o que eu lhe disser por aqui soará como artificial, mas creio, no fundo do meu coração, que não é! A ajuda que você precisa não será encontrada em "um lugar", mas sim em uma pessoa: Jesus Cristo. Não receba estas minhas palavras com uma simples insistência de uma pessoa que mantém um blog cristão, mas sim como uma pessoa que já vivênciou diversos pensamentos suicídas. Você já parou para pensar que pode estar com conversando com Deus, ou até mesmo com as pessoas nas quais você está procurando ajuda, com respostas pré fabricadas!? Eu não sei se é o seu caso. Acho que o melhor caminho seria você se comprometer a entender a real graça de Deus. Comece ouvindo as mensagens "Planeta Provisório" e "Não Conjugue o Verbo Sofrer" ministrada por Ariovaldo Ramos. Depois ouça a série "O Perdão que Sustenta o Universo" também ministrada pelo Ariovaldo. Mas antes de ouvir tudo isso, faça um propósito de se esvaziar de tudo...se esvaziar de si. Também lhe recomendo ler o livro "A Oração de Jó" da Sandra Querin e o "Não Conjugue o verbo sofrer" de Ariovaldo Ramos. Também lhe indico os livros "Pela Leveza do Viver" e "Felicidade sem demora" do Villy Fomin. Creio que é um primeiro passo para você conseguir enxergar que a ajuda que você precisa não vem de um lugar, mas sim de uma Pessoa, uma Pessoa cujo o caráter é o próprio amor. O suicídio nunca será a melhor solução, pois o seu momento de vida jamais lhe deifinirá como pessoa.

      Por fim (aliás creio que deva ser o primeiro ato que você deva tomar), te faço um convite: Compareça até a igreja Betesda, no domingo as 10 horas da manhã. Peça para conversar com o pastor Villy Fomin, ou se preferir com o Eliel Batista. Tenho certeza de que eles são pessoas mais do que preparadas para lhe ajudar.

      A Betesda fica em:

      Av. Eng. Alberto de Zagottis, 1000 - Jd. Marajoara
      04675-085 - SP - São Paulo
      +55(11) 5548-0500
      contato@betesda.com.br

      Se você não for de São Paulo, ligue para eles ou mande um email e relate no que precisa de ajuda. Com certeza encontrará um norte para deixar de "sobreviver" e passar a "viver".

      Sei que é muita coisa que passei aqui, mas nenhum problema é tão grande para Deus. De um passo de cada vez.

      De todo meu coração espero ter lhe ajudado.

      Um abraço em Cristo Jesus, e mantenha a mente Nele, pois a mente vazia é casa do diabo.

      Excluir
  2. Já procurei vários psiquiatras, psicólogos, Deus, Jesus, família, amigo e não consigo sair dessa linha de pensamento suicida.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo,

    Hoje, depois que escrevi a minha resposta para o seu comentário, me uni ao meu filho de 6 aninhos para orar por você. Todo ser humano é um poema de Deus. Você não é diferente. Seguirei orando por ti. Esta vida que vivemos é passageira. Logo virá a vida eterna para aqueles que permanecerem em Cristo Jesus. Seja qual for a desgraça que esteja lhe fazendo ter pensamentos suicídas, saiba que a desgraça nas mãos de Deus é matéria prima para a Graça. Da mesma forma que você, poema de Deus, é matéria prima para o milagre. E milagre não é necessariamente uma cura, ou uma causa na justiça...milagre aos olhos de Deus vai além...por exemplo...Deus realiza a cura de um caráter de uma pessoa dentro de um câncer em estado terminal, e isso aos nossos olhos pode ser imperceptível, mas no olhar clínico de Jesus, que não vê apenas situações, mas sim pessoas por completas (em plenitude da vida), Ele vê o milagre.

    A vida vale mais!

    Quando um pensamento suicída vier...repreenda em nome de Jesus. Não desista, continue procurando ajuda nos psiquiatras, família, amigos e tantas outras pessoas, tendo consciência de que Jesus se move através destas pessoas. Como já disse no texto, o choro dura uma noite. Uma noite pode ser dias, meses, anos...mas a alegria vem ao amanhecer...e a alegria de Deus é única...é plena.

    Ele não nos prometeu simplesmente vida eterna...mas sim vida eterna com qualidade eterna.

    ResponderExcluir
  4. Não estou bem,penso em me suicidar,tenho uma filha de 3 anos,e meu marido de deixou por outra mulher...comecei um novo relacionamento e estava feliz durou 5 meses e derepente acabou do nada...vou me suicidar,não tenho pai nem mãe e me sinto só.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo...o Suicídio jamais é uma solução. Por exemplo, no seu caso, se você se suicidar, estará comentendo, juntamente com este ato, o assassinato da mãe de uma criança de 3 anos. Creio que um "blog" não seja o melhor local para lhe dar um apoio necessário com relação à pensamentos suicídas. Além do mais sou um mero pensador cristão. Problemas como estes que você tem relatado não se resolvem em um estalar de dedos (como geralmente desejamos). A dor é um presente que Deus nos dá, mas que jamais desejamos receber (parece contraditório, mas não é, acredite)...depositar a decisão do fator "existir ou não existir" em sua atual situação de vida não é e jamais será o ideal, pois uma vida não é determinada em uma situação, mas sim em toda uma história, e a sua história só se consuma quando o fim for determinado pelo Pai (e não por você).

      Suicidar-se é se definir como deus de si mesmo. É tomar o lugar de Deus. A decisão de viver ou não viver a própria vida não está nas mãos do cristão, pois este sabe que a vida é uma dádiva de Deus e sempre optará por viver, ainda que a dor esteja presente, pois a dor muitas vezes é essêncial no processo da cura do ser humano (no sentido do homem se tornar gente como gente deve ser, em outras palavras, gente igual a Cristo).

      Você recebeu a sua vida com um presente imerecido por parte de Deus. Imerecido, pois todo o homem é merecedor da morte. A sua vida lhe foi dada como um dom, para que você seja tabernáculo vivo do Senhor. Você é vocacionada para isso. Se entender isso, verá que a dor faz parte do processo. Que você está tendo a oportunidade curada "no" (e não "do") abandono do seu marido. Não é fácil de entender. Jamais teria o pensamento arrogante de imaginar que algumas simples linhas digitadas em um blog resolveria um problema de uma família inteira.

      De todo meu coração, orarei por ti e sua família. Pense no que eu lhe disse. Tire o pensamento suicida da mente, procure ajuda. Na Betesda (www.betesda.com.br) ou na ibab (www.ibab.com.br). Nestes lugares você encontrará pessoas especializadas para lhe ajudar. Pessoas bem mais preparadas do que eu.

      Lhe indico especialmente o grupo "Vinte Oito Mais" da Igreja Betesda. Não se preoculpe com dinheiro (não lhe cobrarão nada), apenas vá lá. Se inicialmente não for por causa de si mesmo, vá pela sua filhinha de 3 aninhos.

      Jesus vai agir em sua vida, confie Nele. Pegue as páginas em branco da sua vida, assine e entregue na mão Dele.

      Se o suicídio é o que lhe resta nas mãos e você insiste em bater nesta tecla, que mal terá em arriscar ir nestes lugares procurar ajuda? Um dia a mais ou um a menos? Escolha viver mais um dia...e mais um...e assim por diante, um de cada vez. Procure o pessoal do 28 + da Betesda...relate sua angustia ao líder do grupo (Villy Fomin) e permita que ele lhe ajude...tenho certeza absoluta que irá encontrar a diretriz correta e descobrirá que vale a pena viver.

      Que Deus lhe abrace com todo o carinho. Que o olhar Dele lhe constranja, que Ele fruste todos os seus planos suicídas e que Ele martele 24 horas em sua mente a necessidade de você procurar ajuda na Betesda ou na IBAB. Que a face de Jesus se revele através do olhar da sua filhinha de 3 aninhos.

      Obs.: Você precisa ler o livro "A oração de Jó"...leia...e a libertãção virá. Comprometa-se...disponha-se...apenas de um passo...vá atrás do livro...e comece a ler!

      Excluir
  5. Não sei mais o que fazer,Toda noite começo a chorar não consigo ir na escola,quando eu Vou na escola sinto uma aflição não consigo ficar na sala de aula começo a ficar nervosa,já mudei 2vezes de escola mais não consigo ficar em nenhuma das duas,sempre volto pra mesma escola que eu estudei dessa da 5série.Me sinto muito mal,não consigo parar de chorar, não frequento mais a escola faz uma semana,já tentei me suicidar duas vezes tomando remédio,a primeira tentativa tomei 5anti_ depressivo a segunda tomei um copo cheio de dipirona,eu me corto de vez em quando com a gilete,todas as noites não consigo dormir direito pensando na escola por que não quero repetir de ano isso dói demais,é uma agonia incontrolável já procurei ajuda e nada.cansei de passar por isso é difícil meus pais não entendem me forçam ir para aquela escola cheia de lembranças ruim onde só passo desgosto sofro muito bullying isso acabou comigo me destruiu copo se fosse uma taça eu era feliz mais derrepente essa taça cai e quebra e só resta os cacos,não pero de ver vídeo no YouTube de suicídio meu Deus eu não aguento mais preciso de ajuda,já orei pedindo pra morrer.Ah e meu Nome é Gabriela tenho 16anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este tipo de situação e pensamentos suicidas não se resolve em um “estalar de dedos”. Acredito que o que você está relatando aqui é só a ponta do iceberg de toda uma situação bem mais complicada do que posso imaginar. Eu não sou psicólogo e nem psiquiatra, sou apenas um cristão escrevendo pensamentos, compartilhando experiências cristãs. Seria muita hipocrisia minha, diante do meu despreparo, achar que poderia solucionar uma situação como esta em um artigo ou comentário de blog. Aliás, como cada caso é um caso, acredito que não exista uma “receita de bolo” especifica para solucionar as coisas. O que posso lhe dizer são algumas coisas (genéricas) que lhe servirão como um norte para lidar com esta fase da sua vida (não entenda como um discurso motivacional...entenda como uma visão alternativa para este tipo de situações que você esta vivendo):

      - Primeiro...saiba que não é só você que lida com este tipo de situação. Você pode se sentir sozinha neste contexto (é totalmente compreensível), mas vale a pena pensar (e creio que isso ajuda muito) que milhares de pessoas enfrentam situações como estas (ou até piores). O bacana é perceber que muita gente conseguiu vencer este tipo de situação. E se eles venceram, por que você não conseguirá vencer? Decida parar de fugir dos problemas...e buscar solução! Enfrentar! Ninguém enfrenta isso sozinho...Deus cuida de todos...e você, por mais que se sinta sozinha, não está! Deus tudo vê...Deus está imerso na humanidade.

      - Segundo...como cristão, e dentro do contexto do bullying que você comentou, aconselho você a pensar que nós somos o que Deus diz que nós somos e não o que as pessoas dizem. Afinal de contas foi Ele quem nos criou! Quem melhor para dizer o que somos se não o nosso fabricante!?

      ...continua...

      Excluir
    2. - Terceiro...Jesus nos convida a sermos seguidores de Seus valores de vida. Ele nos diz que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao nosso próximo como Ele mesmo, Jesus, que é Deus, nos amou. Entenda que no contexto de “próximo” estão os seus pais, as pessoas que você ama, seus inimigos...enfim, como diria Jimmy Carter (ganhador do prêmio Nobel da Paz): a pessoa mais importante no mundo é a que está na sua frente! Repare que quando se diz “amar como Deus nos amou”...entra em cena atitudes como as de Lucas 6:27-37...

      "Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam,
      abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam.
      Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém lhe tirar a capa, não o impeça de tirar-lhe a túnica.
      Dê a todo o que lhe pedir, e se alguém tirar o que pertence a você, não lhe exija que o devolva.
      Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles.
      "Que mérito vocês terão, se amarem aos que os amam? Até os ‘pecadores’ amam aos que os amam.
      E que mérito terão, se fizerem o bem àqueles que são bons para com vocês? Até os ‘pecadores’ agem assim.
      E que mérito terão, se emprestarem a pessoas de quem esperam devolução? Até os ‘pecadores’ emprestam a ‘pecadores’, esperando receber devolução integral.
      Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus.
      Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso".
      "Não julguem, e vocês não serão julgados. Não condenem, e não serão condenados. Perdoem, e serão perdoados.”

      Já pensou em tomar algumas atitudes? Jejuar por estas pessoas que fazem bullying com você, acordar de madrugada para orar por eles? Pedir para que Deus dê em dobro para eles as bênçãos que Deus tem para você, ou até mesmo abrir mão de suas bênçãos para que o Pai abençoe estas pessoas, não por que você está menosprezando as bênçãos do Pai, mas por que está em processo de aprendizagem de como amar! Diga isso a Ele! E no dia a dia, diante de seus ofensores, tente tratá-los com amor quando zombarem de você...afinal de contas a verdadeira justiça está nas mãos de Deus e bem aventurados (felizes) os que tem sede de justiça, por que Deus é por eles. Quando estiverem zombando de você, por dentro o seu ego irá tentar subir uma ira ou um ódio...mas clame a Deus! Diga...Pai...tenha misericórdia de mim, pois sou tão pecadores como eles...me ajude a amá-los como Tu me amas.
      - Em quarto lugar...busque alimento espiritual...vá na igreja...converse com seu pastor...ore sem cessar...tenha um tempo a sós com Deus em oração. A verdadeira batalha que enfrentamos os nossos olhos não podem ver. A verdadeira ajuda que precisamos como seres humanos não é “auto ajuda”...mas sim “ajuda do alto”...por isso abrace os valores do Reino de Deus (estão todos descritos em Sua Palavra)...e comece a enxergar o lado “espiritual” da coisa. Ore para que a Palavra produza em você o verdadeiro resultado no qual Jesus deseja que ela produza. Procure algo na sua comunidade que você possa fazer por outras pessoas...e não se surpreenda caso você descubra que é vocacionada em ser uma morada viva do Senhor, uma agente de Sua graça...afinal de contas...todos nós somos...a diferença é que muitos ainda não sabem disso.
      ...continua...

      Excluir

    3. - Em quinto lugar...acredito que vale a pena perguntar a Deus o que Ele quer que você aprenda nesta situação que esta passando. Diga a Ele que você deseja enfrentar tudo isso ao lado Dele e assuma esta postura. Inclua seus pais...diga a eles...que você decidiu enfrentar tudo isso e que precisa do apoio deles para vencer esta batalha. Ore antes de conversar com eles...e ore muito pela vida deles. E se for procurar ajuda com um psicólogo ou psiquiatra, inclua os seus pais neste processo...se eles não lhe ajudarem procure um parente próximo ou amigo da igreja para lhe ajudar, afinal de contas a igreja é nossa segunda família.

      - Em sexto lugar....ao invés de assistir vídeos suicidas...de ficar atrás de materiais suicidas...redirecione estes esforços para conhecer mais o Deus que esta lhe buscando. Reserve tempo para ler a Bíblia Sagrada e livros (te indico “A Oração de Jó”) ...ouça louvores...e se for assistir algo na internet...assista pregações da palavra de Deus (tem da IBAB, da Chácara Primavera, da Conexão Primeira)...conteúdo bom é o que não falta. Cuidado com a internet....tenha discernimento com o que você pega na rede...peça para o Espírito Santo lhe ajudar a discernir o que é lícito e verdadeiro do que é maligno.

      - Em sétimo lugar...penso que a depressão é uma fase. Acho que todo mundo lida com isso um dia na vida. A tristeza é algo do ser humano....é legítimo um ser humano ficar triste...Deus nos criou assim...seres que podem ficar triste. A depressão é a tristeza que virou doença...mas Deus é poderoso para curar...seja através de um psicólogo, um psiquiatra...ou até mesmo da maneira mais inusitada ...afinal de contas Ele é Deus...vento que sopra onde quer. Pode parecer estranho o que vou lhe dizer...mas ajude a Deus te ajudar! Engraçado...se Ele é Deus...por que precisaria da nossa ajuda para nos ajudar!? Deus está a porta e bate....se abrirmos a porta...Ele entrara em nossas vidas....mas depende de nós abrirmos a porta...afinal de contas Ele é Deus...e não um ladrão que arromba portas ou entra por janelas...então...ore...diga Deus....seja lá o que significa este ato “abrir a porta”...eu me rendo e abro a porta do meu coração...faz morada em mim!

      Como disse....não existe uma receita de bolo exata...o que existe é a decisão de encarar a situação de frente. Decidir canalizar a energia não para pensamento suicidas, mas sim para pensamentos de vida. Decida viver...decida buscar esta vida em Jesus! Espero ter lhe dado um norte...espero que esta resposta ao seu comentário seja como uma bussola apontando para a cruz de Jesus. Que o Senhor lhe abençoe.

      Excluir
  6. Treis louvores para reflexão:
    https://www.youtube.com/watch?v=D2xwIhBZnR0
    https://www.youtube.com/watch?v=NDqYkRWnnuU
    https://www.youtube.com/watch?v=XDJePm7FdMU

    ResponderExcluir
  7. Obrigada.Amen irmão (a) agradeço pelo comentario também adimito que é vazio de Deus.Estava deixando Jesus de lado e buscando coisas materiais de vez de coisas espirituais, não posso desistir dessa prova que estou passando, por que no futuro vou precisar do meus estudos meus pais não são eternos vou ter que me sustentar sozinha algum dia.vou tentar com a força em deus retornar para escola e buscar ir mais a igreja , que eu creio em Deus que esse vazio vai ser preenchido e essa tristeza vai embora. Quando vencer esse dia vou glorificar a Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse Dostoievski...o ser humano carrega em si um vazio infinito...do tamanho de Deus. Entenda que Deus é "Ausência Presente"...Ele é Emanuel...esta imerso no nosso meio. Creia nisso...e diga para Deus: "O que podemos fazer juntos Pai?"....quem sabe Ele plante em você uma missionaria...capaz de cuidar de gente que passa pelo mesmo que você passou...Que o Senhor glorifique o seu Santo Nome em sua vida!

      Excluir
  8. Olá
    Há cerca de um ano, iniciei meu primeiro relacionamento sério. Tenho 23 anos, e me entreguei totalmente a relação. Porém, ele quebrou minha confiança no inicio. Após isso, pensei em me vingar, acabei saindo 'escondido' e passei boa parte da relação o maltratando. Com o tempo ele foi se tornando um homem agressivo, e essa minha 'saída' foi descoberta após um ano de relacionamento, e as coisas tomaram contornos diferentes. Sinto que a relação jamais será a mesma, tenho plena consciência dos erros dele, porém, não consigo me perdoa em ter me vingado. No momento isso me fez bem, mas hoje, sinto um arrependimento imenso. Isso me causa tortura. Sei que jamais será como antes meu relacionamento, e depois disso, passei a não ser mais respeitada. Ele foi meu primeiro namorado, não me vejo me relacionando com ninguém mais. Essa culpa não sai de mim. Eu não quero outra pessoa, PORÉM, sei que essa relação acabou. Já tem uns meses que não sinto mais vontade de viver, não tenho forças pra seguir. Gostaria de tirar essa angustia que me assombra, gostaria de tirar essa culpa. Gostaria de voltar ao tempo e fazer tudo diferente, mas isso é impossível. Minha vontade referente ao suicídio, é saber que nada que eu faça, ira consertar meu erro. Eu não consigo mais conviver com a dor do erro, da culpa, da raiva de mim mesmo. Eu apenas gostaria de deixar de existir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz!
      Tenho tentado tomar o máximo de cuidado com a moderação dos comentários que ocorrem nesta postagem. Suicídio é um assunto muito sério. Há uma grande responsabilidade em abordar o assunto. Como ja disse anteriormente aqui, não sou psquiatra, psicólogo e muito menos um pastor. Não me sinto capacitado para tratar assuntos tão complexos, pois para mim, aqui, aparece a ponta do iceberg. Só você e Deus sabem o quanto há do "iceberg" por baixo da água. Por esse motivo tenho tentado tomar o cuidado de não assumir o papel de um "Pastor Virtual" ou de um "Conselheiro Virtual". Não sou capacitado para isso e lidar com um simples comentário a respeito de suicídio sem levar em consideração o fato de não se conhecer uma situação como um todo, somado com a minha não formação na área pastoral, é um tamanho risco de errar. Entretanto, tenho tomado o compromisso de não deixar de responder as mensagens que as pessoas deixam aqui, principalmente a desta postagem de suicídio que, nas estatísticas do blog, ganham absurdamente em número de acessos. Dito isso e na certeza de que você esteja ciente destas limitações das minhas palavras, creio que é possivel lhe direcionar alguns pensamentos.

      Excluir
    2. Com 23 anos de idade, achamos que ja vivemos tudo o que tinhamos para viver. Mas não é bem assim. Alguém ja disse que o ser humano ideal seria aquele com corpo de 20 e mente de 70 anos. Como somos carentes de sabedoria. Infelizmente a gente só descobre que precisamos amadurecer quando lidamos de forma sincera com nossos erros. Uma vida em si é muito complexa, imagine então uma vida a 2. Viver ao lado de uma pessoa não é fácil. Quando um homem e uma mulher se unem para constituir uma família eles têm que lidar com os mais variados e complexos assuntos. A começar com o seu próprio ego, que de certa forma entra em concorrência com o ego do outro. Por isso o clichê "devemos nos nos unir com alguém em matrimônio não para que o outro nos faça feliz, mas sim para que a gente faça o outro feliz", por mais que seja uma frase feita, faz todo sentido. Para que uma união com o outro tenha sucesso, é preciso aprender a controlar os apetites do nosso ego. Jesus sabia muito bem disso. Por isso ensinou que os 2 maiores mandamentos do Pai era amar a Deus com todas as forças e entendimento sobre tudo e todos e a amar ao próximo como Ele nos amou. Muita gente acha que o segundo mandamento é "como você ama a si mesmo", mas Jesus resignificou o parâmetro do amor. Por que digo isso!? Por que o parâmetro de amor de Jesus é um nível de mais pureza do que o amor que temos por nós mesmo. Quando aprendemos a amar a Deus, aprendemos consequentemente a amar o próximo. Neste sentido a família assume um papel importante. Isso por que o matrimônio funciona como uma espécie de "universidade" para aprender a amar. Com a chegada dos filhos, inicia-se a "pós-graduação". Amar é ter que lidar tanto com o bom quanto com o ruim. Ajudar a transformar o ruim em algo bom. Sinceramente creio que Jesus é um Deus que transforma qualquer desgraça em graça. Ele já fez isso muitas vezes. Transformou o horror que fizemos com Ele na Cruz do Calvário em um ato de Salvação. Você tem em mãos a culpa de uma vingança. Tem que se perguntar e responder para si mesmo: esta culpa é resultado de um remorso ou de um arrependimento? Remorso é muito diferente de arrependimento. Deus nos convida a nos arrepender. Quando você responder isso para si mesmo, ai sim poderá ter um diálogo mais aberto com Deus.

      Excluir
    3. O ponto de partida para que a desgraça seja transformada em graça é a cruz. Nela concretizamos a nossa contrição, arrependimento e tristeza do nosso erro. Deus tem uma disposição imensurável para perdoar. Quando nós não cremos que o perdão Dele é pleno, damos lugar a culpa. A culpa é um câncer para a alma. Deus sabe muito bem disso. O Evangelho (a boa notícia) de Jesus não é uma mensagem de culpa, pelo contrário, é uma mensagem de paz, misericórdia e bondade...um Evangelho de Graça. Busque isso de toda sua alma. Jejue pelo seu relacionamento, acorde de madrugada para orar e clame a Deus para que Glorifique o Nome Dele na sua união com seu companheiro. Opte por santificar o seu relacionamento. Faça a sua parte. A parte do outro não é uma escolha sua, mas você pode ajuda-lo amando-o. Entregue nas mãos de Deus o sentimento e pensamento suicída, converse com Ele sobre isso e clame ao Espírito Santo para que tire estes pensamentos de sua mente, para que lhe esvazie de tudo, de tal forma que o espaço dentro de ti dê vazão para que Deus habite em você e lhe capacite a viver uma vida com os valores do Pai. Por fim, com relação a agressividade que você comentou, ore e tente ajuda-lo. Procurem terapia de casal, com um psicologo. Procure ajuda pastoral. Assuma este compromisso. Assuma a atitude de mudar as circunstância da vida. Um vencedor tem que se comportar como um campeão. Tem que assumir para si as atitudes de um campeão. Se quer realmente vencer, assuma esta postura. Não aceite suas circunstância. Não aceite ser oprimida pelo mal. Faça a sua parte e assuma este compromisso para no futuro não ser mais uma notícia no jornal ("Marido agressor mata companheira"), ou chegar ao ponto de ter que denunciar o mesmo para a polícia através da lei Maria da Penha.

      Jesus é um Deus poderoso, capaz de aniquilar a maldade sem precisar aniquilar o malvado. Jesus é um Deus que provê Graça. Isso tem tudo a ver com quem Ele é e não com o que somos. Indico para você:

      - Leia e faça o compromisso dos 40 dias do livro "O Desafio de Amar" e assista o filme do livro "A Prova de Fogo" (tem no youtube);
      - Leia o livro "A Oração de Jó"

      Que o Senhor Glorifique o Seu Santo Nome no Seu Relacionamento, santificando a você e seu companheiro. Que Ele governe seus pensamentos e intenções para honra e glória do Senhor Jesus.

      Excluir
    4. Ainda em tempo...

      Talvez a maneira mais coerente de resolver uma situação como esta é perguntar-se:

      Nesta situação, o que Jesus faria no seu lugar? Como Ele iria agir? Quais decisões Ele tomaria? Como Ele as tomaria? Sozinho? Conversando com o Pai?

      Converse com Ele sobre isso em suas orações!

      Graça e Paz

      Excluir